PC Guia

«HÁ CADA VEZ MAIOR ADESÃO POR PARTE DAS MARCAS PARA TRABALHAR COM YOUTUBERS»

A mostrar que os jogos não estão reservados apenas para o público masculino, SEA3P0 é uma das youtubers que tem vindo a criar uma das maiores comunidade­s

-

Acaminhada de Catarina Lowndes – ou SEA3P0, para quem navega pelos canais do YouTube – começou com uma tese para a universida­de. Quase seis anos depois do carregamen­to do primeiro vídeo para a plataforma da Google, a youtuber diz estar cada vez mais perto de conseguir viver exclusivam­ente disto e das parcerias resultante­s com as marcas. Em 2016, foi a Master of All Games na campanha da Worten para o Lisboa Games Week, numa colaboraçã­o que foi além dos vídeos no YouTube.

O que te levou a começar a fazer vídeos?

Quando estava a estudar Antropolog­ia Cultural, numa universida­de dos Estados Unidos, tive de escrever uma tese sobre subcultura­s e na altura escolhi o YouTube. Criei o meu canal e os primeiros vídeos foram sobre maquilhage­m. Mais tarde, voltei a fazer vídeos, mas sobre videojogos - dos quais sempre fui fã.

Quais são as tuas inspiraçõe­s, fora ou dentro do YouTube?

Sou uma grande fã do Pewdiepie. Identifico-me com o seu sentido de humor mas sobretudo respeito-o muito enquanto profission­al. Acho que representa uma nova era de entretenim­ento que é genuína e perto das pessoas. Ainda na área do YouTube, adoro as criticas sociais do Ethan e a Hila Klein, no canal H3H3. Admiro o trabalho do GaryVayner­chuk na área de Social Media & Marketing Digital, que espelha a minha ética de trabalho.

Como é que explicaste à tua família que eras youtuber? Como é que reagiram no princípio e o que é que pensam actualment­e disso?

Na minha família somos todos ‘nerds’ e artistas, por isso quando mostrei os meus vídeos eles adoraram e deram-me todo o apoio para continuar. Gosto muito de os incluir nos meus vídeos.

Qual é o teu principal objectivo em cada vídeo? Com que te preocupas sempre que estás em frente à câmara?

Em primeiro lugar, penso sempre em criar entretenim­ento. Eu quero fazer as pessoas sorrirem. Eu sou uma perfeccion­ista e por isso faço uma pesquisa intensa antes de iniciar a produção de um novo vídeo.

Como é que planeias a gravação dos teus vídeos: fazes um guião ou improvisas; e depois, segues um calendário de publicação?

Eu gosto de ter uma ideia estruturad­a, mas também deixo espaço para a criativida­de e o improviso. Tenho em conta as horas de publicação ão dos vídeos.

Já consegues viver exclusivam­ente dos lucros do YouTube e/ou das parcerias com as marcas?

Estou muito perto de conseguir independên­cia através do YouTube. Há cada vez maior adesão por or parte das marcas para trabalhar com youtubers. Por exemplo, no ano passado, tive uma excelentee colaboraçã­o com a Worten para uma ação muito criativa no Lisboa Games Week. No fim de 2016, comecei a trabalhar com a BeInfluenc­e, que temm sido uma ajuda indispensá­vel a criar uma ponte com as marcas.

Tens alguma história que te tenha marcado especialme­nte desde que és youtuber?

A minha “família” do YouTube é realmente fantástica e surpreende­m-me todos os dias com o carinho que me dedicam. Tive um Meet & Greet no Almada Fórum promovido pela NYX Cosmetics, que me encantou pela enorme adesão dos fãs. Mas a verdade é que é difícil assinalar apenas uma história – cada vez que encontro um fã, esse momento fica marcado no meu coração.

O que é que te falta conquistar? Diz-nos um objectivo não cumprido e que queiras atingir em 2017!

Quero sobretudo aumentar a frequência­ncia dos vídeos no canal. Estou também entusiasma­dada com a possibilid­ade de fazer um seminário sobre Social Media Marketing na Fábrica de Startups, para ajudar os novos empreended­ores digitais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal