PC Guia

AUTOMÓVEIS

Se houvesse dúvidas da chegada da Tesla a Portugal, e de que esta quer conquistar (também) o mercado Europeu, eis o seu primeiro SUV, com argumentos para deixar algumas marcas de referência envergonha­das.

- POR GUSTAVO DIAS

Tesla Model X P100D Smart ForTwo Cabrio Electric Drive Ford Mondeo Hybrid

NO ECRÃ TÁCTIL DE 17 POLEGADAS VAI PODER USAR O SISTEMA DE NAVEGAÇÃO (MAPAS E INFORMAÇÕE­S VIA GOOGLE) OU OUVIR MÚSICA ATRAVÉS DO SPOTIFY PREMIUM.

Não sou o fã número um do design do Model X, mas devo reconhecer que em tudo o resto, este SUV da Tesla me conseguiu convencer. Embora senhor de uma frente “agressiva”, não gosto da forma como a linha de descida do tejadilho atinge a secção traseira, revelando ser mais baixa ao que estamos habituados a encontrar num tradiciona­l SUV. A razão para estas formas deve-se à aerodinâmi­ca trabalhada, não fosse o Model X o SUV com o melhor coeficient­e aerodinâmi­co do mercado (0,25 ca).

ESPAÇO A BORDO

A forma estranha do Model X permite oferecer espaço suficiente para todos os ocupantes, podendo este modelo ser configurad­o para cinco, seis ou sete lugares. A versão testada, de seis lugares, tinha a particular­idade de terem todos o formato de bancos individuai­s, garantindo assim um excelente conforto e espaço para todos os ocupantes, incluindo os dois lugares traseiros, que podem receber dois adultos com uma estatura média. Além do espaço disponível, também o acesso aos mesmos são excelentes, graças à utilização de portas traseiras que fazem lembrar as portas em forma de asas de gaivota do clássico Mercedes SL 300, que aqui são apelidadas de ‘falcon wings’ (asas de falcão). Estas portas têm ainda a particular­idade de facilitar o acesso ao interior do Model X em lugares de apertados, visto apenas precisarem de 30 cm de espaço livre para abrir. A versão ensaiada oferece até 2180 litros de capacidade da bagageira com os bancos traseiros recolhidos, mas existe ainda um compartime­nto frontal com 187 litros. Finalmente, destaque para a utilização daquele que é o maior para-brisas panorâmico que alguma vez vi, composto por um vidro único que vai até à zona do pilar B.

EXPERIÊNCI­A ÚNICA

Equipado com dois poderosos motores eléctricos, um de 193 kW (263 cavalos) no eixo dianteiro e outro de 375 kW (510 cavalos) no eixo traseiro, este Model X P100D permite atingir os 100 km/h em pouco mais de três segundos, o que poderá garantir algumas dores de pescoço se decidir mostrar aos amigos o seu poder de aceleração. Recorrendo a uma bateria de 100 kWh, a Tesla anuncia que é possível percorrer até 542 Km com uma carga completa, valor esse facilmente atingido quando conduzimos de forma calma e cuidada. Equipado com a versão completa do sistema AutoPilot 2, este Model X oferece a melhor experiênci­a de mercado no que toca a condução 100% autónoma, graças à utilização do sistema de radar, das oito câmaras (visão 360º) e doze sensores, que faz o automóvel desviar-se de forma eficaz de veículos (incluindo motos e bicicletas) e obstáculos, todos estes devidament­e representa­dos no painel de instrument­os.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Motorizaçã­o: Duplo motor eléctrico Potência: 671 cv (valor combinado Consumo médio: 19 kWh/100 km Contacto: tesla.com/pt Preço: €156 050
Motorizaçã­o: Duplo motor eléctrico Potência: 671 cv (valor combinado Consumo médio: 19 kWh/100 km Contacto: tesla.com/pt Preço: €156 050

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal