Re­por­ta­gem: IX Co­ló­quio de Op­to­me­tria da UBI

A Uni­ver­si­da­de da Bei­ra In­te­ri­or or­ga­ni­zou o seu IX Co­ló­quio de Op­to­me­tria a 9 e 10 de maio. Se­gun­do a co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra, o ba­lan­ço des­ta edi­ção foi mui­to po­si­ti­vo, prin­ci­pal­men­te em re­la­ção aos te­mas apre­sen­ta­dos.

Opticapro - - Sumário -

Rafaela Co­e­lho, vi­ce-pre­si­den­te do Nú­cleo de Es­tu­dan­tes de Op­to­me­tria da Uni­ver­si­da­de da Bei­ra In­te­ri­or (NEOUBI), as­su­miu o pa­pel de pre­si­den­te da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra do IX Co­ló­quio de Op­to­me­tria des­ta ins­ti­tui­ção. Em de­cla­ra­ções à Óp­ti­caP­ro, afir­mou que o even­to des­te ano foi po­si­ti­vo. “Acho que o co­ló­quio es­ta­va bem or­ga­ni­za­do e con­ti­nha pa­les­tras mui­to in­te­res­san­tes pa­ra a nos­sa for­ma­ção”. Sob o te­ma “O pa­pel do op­to­me­tris­ta na pre­ven­ção do ris­co na saú­de pú­bli­ca”, o pro­gra­ma apre­sen­tou sub­te­mas re­la­ci­o­na­dos e con­tou com “os pa­les­tran­tes que me­lhor pu­des­sem fa­lar so­bre es­te as­sun­to. E pro­cu­rá­mos que fos­sem ora­do­res ‘re­gi­o­nais’”, con­ti­nu­ou Rafaela Co­e­lho. Nes­te sen­ti­do, fa­lou-se so­bre lis­ta de es­pe­ra pa­ra of­tal­mo­lo­gia no hos­pi­tal, len­tes of­tál­mi­cas no con­tex­to de saú­de pú­bli­ca, saú­de vi­su­al em con­tex­to es­co­lar, de­pres­são no en­ve­lhe­ci­men­to pro­vo­ca­da por DMDI ou ou­tras do­en­ças ocu­la­res, de­te­ção de am­bli­o­pia no con­tex­to de saú­de

pú­bli­ca, o op­to­me­tris­ta na pri­mei­ra li­nha de con­tac­to com pa­to­lo­gi­as ocu­la­res, op­to­me­tria co­mo com­ple­men­to à of­tal­mo­lo­gia, en­tre ou­tros te­mas. Além da com­po­nen­te ci­en­tí­fi­ca, os cer­ca de 90 par­ti­ci­pan­tes (10 pro­fis­si­o­nais e 80 es­tu­dan­tes) pre­sen­tes no co­ló­quio pu­de­ram usu­fruir de uma ati­vi­da­de ao ar li­vre, par­ti­ci­pan­do nu­ma “par­ti­da” de paint­ball. “Gos­ta­ría­mos que o Co­ló­quio de Op­to­me­tria con­ti­nu­as­se a cres­cer e que os pro­fis­si­o­nais des­sem a opor­tu­ni­da­de aos alu­nos da UBI de mos­tra­rem to­do o tra­ba­lho que fa­zem ao lon­go do ano. Só as­sim po­de­mos dar con­ti­nui­da­de a es­te even­to. Es­pe­ra­mos ter a par­ti­ci­pa­ção de mais pro­fis­si­o­nais da área no pró­xi­mo ano, na nos­sa 10ª edi­ção”, acres­cen­tou a res­pon­sá­vel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.