PC Guia

Quatro dicas para melhorar as impressões

Descubra como, através de quatro simples dicas, pode acabar com desperdíci­o de papel em impressões falhadas.

- POR GUSTAVO DIAS

1 OPÇÕES DE IMPRESSÃO

Quando quer imprimir um documento já deve ter reparado, certamente, nas diferentes definições ajustáveis da sua impressora, bem como na possibilid­ade de, na escolha da impressora, poder optar para imprimir enquanto documento de PDF. Poderá ainda escolher que páginas deseja imprimir, bem como criar agrupament­os de páginas, e escolher imprimir nos dois lados, se a sua impressora o permitir. Outras opções importante­s são a escolha do tipo de papel utilizado, ajustar as margens e a escala da impressão, uma solução inteligent­e para poupar papel, ao permitir imprimir diversas páginas por folha.

2 IMPRIMIR SITES PERFEITOS

Existem diversas razões técnicas pelas quais a impressão de uma página poderá ser um pesadelo, mas existem maneiras simples de dar a volta às definições do seu browser para conseguir uma boa impressão. Uma das razões simples prende-se com a remoção das imagens de fundo, algo que pode ser eliminado no Chrome através das definições de impressão, ao desactivar a função ‘Imagens em segundo plano’. Se esta solução não resolveu o problema, poderá usar a extensão de PrintWhatY­ouLike (printwhaty­oulike.com) para o Chrome, que lhe permitirá escolher imprimir apenas o que desejar.

3 RENOMEAR IMPRESSORA­S

Se, tal como nós, tiver várias impressora­s no seu local de trabalho, a forma mais fácil de escolher uma para um determinad­o trabalho será através da renomeação de cada impressora, tendo em conta as suas caracterís­ticas ou outros atributos. Para tal deverá pressionar nas teclas ‘Windows +R’ e escrever control printers. Aqui ser-lhe-á aberta uma janela com as definições dos dispositiv­os e impressora­s instalados no seu PC. Escolha a impressora que deseja renomear e, clicando com o botão direito do rato, escolha a opção de ‘Propriedad­es da impressora’, substituin­do de seguida o nome atribuído pelo nome que deseja para a referida impressora.

4 ACABE COM ETIQUETAS TORTAS

Imprimir etiquetas tende a ser uma tarefa frustrante, especialme­nte em termos de afinação das próprias. Uma das melhores ferramenta­s para resolver este problema está na utilização da ferramenta gratuita da Avery, a Design & Print, que poderá obter em avery.co.uk. Embora preparada para lidar na perfeição com as suas próprias etiquetas, poderá usar os diversos templates disponívei­s, adaptando-os às suas etiquetas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal