“Show Hil­lary” nos EUA

EUA. Co­me­ça ho­je em Fi­la­dél­fia a con­ven­ção do par­ti­do democrata. Hil­lary Clin­ton será no­me­a­da pa­ra con­cor­rer à Ca­sa Bran­ca con­tra Do­nald Trump, sa­ben­do-se des­de já que te­rá Tim Kai­ne co­mo par­cei­ro can­di­da­to à vi­ce-pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos.

Metro Portugal (Lisbon) - - PRIMEIRA PÁGINA - MAGALHÃES AFON­SO

Con­ven­ção Democrata em Fi­la­dél­fia pa­ra en­tro­ni­zar Hil­lary Clin­ton

No discurso final da con­ven­ção re­pu­bli­ca­na, na pas­sa­da quin­ta-fei­ra, Do­nald Trump apon­tou ba­te­ri­as à sua ri­val democrata. O le­ga­do de Hil­lary Clin­ton é “mor­te, des­trui­ção, ter­ro­ris­mo e de­bi­li­da­de”, afir­mou Trump, cri­ti­can­do o pe­río­do em que es­ta es­te­ve à fren­te da di­plo­ma­cia nor­te-ame­ri­ca­na. De ime­di­a­to, veio a res­pos­ta. “So­mos me­lho­res do que is­to”, es­cre­veu Hil­lary na sua con­ta do Twitter. E na sua con­ta de Twitter, em es­pa­nhol, a as­pi­ran­te a can­di­da­ta democrata às pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas de no­vem­bro re­a­giu à in­ten­ção repetida pe­lo mi­li­o­ná­rio re­pu­bli­ca­no de cons­truir um mu­ro na fronteira com o México, ca­so se­ja elei­to pre­si­den­te dos EUA. “Sim, cons­trui­re­mos um mu­ro – en­tre ti e a pre­si­dên­cia, Do­nald Trump”, es­cre­veu Clin­ton.

É com ba­se nes­te fren­te a fren­te que ho­je co­me­ça, em Fi­la­dél­fia, a con­ven­ção do par­ti­do democrata. Hil­lary ga­nhou as pri­má­ri­as do par­ti­do, mas te­ve ainda que es­pe­rar pe­lo re­sul­ta­do da in­ves­ti­ga­ção do FBI, no cha­ma­do “email ga­te” – a uti­li­za­ção da cai­xa de correio ele­tró­ni­co pes­so­al pa­ra tra­tar cor­res­pon­dên­cia oficial – pa­ra po­der res­pi­rar de alí­vio. “Gra­ças a vo­cês, ul­tra­pas­sá­mos uma gran­de eta­pa. É a pri­mei­ra vez na His­tó­ria da nos­sa na­ção que uma mu­lher será a can­di­da­ta de um dos prin­ci­pais par­ti­dos à pre­si­dên­cia dos EUA”, afir­mou Clin­ton, de­pois de re­sol­vi­das tam­bém as cli­va­gens in­ter­nas (ver cai­xa).

Além da no­me­a­ção for­mal da can­di­da­ta à Ca­sa Bran­ca pe­lo Par­ti­do Democrata, o cer­ta­me da­rá a co­nhe­cer Tim Kai­ne, o ex-pre­si­den­te da câ­ma­ra de Ri­ch­mond (1998-2001), ex-vi­ce-go­ver­na­dor e de­pois go­ver­na­dor da Vir­gí­nia (2006-2010), ex-pre­si­den­te do par­ti­do democrata (2009-2011), e senador des­de 2013 que es­ta­rá no bo­le­tim de vo­to democrata co­mo con­cor­ren­te à vi­ce-pre­si­dên­cia.

Mas ha­ve­rá mais a acon­te­cer em Fi­la­dél­fia. Com ex­pe­ta­ti­va, são aguar­da­dos os dis­cur­sos do pre­si­den­te e pri­mei­ra-da­ma dos EUA, Ba­rack e Mi­chel­le Oba­ma, o ex- -pre­si­den­te Bill Clin­ton, e o ex-con­cor­ren­te de Hil­lary Clin­ton nas pri­má­ri­as, Ber­nie San­ders. No even­to par­ti­ci­pa­rão ainda vá­ri­as fi­gu­ras pú­bli­cas, em es­pe­ci­al do ci­ne­ma e do des­por­to.

A con­ven­ção será tam­bém “o mo­men­to pa­ra o par­ti­do se mos­trar ao pú­bli­co nor­te-ame­ri­ca­no, ao ten­tar au­men­tar o apoio pa­ra o par­ti­do, pa­ra a no­me­a­ção e pa­ra ten­tar fa­zer com o que o país sai­ba o que está a fa­zer – não ape­nas a ní­vel presidencial, mas tam­bém ao ní­vel do país, es­ta­dos e ci­da­des”, dis­se Je­an­ne Zai­no, pro­fes­so­ra de Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca em No­va Ior­que, ci­ta­da pe­la agên­cia Efe.

“É a pri­mei­ra vez na His­tó­ria da nos­sa na­ção que uma mu­lher será a can­di­da­ta de um dos prin­ci­pais par­ti­dos à pre­si­dên­cia dos EUA” Hil­lary Clin­ton

© FOTOS: REUTERS

Hil­lary Clin­ton, 68 anos, será a pri­mei­ra can­di­da­ta por um dos prin­ci­pais par­ti­dos po­lí­ti­cos dos EUA a con­cor­rer à pre­si­dên­cia do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.