Re­por­ta­gem: VIII Co­ló­quio de Op­to­me­tria da UBI

Opticapro - - Sumário -

De 25 a 27 de abril de­cor­reu na Fa­cul­da­de de Ci­ên­ci­as da Saú­de da Uni­ver­si­da­de da Bei­ra In­te­ri­or (UBI) o VIII Co­ló­quio de Op­to­me­tria, or­ga­ni­za­do to­dos os anos pe­lo Nú­cleo de Es­tu­dan­tes de Op­to­me­tria da UBI (NEOUBI). É, as­sim, um even­to de jo­vens pa­ra jo­vens, com vá­ri­os ‘workshops’, pa­les­tras in­te­res­san­tes, co­mu­ni­ca­ções li­vres e uma ex­po­si­ção. Hou­ve ain­da es­pa­ço pa­ra um mo­men­to mais so­ci­al, as fes­tas à noi­te. O gran­de fo­co do Co­ló­quio foi a for­ma­ção. Lo­go na ma­nhã do dia 25, os par­ti­ci­pan­tes pu­de­ram aten­der ao pri­mei­ro ‘workshop' do even­to, de­no­mi­na­do “Su­por­te Bá­si­co de Vi­da”. Após a apre­sen­ta­ção do cer­ta­me e dos tra­ba­lhos, já na par­te da tar­de, co­me­ça­ram as ati­vi­da­des. En­tre os te­mas abor­da­dos, des­ta­cam-se “O efei­to da des­fo­ca­gem es­fé­ri­ca e as­tig­má­ti­ca na ve­lo­ci­da­de de lei­tu­ra”, por So­fia Ma­teus, “Co­lorADD, o có­di­go de co­res” pa­ra dal­tó­ni­cos (uma no­vi­da­de nes­te

Co­ló­quio), com Mi­guel Nei­va, “Len­tes de con­tac­to mul­ti­fo­cais”, em que Ti­a­go Se­me­lhe abor­dou o avan­ço des­tes pro­du­tos no sé­cu­lo XXI, “As­tig­ma­tis­mo”, por Pedro Ser­ra, e, ain­da, “Op­to­me­tria pe­diá­tri­ca”, “Len­te em hi­dro­gel” e “Com­pen­sa­ções óp­ti­cas e vi­são pe­ri­fé­ri­ca”. Jor­ge Ro­cha da Sil­va, pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Pro­fis­si­o­nais Li­cen­ci­a­dos de Op­to­me­tria (APLO), pro­ta­go­ni­zou uma ses­são so­bre a APLO, or­ga­ni­za­ção que acre­di­tou es­te Co­ló­quio. Es­te­ve tam­bém pre­sen­te An­tó­nio Qu­ei­rós, di­re­tor do cur­so de Op­to­me­tria da Uni­ver­si­da­de do Mi­nho. Qu­an­to aos ‘workshops' prá­ti­cos, abor­da­ram­se as áre­as da Re­ti­no­gra­fia, To­po­gra­fia Cor­ne­al, Olho Se­co e “Co­mo cor­tar as len­tes”. Ocor­re­ram ain­da al­gu­mas apre­sen­ta­ções li­vres, opor­tu­ni­da­de pa­ra alu­nos e es­ta­giá­ri­os se da­rem a co­nhe­cer di­an­te de em­pre­sas e mar­cas de Of­tal­mo­lo­gia de re­fe­rên­cia no mer­ca­do, que mon­ta­ram ‘stand' nes­tes três di­as. Destaque pa­ra a ex­po­si­ção téc­ni­ca, que de­cor­reu ao fim do dia de sá­ba­do.

Um even­to de su­ces­so

An­dré Ma­cha­do, pre­si­den­te do NEOUBI, con­tou-nos que “es­te oi­ta­vo co­ló­quio foi um su­ces­so”. Ins­cre­ve­ram-se cer­ca de 105 pes­so­as, a mai­or par­te da UBI, mas tam­bém par­ti­ci­pa­ram jo­vens de ou­tras ins­ti­tui­ções aca­dé­mi­cas e al­guns pro­fis­si­o­nais. A ade­são das mar­cas foi ad­je­ti­va­da por An­dré Ma­cha­do co­mo “mui­to boa”. Con­tou-nos que “a or­ga­ni­za­ção con­se­guiu pre­en­cher o pro­gra­ma ci­en­tí­fi­co em ple­no”, ten­do con­vi­da­do vá­ri­os pro­fes­so­res de Op­to­me­tria da UBI e pa­les­tran­tes de fo­ra des­ta ins­ti­tui­ção, co­mo por exem­plo Mi­guel Nei­va. Jus­ti­fi­ca o su­ces­so do even­to com o “es­for­ço de equi­pa. To­dos tra­ba­lha­ram em con­jun­to, não hou­ve in­di­vi­du­a­lis­mo. É o que tor­na es­te gé­ne­ro de co­ló­qui­os in­te­res­san­te, o tra­ba­lho de equi­pa, al­go tão pa­ten­te na Op­to­me­tria”. Nes­te VIII Co­ló­quio vol­tou-se a au­men­tar a qua­li­da­de do even­to, pe­lo que é de es­pe­rar mais uma edi­ção de su­ces­so pa­ra 2015.

VIII Co­ló­quio de Op­to­me­tria

Co­mis­são de hon­ra do VIII Co­ló­quio

An­dré Ma­cha­do, pre­si­den­te da NEOUBI

Mi­guel Nei­va

So­fia Ma­teus

Área de ex­po­si­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.