The­re­sa May, a no­va “Dama de Fer­ro” que vai li­de­rar os bri­tâ­ni­cos

Atu­al mi­nis­tra do In­te­ri­or as­su­me car­go de pri­mei­ro-mi­nis­tro ama­nhã. Pro­ces­so de saí­da do país da União Eu­ro­peia é a pri­mei­ra ta­re­fa

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA -

“Te­re­mos uma no­va pri­mei­ra-mi­nis­tra na­que­le edi­fí­cio atrás de mim na quar­ta-fei­ra à noi­te”, dis­se Ca­me­ron aos jor­na­lis­tas à por­ta da sua re­si­dên­cia ofi­ci­al em Dow­ning Stre­et, na ca­pi­tal bri­tâ­ni­ca.

O lí­der con­ser­va­dor de­mis­si­o­ná­rio acres­cen­tou que par­ti­ci­pa­rá na sua úl­ti­ma ses­são de perguntas e respostas no par­la­men­to ama­nhã, an­tes de ab­di­car do car­go pe­ran­te a rainha Isa­bel II.

The­re­sa May, uma das se­le­ci­o­na­das pe­lo gru­po par­la­men­tar do Par­ti­do Con­ser­va­dor, tor­nou-se on­tem a úni­ca can­di­da­ta à su­ces­são de Da­vid Ca­me­ron à fren­te do par­ti­do e do go­ver­no bri­tâ­ni­co, de­pois de a sua prin­ci­pal ad­ver­sá­ria, An­drea Le­ad­som, ter aban­do­na­do a cor­ri­da.

O atu­al pri­mei­ro-mi­nis­tro de­mi­tiu-se após o vo­to fa­vo­rá­vel à saí­da da UE no re­fe­ren­do, mas dis­se que fi­ca­ria à fren­te do go­ver­no até ser elei­to o seu su­ces­sor, o que iria acon­te­cer em se­tem­bro. The­re­sa May, 59 anos, foi até ago­ra mi­nis­tra do In­te­ri­or.

O ain­da pri­mei­ro-mi­nis­tro afir­mou que a sua mi­nis­tra é “for­te” e “com­pe­ten­te”, acres­cen­tan­do ser “mais do que ca­paz” pa­ra ao Rei­no Uni­do “a li­de­ran­ça” que o país pre­ci­sa. “Te­rá o meu to­tal apoio”, ga­ran­tiu Ca­me­ron.

REU­TERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.