OP­TI­MI­ZAR AS DE­FI­NI­ÇÕES DA ME­MÓ­RIA

PC Guia - - BOOT -

Se ti­ver um SSD ou bas­tan­te me­mó­ria no com­pu­ta­dor (pe­lo me­nos 4 GB) as su­ges­tões se­guin­tes não vão ter mui­to im­pac­to no sis­te­ma. Con­tu­do, se ti­ver 2 GB ou me­nos, e ti­ver uma ver­são de 32-bit do Win­dows num dis­co rí­gi­do, va­mos ter melhorias de no­ta.

Pa­ra es­ta par­te do guia vai pre­ci­sar de uma pen USB com pe­los me­nos 4 GB pa­ra ti­rar par­ti­do da fun­ci­o­na­li­da­de Re­ady Bo­ost. O sis­te­ma de­ve iden­ti­fi­car de ime­di­a­to es­ta dri­ve quan­do a li­ga ao PC e su­ge­rir o seu uso pa­ra es­te re­cur­so. Se is­to não acon­te­cer, abra o Explorador de Fi­chei­ros, cli­que com o bo­tão di­rei­to na dri­ve USB que li­gou e, nas ‘Pro­pri­e­da­des’, en­tre no se­pa­ra­dor ‘Re­ady Bo­ost’. O se­gun­do twe­ak obri­ga a que o seu com­pu­ta­dor te­nha dois dis­cos rígidos e ne­nhum de­les po­de ser SSD e vai per­mi­tir que mo­va o fi­chei­ro de pa­gi­na­ção (que o Win­dows usa pa­ra a me­mó­ria vir­tu­al) pa­ra ou­tro dis­co, pa­ra dar um “em­pur­rão­zi­nho” ao de­sem­pe­nho do com­pu­ta­dor. No me­nu ‘Ini­ci­ar’ escreva de­sem­pe­nho e es­co­lha ‘Ajus­tar o as­pec­to e o de­sem­pe­nho do Win­dows’. Aqui, en­tre em ‘Avan­ça­das’, cli­que em ‘Al­te­rar’ na par­te ‘Me­mó­ria vir­tu­al’, de­sac­ti­ve a op­ção ‘Ge­rir au­to­ma­ti­ca­men­te ta­ma­nho de fi­chei­ro…’ e se­lec­ci­o­ne o dis­co on­de tem o Win­dows ins­ta­la­do, que de­ve­rá ser o C. De­pois, es­co­lha ‘Ta­ma­nho per­so­na­li­za­do’ e de­fi­na um va­lor de 800 nas cai­xas ‘Ini­ci­al’ e ‘Má­xi­mo’, an­tes de cli­car em ‘De­fi­nir’. Is­to vai ge­rar um fi­chei­ro de 800 MB que é es­sen­ci­al pa­ra que o Win­dows ini­cie. De se­gui­da, se­lec­ci­o­ne o se­gun­do dis­co (ou, se ti­ver fei­to par­ti­ções, es­co­lha a que for me­nos usa­da) e ac­ti­ve ‘Ta­ma­nho ge­ri­do pe­lo sis­te­ma’ > ‘De­fi­nir’ > ‘Ok’ (três ve­zes) e rei­ni­cie o com­pu­ta­dor. De­pois, vol­te a es­ta ja­ne­la e con­fi­ra se es­tá tu­do cor­rec­to: 800 MB na dri­ve C: e ‘Ta­ma­nho ge­ri­do pe­lo sis­te­ma’ no seu se­gun­do dis­co. Se fi­zer tu­do co­mo ex­pli­ca­mos, de­ve­rá no­tar de ime­di­a­to melhorias na ra­pi­dez e de­sem­pe­nho do sis­te do seu PC.

PA­RA TER UM COM­PU­TA­DOR MAIS RÁ­PI­DO AJU­DA A TER UM SSD. ES­TA PO­DE MUI­TO BEM SER A ÚNI­CA DES­PE­SA A TER PA­RA CON­SE­GUIR (AIN­DA) MAIS VE­LO­CI­DA­DE NA SUA MÁ­QUI­NA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.