CIOCV 2015,

Opticapro - - Primeira Página -

A Uni­ver­si­da­de do Mi­nho re­ce­beu, a 25 e 26 de abril, o Con­gres­so In­ter­na­ci­o­nal de Op­to­me­tria e Ci­ên­ci­as da Vi­são 2015, even­to que tem vin­do a ga­nhar des­ta­que além-fron­tei­ras, gra­ças a pro­gra­mas ci­en­tí­fi­cos de ex­ce­lên­cia e con­vi­da­dos de re­no­me na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal. A ci­da­de de Bra­ga tor­nou-se, nes­tes dois di­as, o pal­co por­tu­guês das ci­ên­ci­as da vi­são. Os do­cen­tes de Op­to­me­tria do De­par­ta­men­to de Fí­si­ca da Es­co­la de Ci­ên­ci­as da Uni­ver­si­da­de do Mi­nho (ECUM) or­ga­ni­za­ram o 12º Con­gres­so In­ter­na­ci­o­nal de Op­to­me­tria e Ci­ên­ci­as da Vi­são (CIOCV) e con­se­gui­ram

atin­gir o mai­or nú­me­ro de pes­so­as ins­cri­tas. Es­te ano, o en­con­tro reu­niu mais de meio mi­lhar de pro­fis­si­o­nais da op­to­me­tria e ou­tras ci­ên­ci­as da vi­são, mem­bros de em­pre­sas do ra­mo, es­tu­dan­tes e in­ves­ti­ga­do­res dos Es­ta­dos Unidos da Amé­ri­ca, Bra­sil, Colôm­bia, Ne­pal, Rei­no Uni­do, Es­pa­nha e Por­tu­gal. Em ci­ma da me­sa, es­ti­ve­ram te­mas re­la­ci­o­na­dos com in­ter­pre­ta­ção de exa­mes, oti­mi­za­ção das ca­pa­ci­da­des vi­su­ais, dis­tro­fi­as cor­ne­ais, en­tre ou­tros. Madalena Li­ra, a pre­si­den­te da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra des­ta edi­ção, as­su­miu que tra­ba­lha­ram “mui­to pa­ra que es­ta edi­ção pu­des­se trans­mi­tir no­vos co­nhe­ci­men­tos, for­ma­ção e in­for­ma­ção. Ela­bo­rá­mos, as­sim, um pro­gra­ma abran­gen­te e di­ver­si­fi­ca­do”.

Em des­ta­que

Madalena Li­ra afir­mou à Óp­ti­caP­ro que, de­pois da ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra, o con­gres­so apre­sen­tou uma ses­são in­ti­tu­la­da “Op­to­me­tria no Mundo”, mo­men­to em que se abor­dou e de­ba­teu a re­a­li­da­de des­ta pro­fis­são nos di­fe­ren­tes paí­ses. Ao lon­go dos dois di­as, fa­lou-se ain­da de di­ver­sos te­mas nas áre­as atu­ais mais emer­gen­tes das ci­ên­ci­as da vi­são, co­mo a vi­são e des­por­to, as dis­tro­fi­as cor­ne­ais e a in­fluên­cia dos pro­ble­mas de saú­de ge­ral na vi­são. O pro­gra­ma ci­en­tí­fi­co con­tou as­sim com es­pe­ci­a­lis­tas de vá­ri­os ra­mos de ati­vi­da­de, des­ta­can­do-se a pre­sen­ça de of­tal­mo­lo­gis­tas, es­pe­ci­a­lis­tas em me­di­ci­na in­ter­na e ge­ral e fa­mi­li­ar, psi­qui­a­tra, en­tre ou­tos. O pro­gra­ma in­cluiu, ain­da, uma ses­são de co­mu­ni­ca­ções li­vres e pós­te­res, on­de fo­ram apre­sen­ta­dos os tra­ba­lhos de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca mais re­le­van­tes re­a­li­za­dos nos di­ver­sos cen­tros de in­ves­ti­ga­ção.

João Li­nha­res, Madalena Li­ra, Jor­ge Jor­ge, San­dra Fran­co e António Queirós

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.