O COM­PU­TA­DOR NÃO AR­RAN­CA?

Não con­se­gue en­trar no Win­dows? O PC nem se­quer faz bo­ot? Veja co­mo re­sol­ver os prin­ci­pais pro­ble­mas de ar­ran­que do com­pu­ta­dor.

PC Guia - - CAPA -

São pou­cas as si­tu­a­ções mais frus­tran­tes que o che­gar a ca­sa, ou ao es­cri­tó­rio, car­re­gar no bo­tão pa­ra li­gar o com­pu­ta­dor e es­te tei­mar em não ar­ran­car ou en­trar no Win­dows. O ver­da­dei­ro pro­ble­ma sur­ge quan­do não fa­ze­mos ideia do que pos­sa ter ori­gi­na­do es­te er­ro. Não de­ses­pe­re, va­mos aju­dá-lo a iden­ti­fi­car o er­ro e a re­pa­rar o seu PC.

FA­LHA DE HARD­WARE?

Ca­so não apa­re­ça qual­quer ima­gem no ecrã, o mais cer­to se­rá tra­tar-se de uma fa­lha de hard­ware. Ve­ri­fi­que se o ca­bo da cor­ren­te eléc­tri­ca da fon­te de ali­men­ta­ção es­tá bem en­cai­xa­do, bem co­mo os de li­ga­ção da pró­pria fon­te à mother­bo­ard, es­pe­ci­al­men­te o de 24 con­tac­tos ATX, que ali­men­ta es­ta pla­ca. Se pu­der, ex­pe­ri­men­te usar ou­tra fon­te de ali­men­ta­ção, pa­ra des­pis­tar es­te pro­ble­ma. Du­ran­te o ar­ran­que, to­das as mother­bo­ards fa­zem um tes­te de ve­ri­fi­ca­ção dos seus com­po­nen­tes, de­sig­na­do POST (Power-On Self Test). Es­te, quan­do fa­lha faz uma de du­as coi­sas: emi­te uma com­bi­na­ção de sons ca­rac­te­rís­ti­cos ou re­pro­duz num ecrã LED o có­di­go de er­ro. Em­bo­ra as com­bi­na­ções de sons não se­jam uni­ver­sais, po­de­rá con­sul­tar os sig­ni­fi­ca­dos em com­pu­terho­pe. com/be­ep.htm. Em mui­tos dos ca­sos, gran­de par­te dos pro­ble­mas po­de­rão es­tar re­la­ci­o­na­dos com o mau en­cai­xe de al­guns com­po­nen­tes na mother­bo­ard (co­mo me­mó­ri­as ou pla­ca grá­fi­ca), ou até mes­mo com a oxi­da­ção nos con­tac­tos. As­sim, re­co­men­da­mos que, com o com­pu­ta­dor des­li­ga­do da cor­ren­te, re­mo­va os com­po­nen­tes, limpe os con­tac­tos com um pa­no se­co ou em­be­bi­do com ál­co­ol etí­li­co (pou­co) e vol­te a en­cai­xá-los, quan­do con­fir­mar que os con­tac­tos es­tão de­vi­da­men­te se­cos. Re­pi­ta o pro­ces­so pa­ra des­li­gar e vol­tar a li­gar to­dos os ca­bos pro­ve­ni­en­tes da fon­te de ali­men­ta­ção e ga­ran­ta que es­tão de­vi­da­men­te en­cai­xa­dos. Se pos­sí­vel, ex­pe­ri­men­te subs­ti­tuir os seus com­po­nen­tes por ou­tros equi­va­len­tes, um a um, pa­ra iden­ti­fi­car qual o que es­tá da­ni­fi­ca­do, pro­ce­den­do à sua subs­ti­tui­ção se ne­ces­sá­rio.

RE­CU­PE­RAR O SIS­TE­MA

Se o pro­ble­ma do seu com­pu­ta­dor es­ti­ver as­so­ci­a­do a um blo­queio du­ran­te o ecrã de ar­ran­que do Win­dows, é fá­cil de de­ter­mi­nar que es­tá pe­ran­te um pro­ble­ma de soft­ware. Em­bo­ra se­ja uma si­tu­a­ção me­nos dis­pen­di­o­sa que a tro­ca de um com­po­nen­te, a re­a­li­da­de é que po­de­rá cau­sar pro­ble­mas mais gra­ves, prin­ci­pal­men­te aos seus da­dos. A for­ma mais sim­ples de ten­tar re­sol­ver um pro­ble­ma de ar­ran­que no Win­dows se­rá atra­vés do dis­co (ou pen USB) de ins­ta­la­ção da sua ver­são do sis­te­ma ope­ra­ti­vo ou usan­do um dis­co de re­pa­ra­ção que te­nha cri­a­do a par­tir do seu com­pu­ta­dor (quan­do ain­da fun­ci­o­na­va). Con­fi­gu­ran­do o PC pa­ra ar­ran­car a par­tir do dis­co de ins­ta­la­ção (ou re­pa­ra­ção), irá ace­der ao me­nu de es­co­lha de idi­o­ma, se­quin­do de­pois pa­ra de a op­ção de re­pa­ra­ção do seu com­pu­ta­dor. Se ain­da usar o Win­dows 7, se­rá mos­tra­do ime­di­a­ta­men­te o ecrã com to­das as op­ções de re­pa­ra­ção; ca­so te­nha o Win­dows 8, 8.1 ou 10, de­ve­rá es­co­lher a op­ção ‘Trou­blesho­ot’ e, de­pois, em ‘Ad­van­ced Op­ti­ons’ (op­ções avan­ça­das) en­con­tra­rá as di­ver­sas op­ções de re­pa­ra­ção. Aqui vai po­der ex­pe­ri­men­tar a re­cu­pe­ra­ção atra­vés de um pon­to de res­tau­ro que, co­mo o no­me in­di­ca, ve­ri­fi­ca­rá os pon­tos de res res­tau­ro cri­a­dos on­de o com­pu­ta­dor fun­ci­o­nou sem pro­ble­mas, rec re­cu­pe­ran­do to­das as de­fi­ni­ções uti­li­za­das nes­sa al­tu­ra. Po­de­rá esc es­co­lher ou­tros pon­tos de res­tau­ro, ca­so o pri­mei­ro não te­nha con con­se­gui­do re­sol­ver os pro­ble­mas de ar­ran­que. Se ti­ver cri­a­do uma ima­gem de sis­te­ma pa­ra re­cu­pe­ra­ção, po­de­rá esc es­co­lher es­sa op­ção, em­bo­ra a mes­ma im­pli­que que per­de­rá tod to­dos os da­dos usa­dos e cri­a­dos des­de que ac­ti­vou es­sa ima­gem de res­tau­ro. Os uti­li­za­do­res mais avan­ça­dos fi­ca­rão sa­tis­fei­tos po por sa­ber que po­dem ain­da ace­der à li­nha de co­man­dos, o que vai per­mi­tir re­sol­ver al­guns pro­ble­mas atra­vés da in­tro­du­ção de com co­man­dos. Pa­ra quem ti­ver Win­dows 8, 8.1 e 10 exis­te ain­da a op op­ção ‘Re­fresh and Re­set’, que per­mi­te fa­zer uma reins­ta­la­ção do sis­te­ma ope­ra­ti­vo, sem afec­tar os seus da­dos exis­ten­tes. Est Es­ta op­ção é par­ti­cu­lar­men­te útil pa­ra re­pa­rar al­guns fi­chei­ros de sis­te­ma que te­nham fi­ca­do, inex­pli­ca­vel­men­te, da­ni­fi­ca­dos. Po Por fim, se na­da dis­to re­sol­ver, ex­pe­ri­men­te usar um dis­co de rec re­cu­pe­ra­ção com fer­ra­men­tas de res­tau­ro, co­mo a co­lec­ção de fer fer­ra­men­tas da La­ze­soft, co­mo mos­tra­mos no guia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.