· 90º Con­gres­so da So­ci­e­da­de Es­pa­nho­la de Of­tal­mo­lo­gia

OftalPro - - PRIMEIRA PÁGINA -

A jovem mé­di­ca oftalmologista Teresa Pai­nhas viu o seu tra­ba­lho re­co­nhe­ci­do na al­tu­ra do 90º Con­gres­so da So­ci­e­da­de Es­pa­nho­la de Of­tal­mo­lo­gia, even­to que de­cor­reu en­tre os di­as 1 e 4 de ou­tu­bro de 2014, em Bil­bao.

“Um olho do­en­te num cor­po do­en­te: o di­ag­nós­ti­co of­tal­mo­ló­gi­co co­mo pon­to de par­ti­da pa­ra uma pa­to­lo­gia sis­té­mi­ca gra­ve” é o tí­tu­lo do tra­ba­lho apre­sen­ta­do por Teresa Pai­nhas a 3 de ou­tu­bro, no 90º Con­gres­so da So­ci­e­da­de Es­pa­nho­la de Of­tal­mo­lo­gia. De­sen­vol­vi­do pe­las mé­di­cas of­tal­mo­lo­gis­tas Teresa Pai­nhas e Isa­bel Lo­pes-Car­do­so - sen­do que es­ta foi a res­pon­sá­vel pe­la ori­en­ta­ção do do­en­te na con­sul­ta, no Cen­tro Hos­pi­ta­lar de En­tre o Douro e Vou­ga -, o tra­ba­lho foi ex­pos­to co­mo comunicação oral, na ses­são de “Jo­vens Of­tal­mo­lo­gis­tas”, e ar­re­ca­dou o pri­mei­ro pré­mio em exé­cuo com “Neu­ri­tis óp­ti­ca bi­la­te­ral en pa­ci­en­te VIH: po­si­ble aso­ci­a­ción con tre­po­ne­ma pal­li­dum”, en­tre 19 ca­sos clí­ni­cos apre­sen­ta­dos.

Re­su­mo do ca­so

“Tra­ta-se de um ca­so de um do­en­te com 70 anos com glau­co­ma de ân­gu­lo aber­to as­si­mé­tri­co, em se­gui­men­to há 10 anos no nos­so ser­vi­ço. O do­en­te não apre­sen­ta­va ne­nhum si­nal de glau­co­ma se­cun­dá­rio, mas co­me­çou a mos­trar pro­gres­são da le­são glau­co­ma­to­sa com al­te­ra­ções pe­ri­mé­tri­cas à es­quer­da nos úl­ti­mos dois anos, ape­sar de cli­ni­ca­men­te apre­sen­tar pres­são in­tra­o­cu­lar controlada com tra­ta­men­to mé­di­co. Foi re­a­li­za­do eco-dop­pler re­tro­bul­bar (pe­la mé­di­ca oftalmologista Isa­bel Lo­pes-Car­do­so), que de­mons­trou au­men­to do ín­di­ce de re­sis­tên­cia bi­la­te­ral­men­te e, mais ain­da, uma as­si­me­tria nas ve­lo­ci­da­des da ar­té­ria of­tál­mi­ca do OE com­pa­ra­ti­va­men­te ao OD. Is­to mo­ti­vou a ori­en­ta­ção pa­ra re­a­li­za­ção de eco-dop­pler ca­ro­tí­deo, que re­ve­lou uma es­te­no­se he­mo­di­na­mi­ca­men­te sig­ni­fi­ca­ti­va na ar­té­ria ca­ró­ti­da di­rei­ta, sur­pre­en­den­te­men­te con­tra­la­te­ral ao olho com glau­co­ma avan­ça­do. In­ter­pre­ta­mos es­te fac­to, co­mo uma si­tu­a­ção de rou­bo san­guí­neo da ar­té­ria ca­ró­ti­da di­rei­ta, pa­ra equa­li­za­ção do flu­xo ce­re­bral, atra­vés do po­lí­go­no de Wil­lis, com possíveis con­sequên­ci­as nu­ma re­du­ção de flu­xo na ar­té­ria of­tál­mi­ca es­quer­da, sen­do a pos­sí­vel cau­sa de pro­gres­são de glau­co­ma no OE. A fa­vor des­ta hi­pó­te­se, te­mos a me­lho­ria das ve­lo­ci­da­des na ar­té­ria of­tál­mi­ca após a re­a­li­za­ção da en­dar­te­rec­to­mia ca­ro­tí­dea e uma dis­cre­ta me­lho­ria no exa­me pe­ri­mé­tri­co do OE, tra­du­zin­do que a le­são das cé­lu­las gan­gli­o­na­res ain­da era em par­te re­ver­sí­vel. O in­te­res­se do ca­so clí­ni­co foi a de­te­ção de uma pa­to­lo­gia sis­té­mi­ca com mor­bi­li­da­de e mor­ta­li­da­de as­si­na­lá­vel, ten­do co­mo par­ti­da o exa­me of­tal­mo­ló­gi­co. Es­te do­en­te ti­nha já quei­xas de in­su­fi­ci­ên­cia vas­cu­lar ce­re­bral que não con­tou no âm­bi­to das vá­ri­as con­sul­tas de Of­tal­mo­lo­gia e que re­fe­riu ape­nas de­pois de re­a­li­za­da a ci­rur­gia ca­ro­tí­dea, quan­do quis ex­pri­mir a Isa­bel Lo­pes-Car­do­so o pro­fun­do agra­de­ci­men­to pe­lo me­lho­ria sin­to­má­ti­ca e me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da con­se­gui­das”.

Isa­bel Lo­pes-Car­do­so e Teresa Pai­nhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.