O Jogo

JESUS PARA O QUE NUNCA FOI FEITO

Técnico e Sporting nunca venceram na Alemanha, onde agora impera vencer para seguir em frente na prova

- RAFAEL TOUCEDO

Nos seis anos a orientar o Benfica o agora técnico leonino só na Liga Europa triunfou em solo germânico. Primeiro, o presidente Bruno de Carvalho e, depois, JJ assumiram que o objetivo eram os “oitavos”

O confronto caseiro com o Dortmund era decisivo para o Sporting se colocar em vantagem sobre os alemães na luta pelas duas vagas de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões,eaderrotac­onsentida em Alvalade deixou os leões e o técnico Jorge Jesus a necessitar­em de contrariar a tendência de não vencer na Alemanha, na prova em questão. Nem Sporting nem o técnico, contabiliz­ando também as seis épocas deste à frente do Benfica, conseguira­m ganhar naChampion­semsologer­mânico, feito inédito que agora urge conseguir para manter a esperança de passagem aos oitavos de final, o objetivo assumido por presidente e treinador no arranque da época.

“O objetivo é fazer melhor do que em 2015/16. Fazer melhor é ser campeão, ganhar a Taça de Portugal e fazer uma Liga dos Campeões interessan­te, que é passar a fase de grupos – seria extremamen­te empolgante, depois tudo é possível”, disse Bruno de Carvalho a 11 de agosto, num discurso ambicioso no qual Jorge Jesus alinhou menos de um mês depois, a 5 de setembro: “O objetivo número um é passar a fase de grupos. Depois disso... tudo é possível. Já que não tive sorte no sorteio da fase de grupos, pode ser que tenha depois, nos oitavos de final. Vamos tentar que o Sporting saia no meio deste grupo em alta e que mostre o seu valor.”

Apesar de os nove pontos em disputa poderem cair para qualquer lado, todos sabem o quão difícil é contrariar o favoritism­o do campeão europeu, Real Madrid, e do Borússia Dortmund. Mesmo conseguind­o o tal feito inédito de vencer na Champions na Alemanha, o Sporting teria obrigatori­amente de vencer fora o Légia Varsóvia, roubar pontos ao Real Madrid e esperar que merengues e Dortmund tropecem. A três jornadas para o fim da fase de grupos várias combinaçõe­s podem suceder... e o Sporting continua a depender de si próprio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal