Repare com uma ins­ta­la­ção do Win­dows

Por ve­zes, al­guns pro­ble­mas só con­se­guem ser re­sol­vi­dos com uma reins­ta­la­ção ou re­pa­ra­ção do Win­dows. Nós di­ze­mos-lhe o que tem de fa­zer.

PC Guia - - CONTENTS - POR GUS­TA­VO DI­AS

Se o con­cei­to de uma reins­ta­la­ção o as­sus­ta, por con­si­de­rar que os seus da­dos e con­teú­dos pos­sam ser eli­mi­na­dos, fi­que a sa­ber que nem to­das as reins­ta­la­ções têm es­te re­sul­ta­do. Uma reins­ta­la­ção ou re­pa­ra­ção de ins­ta­la­ção ten­de a dei­xar, não só as apli­ca­ções ins­ta­la­das, co­mo to­dos os seus da­dos, uma vez que ape­nas os fi­chei­ros do seu sis­te­ma ope­ra­ti­vo é que são subs­ti­tuí­dos por fi­chei­ros no­vos. Es­ta so­lu­ção é par­ti­cu­lar­men­te efi­caz se o pro­ble­ma do seu Win­dows es­ti­ver re­la­ci­o­na­do com fi­chei­ros cor­rom­pi­dos. To­das as re­pa­ra­ções do Win­dows, ac­tu­al­men­te, têm um ele­men­to em co­mum: o fac­to de te­rem de ser lan­ça­das den­tro do pró­prio sis­te­ma ope­ra­ti­vo. Is­to sig­ni­fi­ca que a re­pa­ra­ção não po­de ser fei­ta a par­tir de uma uni­da­de de ar­ran­que (co­mo DVD ou pen USB), ca­so con­trá­rio, não é ga­ran­ti­da a ma­nu­ten­ção dos con­teú­dos nos seus dis­cos.

INICIE A RE­CU­PE­RA­ÇÃO

An­tes de po­der ini­ci­ar a re­pa­ra­ção do Win­dows, tem de sa­ber qual a ver­são ins­ta­la­da no com­pu­ta­dor, vis­to que, em­bo­ra se­me­lhan­tes em ter­mos de prin­cí­pio e de pro­ces­so, exis­tem di­fe­ren­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas no mes­mo. Al­go que de­ve­rá ser evi­ta­do, quer es­te­ja a usar o Win­dows 8.1 ou 10, se­rá a op­ção ‘Re­por es­te PC’ no me­nu ‘Re­cu­pe­ra­ção das De­fi­ni­ções do Win­dows’, pois em­bo­ra se­ja pos­sí­vel man­ter os seus fi­chei­ros pes­so­ais, ape­nas as apli­ca­ções ins­ta­la­das pe­la Mi­cro­soft Sto­re se­rão pre­ser­va­das – to­das as res­tan­tes se­rão eli­mi­na­das. Co­mo al­ter­na­ti­va, de­ve­rá usar a op­ção de ‘Ac­tu­a­li­za­ção’ do Win­dows, que fun­ci­o­na co­mo uma reins­ta­la­ção com­ple­ta, mas sem al­te­rar os seus fi­chei­ros e pro­gra­mas ins­ta­la­dos. Pa­ra tal, de­ve­rá des­car­re­gar a fer­ra­men­ta de ins­ta­la­ção do Win­dows com­pa­tí­vel com a ver­são ins­ta­la­da no com­pu­ta­dor. De­ve­rá, igual­men­te, ter em aten­ção à ver­são do Win­dows que irá usar pa­ra reins­ta­lar, já que es­ta de­ve­rá ser igual à ins­ta­la­da no seu PC, ou se­ja, ca­so te­nha o Win­dows 7 com o Ser­vi­ce Pack 1, de­ve­rá usar a fer­ra­men­ta de reins­ta­la­ção es­pe­cí­fi­ca pa­ra es­sa ver­são do Win­dows, ca­so con­trá­rio te­rá a tra­ba­lho­sa ta­re­fa de de­sins­ta­la­ção do Ser­vi­ce Pack 1, al­go que não re­co­men­da­mos, nem que se­ja só pe­lo tem­po de­mo­ra­do a de­sins­ta­lar e vol­tar a ins­ta­lar pos­te­ri­or­men­te. No ca­so do Win­dows 10, o pro­ces­so foi bas­tan­te sim­pli­fi­ca­do, já que a ima­gem uti­li­za­da pa­ra reins­ta­la­ção é sem­pre a mais re­cen­te e ac­tu­a­li­za­da, dis­po­ni­bi­li­za­da pe­la Mi­cro­soft. Pa­ra evi­tar per­der de­ma­si­a­do tem­po du­ran­te a reins­ta­la­ção do Win­dows, re­co­men­da­mos que fa­ça lo­go o download da ima­gem do sis­te­ma ope­ra­ti­vo, pa­ra evi­tar ter que os des­car­re­gar du­ran­te a ins­ta­la­ção, pro­ces­so es­se sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te mais lon­go..

CO­ME­ÇAR A RE­PA­RA­ÇÃO

O pro­ces­so de reins­ta­la­ção va­ria de­pen­den­do da ver­são do Win­dows ins­ta­la­da. Se uti­li­zar o Win­dows 8.1 ou 10, se­rá qu­es­ti­o­na­do so­bre o que de­se­ja man­ter, sen­do nos pri­mei­ros dois ca­sos pos­sí­vel ve­ri­fi­car co­mo tan­to as de­fi­ni­ções co­mo os fi­chei­ros pes­so­ais e as apli­ca­ções ins­ta­la­das es­tão se­le­ci­o­na­das pa­ra se­rem man­ti­das por de­fei­to, po­den­do al­te­rar es­ta si­tu­a­ção a qual­quer mo­men­to. Já no ca­so do Win­dows 10, em­bo­ra não es­te­jam es­co­lhi­dos por de­fei­to, bas­ta­rá es­co­lher a op­ção ‘Man­ter os meus fi­chei­ros’, sen­do sal­va­guar­da­das to­das as apli­ca­ções, não só as ins­ta­la­das atra­vés da Lo­ja Win­dows co­mo as ins­ta­la­das ma­nu­al­men­te. No ca­so de quem vá reins­ta­lar o Win­dows 7, não en­con­tra­rá qual­quer op­ção pa­ra gra­var os seus da­dos, sen­do-lhe da­da ape­nas a op­ção de efec­tu­ar a reins­ta­la­ção do sis­te­ma ope­ra­ti­vo. Nes­ta ins­ta­la­ção, de­ve­rá apa­re­cer a op­ção de ace­der à In­ter­net pa­ra des­car­re­gar as úl­ti­mas ac­tu­a­li­za­ções, fun­ção que re­co­men­da­mos vi­va­men­te, pa­ra ga­ran­tir que fi­ca com to­dos os up­da­tes e fa­lhas

de se­gu­ran­ça cor­ri­gi­das­cor cor­ri­gi­das até à da­ta. In­de­pen­den­te­men­te da ver­são do Win­dows que vai reins­ta­lar, pre­pa­re-se, pois, o pro­ces­so po­de­rá de­mo­rar mais de uma ho­ra até ter­mi­nar, mes­mo que uti­li­ze um pro­ces­sa­dor In­tel Co­re i9 ou AMD Ry­zen Th­re­a­drip­per. O com­pu­ta­dor de­ve­rá rei­ni­ci­ar di­ver­sas ve­zes, sen­do ne­ces­sá­ria a co­lo­ca­ção da cha­ve de pro­du­to, ca­so es­te­ja a reins­ta­lar o Win­dows 7. Pa­ra quem es­ti­ver a reins­ta­lar o Win­dows 8.1 ou 10, o pro­ces­so é bas­tan­te si­mi­lar a qual­quer ins­ta­la­ção ou ac­tu­a­li­za­ção, sen­do re­co­men­dá­vel que não es­co­lha a op­ção de de­fi­ni­ções ex­pres­so, pa­ra po­der es­co­lher to­das as de­fi­ni­ções adi­ci­o­nais de da­dos e pri­va­ci­da­de du­ran­te a ins­ta­la­ção.

PRO­BLE­MA NÃO RE­SOL­VI­DO

Se tu­do cor­rer bem, de­pois de reins­ta­lar o sis­te­ma ope­ra­ti­vo, o pro­ble­ma que ori­gi­nou to­do es­te pro­ces­so de­ve­rá es­tar re­sol­vi­do. Ve­ri­fi­que se as apli­ca­ções es­tão bem ins­ta­la­das e se cor­rem to­das, e se os seus da­dos e fi­chei­ros fo­ram re­al­men­te sal­vos. Ca­so a reins­ta­la­ção não te­nha re­sol­vi­do o pro­ble­ma, ou ca­so a mes­ma te­nha pi­o­ra­do a si­tu­a­ção, sai­ba que po­de­rá re­gres­sar atrás ca­so es­te­ja a usar o Win­dows 8.1 e 10. Pa­ra tal, de­ve­rá ace­der às ‘De­fi­ni­ções do Win­dows’ > ‘Ac­tu­a­li­zar e Se­gu­ran­ça’ > ‘Re­cu­pe­ra­ção’ e aqui es­co­lher vol­tar pa­ra a úl­ti­ma ver­são do seu com­pu­ta­dor. No ca­so dos uti­li­za­do­res do Win­dows 8.1 e 10, exis­te ain­da ou­tra op­ção, a de re­po­si­ção do com­pu­ta­dor, dis­po­ní­vel nes­se mes­mo me­nu das de­fi­ni­ções do Win­dows, que em­bo­ra eli­mi­ne to­das as apli­ca­ções ins­ta­la­das no seu com­pu­ta­dor, in­cluin­do o Mi­cro­soft Of­fi­ce, per­mi­ti­rá sal­va­guar­dar os seus fi­chei­ros pes­so­ais, apli­ca­ções ins­ta­la­das pe­la Lo­ja Win­dows e as de­fi­ni­ções do Win­dows, mas só re­co­men­da­mos es­ta op­çãopç co­mo úl­ti­mo re­cur­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.