Ca­ra­vag­gio e Hi­e­rony­mus Bos­ch bem que jus­ti­fi­cam um sal­ti­nho a Ma­drid

Ar­te. Ca­pi­tal es­pa­nho­la apre­sen­ta, até meio do mês de se­tem­bro, du­as ex­po­si­ções em dois mu­seus que são bas­tiões da ci­da­de. “V Cen­te­ná­rio de El Bos­co” e “Ca­ra­vag­gio e os Pin­to­res do Nor­te” va­lem mui­to uma vi­si­ta con­tem­pla­ti­va.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - BRUNO MARTINS

Às ve­zes, nem nos lem­bra­mos que Ma­drid fi­ca a pou­co me­nos de uma ho­ra de avião dos prin­ci­pais ae­ro­por­tos por­tu­gue­ses. Qu­em já lá es­te­ve, sa­be que não cus­ta vol­tar, nem que se­ja fu­gaz­men­te, mes­mo com o sol quen­te a ba­ter em cha­pa e a fal­ta de ven­to a dei­xar o cor­po a fer­ver. Até se­tem­bro, Ma­drid tem mais dois mui­to bons mo­ti­vos pa­ra se vi­si­tar, pa­ra lá dos man­che­gos, dos jo­se­li­tos e das cañas: du­as ex­po­si­ções de ar­te an­ti­ga, da me­lhor que o ve­lho Con­ti­nen­te tem pa­ra mos­trar.

O Mu­seu do Pra­do aco­lhe, até dia 11 de se­tem­bro, aque­la que já foi clas­si­fi­ca­da da mai­or re­tros­pe­ti­va do pin­tor ho­lan­dês Hi­e­rony­mus Bos­ch (1450-1516), um dos ar­tis­tas mais in­flu­en­tes do Re­nas­ci­men­to. “El Bos­co. La Ex­po­si­ción del V Cen­te­na­rio”, con­ta com 50 obras re­co­lhi­das em mu­seus e co­le­ções de to­do o mun­do, in­cluin­do o tríp­ti­co “Ten­ta­ções de San­to An­tão” ‘em­pres­ta­do’ pe­lo Mu­seu Na­ci­o­nal de Ar­te An­ti­ga (MNAA), em Lis­boa.

Do ou­tro la­do da rua, no Pa­seo del Pra­do, o Mu­seu Thys­sen-Bor­ne­mis­za tem pa­ten­te, até 18 de se­tem­bro, “Ca­ra­vag­gio e os Pin­to­res do Nor­te”. São 12 obras do ita­li­a­no Mi­che­lan­ge­lo Me­ri­si Ca­ra­vag­gio (1571-1610), e mais 34 pin­tu­ras de ar­tis­tas ho­lan­de­ses, bel­gas e fran­ce­ses, pa­ra qu­em a es­té­ti­ca de Ca­ra­vag­gio, mes­tre no do­mí­nio da es­cu­ri­dão e da cla­ri­da­de, te­ve uma in­fluên­cia de­ter­mi­nan­te.

“Ten­ta­ções de San­to An­tão” (em ci­ma) é o tríp­ti­co em­pres­ta­do pe­lo MNAA ao Mu­seu do Pra­do. No Thys­sen-Bor­ne­mis­za es­tá “Ra­paz Mor­di­do por um La­gar­to” .

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.