Um Al­fro­chei­ro para be­ber e guar­dar

Publico - Fugas - - VINHOS -

A Tou­ri­ga Na­ci­o­nal é a gran­de cas­ta do Dão. É a pe­dra an­gu­lar, a for­ça mo­triz, o ele­men­to que de­ter­mi­na o perfil da re­gião. Mas os gran­des vi­nhos do Dão não são fei­tos ape­nas de Tou­ri­ga Na­ci­o­nal. Mes­mo no seu ber­ço na­tu­ral, a gran­de cas­ta tin­ta por­tu­gue­sa me­lho­ra com com­pa­nhia. Fi­ca me­lhor se con­tar com a le­ve­za e a jo­vi­a­li­da­de da Ja­en, os ta­ni­nos da Tin­ta Ro­riz e a fres­cu­ra e o vi­gor do Al­fro­chei­ro, só para ci­tar­mos as su­as acom­pa­nhan­tes mais usu­ais. No li­mi­te, po­de até dis­pen­sar a Ro­riz e a Ja­en, mas per­de mui­to se ab­di­car da Al­fro­chei­ro. O azar da Al­fro­chei­ro é exis­tir a Tou­ri­ga Na­ci­o­nal. É por exis­tir a Tou­ri­ga Na­ci­o­nal que o Al­fro­chei­ro não bri­lha tan­to e não tem mais no­to­ri­e­da­de.

Tam­bém, di­ga-se, não é uma cas­ta fá­cil. Por ser mui­to fér­til, nem sem­pre ama­du­re­ce bem e tem ten­dên­cia para apo­dre­cer. Mas, se for con­ti­da em ver­de, para di­mi­nuir a pro­du­ção e ace­le­rar a sua ma­tu­ra­ção e, com is­so, per­mi­tir fu­gir à épo­ca das chu­vas, dá vi­nhos com uma gar­ra tâ­ni­ca e uma fres­cu­ra ad­mi­rá­veis. Vi­nhos de lon­ga guar­da que, em no­vos, são mui­to su­cu­len­tos e api­men­ta­dos, com no­tas ve­ge­tais de­li­ci­o­sas, co­mo es­te Quin­ta dos Car­va­lhais.

Ao con­trá­rio de ou­tros, é um Al­fro­chei­ro já sem ares­tas, com ta­ni­nos bem po­li­dos mas con­sis­ten­tes. Res­su­ma a flo­res e a fru­tos sil­ves­tres ma­du­ros (amo­ras, so­bre­tu­do) e é mui­to bal­sâ­mi­co e es­pe­ci­a­do. Es­ta sen­sa­ção mais api­men­ta­da no­ta-se aci­ma de tu­do na bo­ca, on­de o vi­nho re­ve­la um gran­de ful­gor e uma re­fres­can­te fres­cu­ra.

Es­tá pron­tís­si­mo a be­ber, mas, até pe­la for­ma co­mo ou­tros tin­tos de Al­fro­chei­ro da Quin­ta dos Car­va­lhais têm vin­do a evo­luir, é um vi­nho que pro­me­te du­rar mui­tos anos. Mes­mo sen­do bem ma­du­ro, pos­sui uma es­tru­tu­ra tâ­ni­ca e uma aci­dez mui­to bo­as. Pe­dro Gar­ci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.