Men­ta­lis­tas Ar­ti­fi­ci­ais

PC Guia - - ON - ALEX GAMELA Twit­ter: @alex­ga­me­la

Um gru­po de ci­en­tis­tas ja­po­ne­ses de­sen­vol­veu uma re­de neu­ral que con­se­gue ler os nos­sos pen­sa­men­tos. An­tes que co­me­cem a ati­rar os vos­sos dis­po­si­ti­vos ele­tró­ni­cos pe­la ja­ne­la fo­ra, não é bem “ler”, é mais ver. Não me­lho­rou mui­to, mas va­mos ana­li­sar a si­tu­a­ção com cal­ma.

O que os ci­en­tis­tas con­se­gui­ram foi fa­zer com que uma in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al (IA) con­se­guis­se re­pro­du­zir pa­drões na­tu­rais (co­mo ima­gens de pás­sa­ros) ou ar­ti­fi­ci­ais (for­mas ge­o­mé­tri­cas ou le­tras) ba­se­an­do-se na des­co­di­fi­ca­ção da ac­ti­vi­da­de vi­su­al cor­ti­cal. Tro­ca­do por miú­dos, uma ima­gem é pro­ces­sa­da no cé­re­bro, ge­ran­do um si­nal que é tra­du­zi­do pe­la IA num mon­te de man­chas que se as­se­me­lham ao que foi vis­to. Por ve­zes pa­re­cem mais bor­rões de Rors­cha­ch, mas há re­sul­ta­dos im­pres­si­o­nan­tes.

Jun­tem es­sa aná­li­se ao arquivo gi­gan­tes­co que aju­dá­mos os al­go­rit­mos a cri­ar com a In­ter­net e, em bre­ve, se­rá pro­vá­vel que ha­jam ima­gens em al­ta re­so­lu­ção ge­ra­das por com­pu­ta­dor do que es­tá à fren­te dos nos­sos olhos. Ou uma reprodução bas­tan­te fi­el dis­so.

Por­tan­to, não lêem pen­sa­men­tos, ape­nas re­cri­am o que ve­mos. Po­dem fi­car me­nos ner­vo­sos.

E ser­ve pa­ra quê? Pa­ra fa­zer má­qui­nas iguais às do Até ao Fim do Mun­do e do Stran­ge Days (eu re­fi­ro mui­to es­tes fil­mes por­que são mui­to bons): pa­ra gra­var me­mó­ri­as e pas­sá-las a ou­tros, pa­ra gra­var so­nhos. O po­lí­gra­fo pa­re­ce uma di­ver­são de fei­ra ao pé dis­to. Pa­ra re­cri­ar o que ape­nas exis­te na nos­sa ima­gi­na­ção, o que não é ne­ces­sa­ri­a­men­te bom.

A par­te vi­su­al já es­tá; a se­guir vi­rão os res­tan­tes pro­ces­sos cog­ni­ti­vos e de ra­ci­o­cí­nio. De­pois, co­mo em Al­te­red Car­bon, po­de­re­mos guar­dar a cons­ci­ên­cia. No fim, se­rá a má­qui­na e não um sa­cer­do­te a pro­var que te­mos uma al­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.