As ca­va­cas e o eli­xir da ju­ven­tu­de

Publico - Fugas - - SERNANCELHE -

Há um for­no no Frei­xi­nho que “não pá­ra”. Faz pão ca­sei­ro (“Não é pão dos pa­dei­ros”), bis­coi­tos de cas­ta­nha, bo­los ama­re­los de Pás­coa e faz ca­va­cas com uma mas­sa es­pe­ci­al. “Não lhe fa­lho com o azei­te nem lhe fa­lho com o tra­ba­lho. Há por aí mui­tas ca­va­cas. Po­dem co­zê-las da mes­ma fa­ri­nha, mas não fa­zem ca­va­cas co­mo as mi­nhas”, re­ve­la à Fu­gas Ma­ria Al­ci­na Di­as, que apa­ren­ta ter bem me­nos do que 63 anos. “É o pó da fa­ri­nha que con­ser­va”, brin­ca, en­quan­to pin­ce­la as ca­va­cas com a “cal­di­nha de açú­car”.

“An­ti­ga­men­te eram pin­ce­la­das com a mão”, diz Al­ci­na, que, jun­ta­men­te com o ma­ri­do, per­pe­tua a re­cei­ta ori­gi­ná­ria do Con­ven­to das Re­co­le­tas da Nos­sa Se­nho­ra do Car­mo, no Frei­xi­nho. Co­me­çou há 42 anos. Apren­deu com a so­gra, Al­cí­dia. “Quan­do ca­sei, amas­sou-as lá. Co­zi, fi­ca­ram lin­das, mas o açú­car... não ti­nha vis­to fa­zer.”

Usa fa­ri­nha fi­na de tri­go tre­mês, mui­to azei­te, ovos e açú­car fer­vi­do “até ga­nhar aque­le pon­to”. São cer­ca de du­as ho­ras a amas­sar e mais ou me­nos uma ho­ra no for­no. Ape­sar da for­ma ca­rac­te­rís­ti­ca — co­mo uma cas­ca ar­ran­ca­da a uma ár­vo­re —, es­tes do­ces não são en­for­ma­dos. “A mas­sa faz a pró­pria for­ma”, ex­pli­ca a pas­te­lei­ra, com um for­no de le­nha à mo­da an­ti­ga ins­ta­la­do nu­ma das di­vi­sões de sua ca­sa. “O for­no não de­ve es­tar nem mui­to bra­vo, nem mui­to frio”, pros­se­gue.

“Já sei a ta­be­la.” A re­cei­ta, ga­ran­te, “tem ci­ên­cia no amas­sar, no for­no e no pon­to do açú­car”. “Tem ci­ên­cia em tu­do. É um do­ce que tem mui­ta ci­ên­cia.” Na Pás­coa, Al­ci­na tra­ba­lha “noi­te e dia”. Che­ga a fa­zer mais de mil qui­los de ca­va­cas (um qui­lo são mais ou me­nos seis ca­va­cas), que têm um mês de ga­ran­tia. Já pas­sou a re­cei­ta, mas... “Já dei a re­cei­ta, mas não dou as mãos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.