PC Guia

DESINFECÇíO A FUNDO

Acabou por abrir um ficheiro ou clicar num link que veio num e-mail desconheci­do, ou nota que o computador tem estado com um comportame­nto estranho? Está na altura de lhe fazer uma limpeza profunda e eliminar todo o malware presente.

-

Existem inúmeras formas de limpar todo o malware presente no seu computador, mas esta é aquela que acreditamo­s ser a mais eficaz, pela simples razão de permitir a pesquisa e limpeza de ficheiros que habitualme­nte estão protegidos por estarem a ser utilizados pelo sistema. Para ser bem-sucedido neste procedimen­to, deverá utilizar um segundo computador, que pode ser tanto de secretária como portátil, desde que disponha de cabos adaptadore­s ou uma caixa externa de forma a permitir ligar o seu disco rígido (ou SSD) no computador secundário­s.

1 REMOVER O DISCO

O primeiro procedimen­to será sempre desligar o computador da corrente, sendo recomendáv­el que desligue toda a cablagem durante o processo. Abra o painel lateral da sua caixa de computador e remova o seu disco rígido (ou SSD) do respectivo local onde se encontra armazenado. Se estiver a usar um computador portátil, o mais habitual é que o disco esteja acessível através de uma tampa que pode ser removida na parte inferior do mesmo. Habitualme­nte o disco estará colocado numa espécie de gaveta para permitir o encaixe nos contactos da interface SATA.

2 PROTEGER COMPUTADOR SECUNDÁRIO

Antes de ligar o seu disco no computador secundário, deverá garantir que o mesmo está devidament­e protegido. Para tal recomendam­os que instale um bom sistema anti-malware, seja gratuito ou pago, bem como o MalwareByt­es e o AdwCleaner. Certifique-se de que todas as soluções instaladas estão devidament­e actualizad­as, e desligue o computador da sua rede doméstica, para evitar possíveis problemas.

3 LIGAR O DISCO

Para ligar o seu disco ao novo computador, deverá utilizar as já referidas caixas para discos externos,externos ou cabos adaptadore­sadaptador­es, ambas soluções facilmente encontrada­s à venda nas principais lojas de informátic­a do país, por um valor bastante acessível. Poderá ainda, se se sentir à vontade, de instalar o disco no interior do computador secundário, se o mesmo for do tipo Desktop. Independen­temente da solução encontrada, garanta que a interface de ligação do disco, que será certamente do tipo SATA, correspond­e à caixa ou adaptadore­s desejados.

4 LIMPEZA

Depois de ligar o disco ao computador, aceda ao seu sistema operativo e inicie o processo de limpeza, usando o software anti-malware instalado e devidament­e actualizad­o. Remova todas as ameaças encontrada­s. Após terminar esta limpeza, prossiga para a pesquisa completa e respectiva limpeza de todas as ameaças encontrada­s no MalwareByt­es e posteriorm­ente pelo AdwCleaner.

5 CÓPIA DE SEGURANÇA

Aproveitan­do que tem o disco devidament­e limpo, faça uma cópia de segurança dos seus ficheiros pessoais, para o caso da sua instalação do sistema operativo tenha ficado irremediav­elmente danificada e não funcione após reinstalar o disco no computador de origem.

6 REGRESSO À ORIGEM

Terminando o processo de limpeza, volte a colocar o disco no computador de origem. Concluído esse passo, está na altura de ligar o computador e verificar se tudo se encontra bem. Caso afirmativo, o seu sistema operativo irá abrir normalment­e, como se nada de mal tivesse ocorrido. Se o arranque falhar, tente aceder ao mesmo a partir do modo de segurança ou use a função de Restauro de Sistema, de forma a usar um ponto de restauro gravado no seu PC para restaurar a instalação do Windows. Em último caso, poderá repor o seu PC ou reinstalar o sistema operativo, uma vez que realizou uma cópia de segurança dos seus ficheiros pessoais no computador secundário.

7 PROTEJA-SE

Para evitar passar por toda esta situação novamente, proteja-se de forma adequada. Instale uma protecção anti-malware completa, que permita uma protecção em tempo real e que seja de confiança e constantem­ente actualizad­a. Por fim utilize essa protecção para pesquisar novamente os seus dados pessoais, que poderão ser finalmente repostos no seu computador principal. Aproveite e crie uma solução de cópia de segurança automática para esses dados.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal