An­ti­ga li­nha do Tua vai ser uma eco­pis­ta

Publico - Fugas - - ZOOM -

Ar­ran­ca­ram es­ta se­ma­na os tra­ba­lhos para trans­for­mar a an­ti­ga li­nha fer­ro­viá­ria do Tua nu­ma eco­pis­ta com qua­se 70 qui­ló­me­tros, num pro­jec­to tu­rís­ti­co que en­vol­ve os mu­ni­cí­pi­os de Bra­gan­ça, Ma­ce­do de Ca­va­lei­ros e Mi­ran­de­la. Além da re­con­ver­são do tro­ço de car­ris em cor­re­dor para bi­ci­cle­tas, a ini­ci­a­ti­va pre­vê ain­da a re­a­bi­li­ta­ção de an­ti­gas es­ta­ções e ape­a­dei­ros, além de pon­tes fer­ro­viá­ri­as e da ilu­mi­na­ção de tú­neis. Há mais de 20 anos que não cir­cu­lam com­boi­os nes­te tro­ço da Li­nha do Tua, o pri­mei­ro a en­cer­rar, no iní­cio da dé­ca­da de 1990.

A au­tar­quia de Bra­gan­ça foi a pri­mei­ra a in­ter­ven­ci­o­nar na an­ti­ga via fer­ro­viá­ria, dan­do iní­cio aos tra­ba­lhos de “lim­pe­za, des­ma­ta­ção, re­gu­la­ri­za­ção de va­le­tas e ta­lu­des, dre­na­gens e ni­ve­la­men­to com apli­ca­ção de ma­te­ri­al”, enu­me­ra em co­mu­ni­ca­do.

No iní­cio do mês, os três mu­ni­cí­pi­os chegaram a acor­do com a In­fra­es­tru­tu­ras de Por­tu­gal (IP), em­pre­sa pro­pri­e­tá­ria do equi­pa- men­to, e es­pe­ram ofi­ci­a­li­zar o pro­to­co­lo de con­ces­são ain­da este mês. Ca­da mu­ni­cí­pio te­rá a car­go os tra­ba­lhos re­a­li­za­dos na res­pec- ti­va área ter­ri­to­ri­al, em­bo­ra in­te­gra­dos nu­ma es­tra­té­gia co­mum, que in­clui can­di­da­tu­ras a fun­dos co­mu­ni­tá­ri­os, num va­lor ini­ci­al es­ti­ma­do de três mi­lhões de eu­ros.

“Es­ta an­ti­ga li­nha é um re­cur­so en­dó­ge­no que es­tá cla­ra­men­te de­sa­pro­vei­ta­do e apre­sen­ta uma im­por­tân­cia sig­ni­fi­ca­ti­va para a iden­ti­da­de trans­mon­ta­na”, de­fen­de o mu­ni­cí­pio de Bra­gan­ça.

A an­ti­ga li­nha do Tua ti­nha 134 qui­ló­me­tros de ex­ten­são, li­gan­do Bra­gan­ça ao Tua. Os úl­ti­mos 20 qui­ló­me­tros da fer­ro­via fi­ca­ram en­tre­tan­to par­ci­al­men­te sub­mer­sos pe­la bar­ra­gem de Foz Tua que, seis anos de­pois do ar­ran­que do pro­jec­to, de­ve­rá es­tar con­cluí­da e a pro­du­zir ener­gia em Agos­to des­te ano. So­bra ain­da um tro­ço en­tre Bru­nhe­da e Mi­ran­de­la, para o qu­al es­tá anun­ci­a­do o re­gres­so do com­boio este Ve­rão, no âm­bi­to do pla­no de mo­bi­li­da­de tu­rís­ti­ca e quo­ti­di­a­na cri­a­do co­mo con­tra­par­ti­da pe­la cons­tru­ção da hi­dro­e­léc­tri­ca.

A no­va eco­pis­ta de­ve­rá ocu­par os res­tan­tes 70 qui­ló­me­tros, apro­xi­ma­da­men­te, li­gan­do a Ter­ra Quen­te e a Ter­ra Fria trans­mon­ta­nas, com pas­sa­gem por al­guns dos lo­cais mais em­ble­má­ti­cos da re­gião, no­me­a­da­men­te o Azi­bo, no con­ce­lho de Ma­ce­do de Ca­va­lei­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.