Bra­sil à me­sa ve­zes três

Publico - Fugas - - PRIMEIRA PÁGINA -

tu­cu­pi (su­mo da man­di­o­ca bra­va). E um pi­ra­ru­cu com cros­ta de cas­ta­nha do Pa­rá.

"Que­ria pro­por-vos um de­sa­fio", diz Na­ta­cha. "Va­mos to­mar um vi­nho por­tu­guês que eu amo, a acom­pa­nhar a co­mi­da da Ama­zó­nia." Pe­de que tra­gam o En­cru­za­do de Ju­li­a­na Kel­man. "A nos­sa pri­mei­ra pre­o­cu­pa­ção era tra­ba­lhar com ca­cha­ça e de­pois com cer­ve­jas al­ter­na­ti­vas. O vi­nho era uma coi­sa di­fí­cil há 12 anos no Bra­sil. Não ha­via tan­ta op­ção de vi­nho bra­si­lei­ro de qua­li­da­de, mas qu­an­do, no ano pas­sa­do, co­nhe­ci o vi­nho da Ju­li­a­na, pen­sei lo­go que com­bi­na­va mui­to bem com tu­cu­pi.” A per­sis­tên­cia de Na­ta­cha deu fru­tos. Ho­je, pas­sa­dos 12 anos, "tu­do o que tem a ver com a Ama­zó­nia é mui­to na­tu­ral, o ca­ri­o­ca já acha que é o do­no do açaí e já se vêem pei­xes da Ama­zó­nia nas gran­des re­des de su­per­mer­ca­dos". Tal co­mo an­tes o Bra­sil des­co­briu a co­zi­nha mi­nei­ra ou bai­a­na, ago­ra "es­tá a des­co­brir a Ama­zó­nia".

E is­so tem um la­do mui­to im­por­tan­te: "A pre­ser­va­ção da Ama­zó­nia de­pen­de da nos­sa ca­pa­ci­da­de de va­lo­ri­zar os pro­du­tos da re­gião. Não po­de­mos ima­gi­nar que a Ama­zó­nia vai vi­rar pas­to de ga­do. Se vo­cê con­so­me o que a flo­res­ta te dá, vai es­tar pre­ser­van­do a flo­res­ta, se co­me os pei­xes que vêm dos ri­os da Ama­zó­nia, pre­ci­sa de pre­ser­var o en­tor­no dos ri­os. Acre­di­to mui­to que a coi­sa é por aí."

A boa no­tí­cia, de acor­do com es­te prin­cí­pio, é que a pre­ser­va­ção da flo­res­ta ama­zó­ni­ca é uma ta­re­fa de­li­ci­o­sa à me­sa do Es­pí­ri­to San­ta. Ela pas­sa, por exem­plo, por um chu­chu no xin­xin, um pra­to de chu­chu e ou­tros ve­ge­tais da es­ta­ção re­fo­ga­dos com cre­me de gen­gi­bre, amen­doim, cas­ta­nhas de ca­ju e er­vas fres­cas, uma po­len­ta ser­ra­na de fu­bá or­gâ­ni­co da ser­ra Flu­mi­nen­se com ra­gu de shi­ta­ke e alho fran­cês; um fi­lé de tu­cu­na­re re­che­a­do com fa­ro­fa de pal­mi­to de pu­pu­nha em­pa­co­ta­do em fo­lhas so­bre cre­me de ba­na­na da ter­ra aro­ma­ti­za­do com man­ga­ra­taia; ou um fi­lé de fran­go em­pa­na­do com cros­ta de cas­ta­nha de ca­ju com mo­lho cre­mo­so à ba­se de ca­juí­na. É com es­tes e ou­tros pra­tos que Na­ta­cha Fink nos con­ta, num dos bair­ros mais bo­ni­tos do Rio de Ja­nei­ro, es­sa Ama­zó­nia que co­nhe­ce tão bem. A.P.C.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.