As cas­ta­nhas

Publico - Fugas - - BRAGANÇA -

Os cas­ta­nhei­ros es­tão lin­dos, com os ra­mos pe­sa­dos de ou­ri­ços, e por to­do o la­do há gen­te ocu­pa­da na apa­nha das cas­ta­nhas, mas, tal co­mo os co­gu­me­los, es­te não é um ano fa­mo­so pa­ra elas. Es­tão mais pe­que­nas, mais ma­gras, e mui­tas se­ca­ram nos ou­ri­ços, por­que “quan­do era pre­ci­so água pa­ra o au­men­to dos fru­tos, não hou­ve”, la­men­ta a en­ge­nhei­ra Car­la Al­ves, en­quan­to con­ver­sa­mos no Par­que Bi­o­ló­gi­co de Vi­nhais. Há uma ves­pa que ata­ca os cas­ta­nhei­ros, afec­tan­do mui­to a pro­du­ção e que se jun­ta a ou­tra do­en­ça, a “tin­ta”.

Além dis­so, ex­pli­ca ain­da Car­la Al­ves, “a se­ca e o aque­ci­men­to cli­má­ti­co tam­bém es­tão a afec­tar aque­les que até há pou­co tem­po eram lo­cais de ex­ce­lên­cia pa­ra o cas­ta­nhei­ro e que ho­je não são, en­quan­to ou­tras zo­nas, an­tes de­ma­si­a­do fri­as, ac­tu­al­men­te já têm tem­pe­ra­tu­ras bo­as pa­ra es­tas ár­vo­res”.

É des­ta re­gião que vêm dois ter­ços da cas­ta­nha pro­du­zi­da em Por­tu­gal, mas é um co­mér­cio con­cen­tra­do em du­as ou três gran­des em­pre­sas que cor­rem as al­dei­as com­pran­do a cas­ta­nha di­rec­ta­men­te ao pro­du­tor (só Bra­gan­ça pro­duz anu­al­men­te en­tre 30 a 40 to­ne­la­das). A mai­or par­te des­ti­na-se à ex­por­ta­ção, em­bo­ra exis­ta tam­bém um re­la­ti­va­men­te pe­que­no mer­ca­do do fres­co em Por­tu­gal, a que se so­ma a ven­da de cas­ta­nha con­ge­la­da ou em­ba­la­da já co­zi­da.

Mas, mes­mo com to­dos os pro­ble­mas, a Ru­ral Cas­ta­nea, a fes­ta da cas­ta­nha de Vi­nhais, acon­te­ce es­te fim-de-se­ma­na e, na se­ma­na pas­sa­da, re­a­li­zou­se a Nor­ca­ça, Nor­pes­ca e Nor­cas­ta­nha em Bra­gan­ça, com os res­tau­ran­tes lo­cais a ser­vi­rem pra­tos com cas­ta­nhas e, en­tre ou­tras ac­ti­vi­da­des, o con­cur­so de do­ces de cas­ta­nha. Um dos do­ces já con­sa­gra­dos na re­gião é o ou­ri­ço de cas­ta­nha, cri­a­do pe­lo chef Eu­ri­co Cas­tro, com mas­sa fi­lo a en­vol­ver a ri­ca pas­ta de cas­ta­nha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.