O Jogo

Jesus procura repetir caçada de há 40 anos

Técnico esteve envolvido, na altura como jogador, no último ciclo leonino com três triunfos seguidos em clássicos com o FC Porto para a Liga

- RAFAEL TOUCEDO

Na altura, o leão passou mesmo as três vitórias sobre o rival, tendo chegado a quatro seguidas. JJ já venceu os dois jogos da última edição da Liga e pode igualar o ciclo se vencer os dois de 2016/17

Há 40 anos que o Sporting não consegue bater o FC Porto três vezes seguidas em jogos da Liga, série que Jorge Jesus tem na mira para o clássico de domingo, após ter somado triunfos nos confrontos da época passada (2-0 em Alvalade e 3-1 no Dragão). O ciclo de referência decorreu de janeiro de 1975 a outubro de 1976 eéb em provável que esteja de alguma forma na cabeça do técnico, visto que, então no papel de jogador, era membro do plantel sportingui­sta e até esteve no banco de suplentes num desses encontros – 1975/76 foi a única época de JJ como futebolist­a profission­al no Sporting, cuja camisola vestiu em 16 ocasiões, tendo apontado quatro golos.

Curiosamen­te, a série em questão foi além das três vitórias, tendo mesmo chegado aos quatro jogos para a Liga com triunfos leoninos consecutiv­os. Começou em 1974/75 (2-1, com Jorge Jesus emprestado pelos leões ao Olhanense), seguiramse os dois desafios de 1975/76 (3-2, com JJ no banco de suplentes, nas Antas, e 5-1, em Alvalade ) eterminoue­m 1976/77 (3-0, em época já sem Jesus no Sporting, então à procura da afirmação no Belenenses).

Quando os verdes e brancos acumularam o terceiro êxito seguido sobre os azuis e brancos no campeonato, a 22 de fevereiro de 1976, Jesus tinha 21 anos... e Nuno Espírito Santo, atual técnico do FC Porto, tinha apenas dois anos e 28 dias!

Se o Sporting vencer no domingo o FC Porto em Alvalade, na terceira jornada da Liga 2016/17, Jesus voltará a fazer o leão rugir três vezes seguidas na prova contra o rival e igualará um registo com 40 anos, mantendo flamejante a possibilid­ade de, na época em curso, chegar à quarta vitória sobre os dragões (à 20.ª jornada, no Estádio do Dragão).

Praticamen­te desde que foi eleito presidente do Sporting, em março de 2013, Bruno de Carvalho tem referido que cresceu numa fase dourada do clube, que então era conhecido como “crónico” vencedor das provas nacionais. “O Sporting quer voltar a assumir-se como crónico no futebol. Essa é a nossa missão: defender os interesses do Sporting e combater o estado anémico e resignado em que se encontrava. O Sporting tem um défice de glória, perdeu décadas para os rivais e respeito para o mundo do futebol”, disse recentemen­te o líder leonino. A contrataçã­o de Jorge Jesus para treinador do clube foi um golpe de mercado para ressuscita­r o leão nesse rumo e os leões, com duas vitórias seguidas frente a FC Porto na Liga até ao momento, colhem frutos do trabalho.

 ??  ?? Longínquo:
em quando o Sporting “meteu” a terceira,
Santo tinha dois anos fevereiro de 1976, Nuno Espírito
Longínquo: em quando o Sporting “meteu” a terceira, Santo tinha dois anos fevereiro de 1976, Nuno Espírito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal