TUTORIAIS

Uma pen USB não ser­ve ape­nas pa­ra ar­ma­ze­nar da­dos e do­cu­men­tos. Nes­ta edi­ção va­mos mos­tar-lhe no­ve for­mas de usar es­tes pe­que­nos dis­po­si­ti­vos, que o vão sur­pre­en­der.

PC Guia - - CONTENTS - POR MA­FAL­DA FREI­RE

No­ve al­ter­na­ti­vas pa­ra pens USB

1 MAN­TER OS COM­PU­TA­DO­RES SINCRONIZADOS

Se pas­sou o Ve­rão a tra­ba­lhar no seu por­tá­til nu­ma es­pla­na­da e ago­ra quer sin­cro­ni­zar os ficheiros com o seu desk­top sem per­der qual­quer in­for­ma­ção, ou subs­ti­tuir do­cu­men­tos, a me­lhor fer­ra­men­ta grá­tis pa­ra is­so é o SyncToy (bit.ly/1Pkz0T9). Fa­ça o down­lo­ad do pro­gra­ma e ins­ta­le-o no seu com­pu­ta­dor de se­cre­tá­ria. Em se­gui­da, abra o SyncToy e cli­que em ‘Cre­a­te New Fol­der Pair’ 1 pa­ra li­gar a pas­ta do seu PC com a pas­ta da sua pen 2 . Fa­ça ‘Next’, se­lec­ci­o­ne a op­ção ‘Syn­ch­ro­ni­ze’ pa­ra sin­cro­ni­zar to­das as mu­dan­ças fei­tas em am­bas as pas­tas e cli­que em ‘Run’. Sem­pre que fi­zer al­te­ra­ções, bas­ta li­gar a pen e cor­rer o pro­gra­ma pa­ra que ele ac­tu­a­li­ze a in­for­ma­ção da mes­ma com a pas­ta do com­pu­ta­dor. Is­to vai ser­vir pa­ra co­lo­car no­vos ficheiros, al­te­rar os que fo­ram mo­di­fi­ca­dos e apa­gar os que fo­ram re­mo­vi­dos.

2 CRI­AR UMA DRI­VE PAR­TI­LHA­DA POR WI-FI

Cri­ar uma re­de de par­ti­lha de ficheiros em ca­sa po­de ser com­pli­ca­do, mas se o seu rou­ter ti­ver uma por­ta USB, es­te pro­ces­so po­de ser bem sim­ples e fei­to em ape­nas al­guns mi­nu­tos. Li­gue a pen USB ao rou­ter e abra as de­fi­ni­ções do mes­mo no brow­ser, pro­cu­re a op­ção que in­di­ca ‘Fi­le-Sha­ring (par­ti­lha de ficheiros)’ ou ou­tra op­ção se­me­lhan­te que mos­tre as dri­ves de ar­ma­ze­na­men­to (in­di­ca­ção po­de mu­dar con­so­an­te a mar­ca do equi­pa­men­to) e se­lec­ci­o­ne a pen USB. Em se­gui­da, te­rá de ma­pe­ar a pen na sua re­de; se pre­ci­sar de aju­da nes­ta ta­re­fa po­de­rá con­sul­tar o si­te bit.ly/2nWkkVz. A par­tir des­se mo­men­to, os dis­po­si­ti­vos li­ga­dos à sua re­de de ca­sa po­dem ace­der a es­sa dri­ve par­ti­lha­da.

FA­ZER BAC­KUP DOS DA­DOS DE LOGIN DO WINDOWS 3

Se es­tá cons­tan­te­men­te a es­que­cer-se da sua pa­la­vra-pas­se do Windows, ter uma pen USB com uma fer­ra­men­ta de re­set de pas­swords e trans­for­má-la nu­ma cha­ve de se­gu­ran­ça que ar­ma­ze­na os seus da­dos de login po­de ser a so­lu­ção. Li­gue a pen ao com­pu­ta­dor e, na op­ção de pes­qui­sa, es­cre­va Re­po­si­ção de pa­la­vras-pas­se. De­pois, cli­que na op­ção que apa­re­ce no ecrã e si­ga os pas­sos in­di­ca­dos pa­ra cri­ar um fi­chei­ro de login na pen.

4 BLO­QUE­AR E DESBLOQUEAR O PC

Com o USB Rap­tor (bit.ly/2CneFSj) po­de usar um pen com um fi­chei­ro que fun­ci­o­na co­mo uma cha­ve que des­blo­queia o Windows, qu­an­do a mes­ma é li­ga­da ao PC, e blo­queia o sis­te­ma ope­ra­ti­vo, qu­an­do a re­ti­ra. Po­de cri­ar ain­da uma ca­ma­da de se­gu­ran­ça-ex­tra ao de­fi­nir uma pas­sword pa­ra a pen USB e fa­zer com que ela fun­ci­o­ne ape­nas em de­ter­mi­na­da por­ta do com­pu­ta­dor e blo­queie tam­bém a re­de Wi-Fi.

5 FA­ZER UMA CHA­VE DE LOGIN PA­RA O WI-FI

O Windows 7 tem uma fer­ra­men­ta mui­to útil que gra­va o per­fil da re­de de Wi-Fi nu­ma pen USB, o que lhe per­mi­ti­rá, por exem­plo, li­gar qual­quer com­pu­ta­dor à re­de de ca­sa ra­pi­da­men­te. Es­ta fun­ci­o­na­li­da­de foi eli­mi­na­da a par­tir do Windows 8 mas se ain­da tem um sis­te­ma ope­ra­ti­vo an­ti­go po­de­rá uti­li­zá-la. Cli­que em ‘Ini­ci­ar’ no Windows 7, es­cre­va re­des wi­re­less e de­pois fa­ça ‘En­ter’. Fa­ça du­plo cli­que na sua re­de e de­pois es­co­lha a op­ção ‘Co­pi­ar es­te per­fil de re­de pa­ra uni­da­de flash USB’. Li­gue a pen USB ao com­pu­ta­dor e fa­ça ‘Se­guin­te’. Qu­an­do o pro­ces­so es­ti­ver com­ple­to, bas­ta usar a pen num com­pu­ta­dor no­vo pa­ra que o per­fil da sua re­de se­ja adi­ci­o­na­do ao mes­mo.

6 TER UM CO­FRE DI­GI­TAL POR­TÁ­TIL

O CipherShed dei­xa-o cri­ar pas­tas en­crip­ta­das na sua pen USB que, as­sim, fun­ci­o­na­rá co­mo um ver­da­dei­ro co­fre de da­dos di­gi­tal. Pa­ra fa­zer o down­lo­ad vá a bit.ly/2oZBIJk e es­co­lha a op­ção ´Re­le­a­se Ver­si­on´. Ins­ta­le o pro­gra­ma e, em se­gui­da, cli­que em ‘Cre­a­te Vo­lu­me’ 1 ; de­pois, se­lec­ci­o­ne ‘Hid­den Chi­perShed vo­lu­me’ 2 , fa­ça ‘Next’ e con­ti­nue com o as­sis­ten­te que o vai gui­ar na cri­a­ção de uma pen ou de pas­tas en­crip­ta­das. Na ver­da­de, quem não sou­ber a pas­sword pa­ra de­sen­crip­tar, vai achar que a pen ou pas­tas es­tão va­zi­as, qu­an­do na ver­da­de têm in­for­ma­ção.

7 CRI­AR UM KIT DE REMOÇÃO DE MALWARE

Exis­tem fer­ra­men­tas de se­gu­ran­ça com ver­sões por­tá­teis co­mo o Malwa­reby­tes AdwC­le­a­ner (malwa­reby­tes.com/adwc­le­a­ner), o BC Unins­tal­ler (bit.ly/2MnwMHL) ou o NoBot (obot­se­cu­rity.com) que en­con­tram os pe­ri­gos que pas­sam des­per­ce­bi­dos ao an­ti­ví­rus. Po­de tê-los a to­dos nu­ma pen USB pa­ra, por exem­plo, usar em com­pu­ta­do­res com Windows. Se des­co­brir al­gu­ma ame­a­ça co­mo um ran­somwa­re, en­tão vai pre­ci­sar de ou­tro pro­gra­ma. Su­ge­ri­mos as fer­ra­men­tas de re­cu­pe­ra­ção gra­tui­tas da Kaspersky (bit.ly/2QmwHa9) ou da AVG (bit.ly/2x6vhYN) que po­de trans­fe­rir pa­ra uma pen USB e trans­for­má-la num ver­da­dei­ra “sal­va-vi­das”.

8 UM SIS­TE­MA OPE­RA­TI­VO SÓ PA­RA SI

O Tails (tails.boum.org) é um SO to­tal­men­te fun­ci­o­nal que po­de ser exe­cu­ta­do a par­tir de uma pen, em qual­quer PC. Além de mó­vel, open sour­ce e li­vre, es­te sis­te­ma ope­ra­ti­vo é tam­bém pri­va­do e per­mi­te uti­li­zar um com­pu­ta­dor sem dei­xar ras­to. O úni­co pro­ble­ma é que vai ne­ces­si­tar de du­as pens de 8 GB ca­da e cer­ca de uma ho­ra pa­ra a ins­ta­la­ção. Ve­ja um guia pas­so-a-pas­so pa­ra ins­ta­lar o Tails em bit.ly/1Syk6PO.

9 DÊ RA­PI­DEZ AO SEU AN­TI­GO COM­PU­TA­DOR

O Windows 7 in­clui uma fun­ci­o­na­li­da­de cha­ma­da ‘Re­ady Bo­ost’ que per­mi­te usar uma pen USB pa­ra au­men­tar o desempenho de com­pu­ta­do­res com pou­ca me­mó­ria RAM. Pa­ra tal bas­ta li­gar a pen e de­pois se­le­ci­o­nar a op­ção ‘Au­men­tar a ve­lo­ci­da­de do sis­te­ma’. Tam­bém há pro­gra­mas que fa­zem o mes­mo no Windows 8 e 10 mas não são grá­tis. O ebo­os­tr (ebo­os­tr.com) é um de­les e cus­ta cer­ca de do­ze eu­ros. No en­tan­to, o soft­ware tem uma ver­são de tes­te que po­de usar gra­tui­ta­men­te por du­as ho­ras. De­pois, pa­ra o con­ti­nu­ar a uti­li­zar só tem de rei­ni­ci­ar o PC sem­pre que pas­sar es­se pe­río­do de tri­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.