Qua­tro dicas para afi­nar o Kodi

O Kodi po­de ser o seu me­lhor ami­go na ho­ra de ver fil­mes, ou­vir mú­si­ca ou “de­vo­rar” sé­ri­es. Co­lo­cá-lo a fun­ci­o­nar é re­la­ti­va­men­te fá­cil, mas há sem­pre a pos­si­bi­li­da­de de dar uns to­ques à in­ter­fa­ce.

PC Guia - - ÍNDICE - POR CÁTIA RO­CHA

1 GIRA ME­LHOR AS BIBLIOTECAS

A for­ma mais fá­cil de ge­rir aqui­lo que tem nas di­fe­ren­tes bibliotecas do Kodi – e de adi­ci­o­nar tam­bém no­vos con­teú­dos – é in­do até ao íco­ne ro­da den­ta­da e es­co­lher a op­ção ‘De­fi­ni­ções multimédia’. En­tre as di­fe­ren­tes bibliotecas, po­de es­co­lher se quer ge­rir ‘Mú­si­ca’, ‘Ví­deo’ ou ‘Ima­gens’, cli­can­do em ‘Fon­tes’. Ca­so quei­ra dei­xar a bi­bli­o­te­ca mais or­ga­ni­za­da, po­de cri­ar pas­tas, cli­can­do de­bai­xo dos fi­chei­ros que tem, em ‘adi­ci­o­nar…’. Se qui­ser ter as coi­sas bem or­ga­ni­za­das no que to­ca a no­mes, po­de usar o Fi­le Bot (fi­le­bot.net). En­quan­to es­tá na par­te da Bi­bli­o­te­ca, con­vém tam­bém dar uma lim­pe­za, prin­ci­pal­men­te quan­do ain­da apa­re­cem na lis­ta fi­chei­ros que, ou já não es­tão no dis­co, ou já têm um no­me di­fe­ren­te, por exem­plo. Para is­so, fi­que nas de­fi­ni­ções da ‘Bi­bli­o­te­ca’, cli­que no can­to es­quer­do do ecrã, on­de es­tão as pos­si­bi­li­da­des das de­fi­ni­ções – es­co­lha ‘Avan­ça­das’, para ver as op­ções de lim­pe­za. Ao cli­car em ‘Lim­par bi­bli­o­te­ca’, o Kodi vai au­to­ma­ti­ca­men­te pro­cu­rar por fi­chei­ros que es­te­jam com al­gum pro­ble­ma.

2 AFINE AS IN­FOR­MA­ÇÕES DA BI­BLI­O­TE­CA DE MÚ­SI­CA

Tem um ál­bum que é mais “obs­cu­ro” e pas­sou ao la­do na par­te da iden­ti­fi­ca­ção? Vá até às de­fi­ni­ções e de­pois ‘De­fi­ni­ções multimédia’, es­co­lhen­do de­pois ‘Mú­si­ca’. Den­tro des­se me­nu, vá até à par­te ‘Co­le­ção’. É lá que vai en­con­trar mais op­ções para os ser­vi­ços de in­for­ma­ções de ál­bum e ar­tis­tas. Se não es­ti­ver sa­tis­fei­to, po­de cli­car em ‘Ser­vi­ço pa­drão para in­for­ma­ções de ál­bum’ e em ‘Ob­ter mais’ na no­va ja­ne­la que sur­ge. As­sim po­de es­co­lher a op­ção que lhe ape­te­cer. Tam­bém po­de ac­ti­var a op­ção ‘Pre­fe­rir in­for­ma­ção on­li­ne’, des­li­zan­do o sli­der para on.

3 MUDE A SKIN DO KODI

Por de­fei­to, o Kodi vai mos­trar-lhe a skin Es­tu­ary, que é ami­ga dos ecrãs de mai­o­res di­men­sões. No en­tan­to, se es­tá num dis­po­si­ti­vo com tou­chs­cre­en, po­de mu­dar para a Es­tou­chy, que é op­ti­mi­za­da para dis­po­si­ti­vos com touch, em­bo­ra se­ja mui­to se­me­lhan­te à Es­tu­ary. Po­de al­te­rar o te­ma nas ‘De­fi­ni­ções de in­ter­fa­ce’ e de­pois em ‘Te­ma’. Ca­so quei­ra ou­tro te­ma, po­de cli­car em ‘Ob­ter mais’ para pro­cu­rar on­li­ne.

4 CONFIGURE OS ATALHOS DE TE­CLA­DO

Dá jei­to re­cor­dar-se sem­pre dos atalhos do Kodi – afi­nal, fa­ci­li­ta a vi­da sa­ber co­mo co­lo­car al­go em pau­sa mais de­pres­sa ou avan­çar ou re­cu­ar li­gei­ra­men­te. Em­bo­ra os atalhos de te­cla­do co­mo ‘\’ para al­ter­nar en­tre full scre­en ou mo­do de ja­ne­la já se­ja qua­se au­to­má­ti­co ou o ‘R’ ou ‘F’ para re­cu­ar e avan­çar, res­pec­ti­va­men­te, há quem não en­con­tre ló­gi­ca nes­tes atalhos. Para os al­te­rar, po­de, a par­tir do me­nu ini­ci­al, ir até ‘Add-ons’, ‘Pro­gra­mas - add-ons’ e de­pois pro­cu­rar por Key­map Edi­tor. Cli­que em ‘Ins­ta­lar’ para adi­ci­o­nar o add-on e de­pois cli­que em ‘Edi­tar’ para de­fi­nir os seus pró­pri­os atalhos, da for­ma de que mais gos­tar.

4

2

3

1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.