Al­te­ra­ções no cli­ma vão afe­tar as vi­nhas

Na­ci­o­nal. Es­tu­do da Uni­ver­si­da­de de Trás-os-Mon­tes e Al­to Dou­ro re­ve­la que as al­te­ra­ções cli­má­ti­cas vão al­te­rar as vi­nhas e o “ter­roir”, sen­do pro­vá­vel que a ti­pi­ci­da­de e a qu­a­li­da­de de ca­da vi­nho pos­sam vir a ser afe­ta­das e com­pro­me­ti­das

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - RAQUEL MA­DU­REI­RA

A con­clu­são é de um es­tu­do da Uni­ver­si­da­de de Trás-os-Mon­tes e Al­to Dou­ro (UTAD), on­de foi ana­li­sa­da a ade­qua­ção da vi­ti­cul­tu­ra, pro­du­ção, fe­no­lo­gia e ín­di­ces de stress hí­dri­co e de azo­to na Eu­ro­pa, pa­ra cli­mas atu­ais (1980-2005) e fu­tu­ros (2041-2070). Se­gun­do a in­ves­ti­ga­ção, as al­te­ra­ções cli­má­ti­cas pro­je­ta­das pa­ra a Eu­ro­pa “po­de­rão mo­di­fi­car o ter­roir de ca­da re­gião, in­cluin­do a qu­a­li­da­de e ti­pi­ci­da­de dos res­pe­ti­vos vi­nhos”. Em cau­sa está o au­men­to ge­ne­ra­li­za­do da tem­pe­ra­tu­ra, o que po­de­rá ter re­sul­ta­dos sig­ni­fi­ca­ti­vos nas re­giões vi­ti­vi­ní­co­las atu­ais, e per­mi­tir o apa­re­ci­men­to de no­vas re­giões vi­ti­vi­ní­co­las no Cen­tro e Nor­te da Eu­ro­pa.

RAQUEL WISE

A di­mi­nui­ção da pre­ci­pi­ta­ção no Sul da Eu­ro­pa con­du­zi­rá a uma in­ten­si­fi­ca­ção do stress hí­dri­co da vi­dei­ra, se­gun­do o es­tu­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.