1ª Reu­nião de Re­ti­na CUF Por­to

OftalPro - - PRIMEIRA PÁGINA -

Fa­lá­mos com as mé­di­cas of­tal­mo­lo­gis­tas Ân­ge­la Car­nei­ro e An­ge­li­na Mei­re­les a pro­pó­si­to da 1ª Reu­nião de Re­ti­na CUF Por­to, even­to que de­cor­reu em ja­nei­ro na Fun­da­ção de Ser­ral­ves.

Ae­qui­pa da Ibe­rof­tal, em con­jun­to com a CUF Por­to, or­ga­ni­zou no dia 16 de ja­nei­ro a 1ª Reu­nião de Re­ti­na, even­to que de­cor­reu no Au­di­tó­rio da Fun­da­ção de Ser­ral­ves. O prin­ci­pal ob­je­ti­vo des­te even­to foi “fa­zer uma re­fle­xão te­má­ti­ca so­bre o di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to das prin­ci­pais pa­to­lo­gi­as re­ti­ni­a­nas, pois a re­ti­na re­ves­te-se de im­por­tân­cia par­ti­cu­lar, da­do se­rem as pa­to­lo­gi­as re­ti­ni­a­nas res­pon­sá­veis pe­lo mai­or nú­me­ro de

ca­sos de per­da vi­su­al ir­re­ver­sí­vel nos paí­ses oci­den­tais, en­tre os quais se con­ta Por­tu­gal”. As mé­di­cas of­tal­mo­lo­gis­tas res­pon­sá­veis pe­la or­ga­ni­za­ção des­ta pri­mei­ra edi­ção, Ân­ge­la Car­nei­ro e An­ge­li­na Mei­re­les, acres­cen­ta­ram à nossa re­vis­ta que a Reu­nião foi um su­ces­so. “Reu­ni­mos um gru­po di­ver­si­fi­ca­do de es­pe­ci­a­lis­tas com re­pre­sen­ta­ção dos cen­tros of­tal­mo­ló­gi­cos mais im­por­tan­tes a ní­vel ibé­ri­co e com uma au­di­ên­cia ex­ten­sa de pes­so­as com in­te­res­se na área da saú­de ocu­lar”. Em dis­cus­são, es­ti­ve­ram os prin­ci­pais te­mas li­ga­dos à re­ti­na, des­de as ano­ma­li­as da in­ter­fa­ce ví­tre­or­re­ti­ni­a­na, os ede­mas ma­cu­la­res, a re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca e as ne­o­vas­cu­la­ri­za­ções co­roi­dei­as, en­tre ou­tros. Quan­to ao pro­gra­ma, as res­pon­sá­veis não des­ta­ca­ram na­da em par­ti­cu­lar, pois “to­dos os te­mas fo­ram igual­men­te im­por­tan­tes, per­ti­nen­tes e os pa­les­tran­tes com ele­va­do ní­vel ci­en­tí­fi­co”. Ân­ge­la Car­nei­ro e An­ge­li­na Mei­re­les dis­se­ram-nos ain­da que “é na re­ti­na que se lo­ca­li­zam as cé­lu­las (fo­tor­re­ce­to­res) ca­pa­zes de trans­for­ma­rem a luz num im­pul­so que, trans­mi­ti­do ao sis­te­ma ner­vo­so cen­tral, nos per­mi­te ver os ob­je­tos. Se hou­ver uma le­são des­tas cé­lu­las, há uma per­da vi­su­al gra­ve e ir­re­ver­sí­vel. Es­tas cé­lu­las são cé­lu­las ner­vo­sas e por­tan­to in­subs­ti­tuí­veis, lo­go é uma área no­bre de to­do o nos­so sis­te­ma vi­su­al. Es­ta reu­nião pro­por­ci­o­nou um ‘up­da­te’ com re­fle­xão e de­ba­te so­bre os no­vos avan­ços na área do di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to da pa­to­lo­gia re­ti­ni­a­na, con­tan­do com um le­que de dis­tin­tos pa­les­tran­tes a ní­vel ibé­ri­co”.

Eli­se­te Bran­dão

Luís Men­don­ça, Ma­nu­el Fal­cão e La­ra Qu­ei­rós

Na­tá­lia Fer­rei­ra

Ber­nar­de­te Pes­soa

An­tó­nio Sam­paio

Ma­nu­el Fal­cão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.