Pro­je­to do Ma­ta­dou­ro de Cam­pa­nhã em mar­cha

Publico - Imobiliario - - Atualidade - Fer­nan­da Cer­quei­ra

O con­cur­so pú­bli­co in­ter­na­ci­o­nal de re­con­ver­são e ex­plo­ra­ção do an­ti­go Ma­ta­dou­ro se­rá lan­ça­do pe­la Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal do Por­to du­ran­te o mês de ju­lho. A au­tar­quia es­ti­ma um in­ves­ti­men­to na or­dem dos 15 mi­lhões de eu­ros.

Es­te se­rá, se­gun­do a au­tar­quia, o “equi­pa­men­to ân­co­ra na re­a­bi­li­ta­ção da zo­na ori­en­tal da ci­da­de”. A Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal do Por­to de­fi­ne, as­sim, o pro­gra­ma pre­li­mi­nar pa­ra a re­con­ver­são e ex­plo­ra­ção, du­ran­te o pe­río­do de 30 anos, do an­ti­go ma­ta­dou­ro. O con­cur­so pú­bli­co in­ter­na­ci­o­nal se­rá lan­ça­do du­ran­te o mês de ju­lho e te­rá uma du­ra­ção ex­pec­tá­vel de no­ve me­ses.

A obra con­ver­te­rá o ve­lho edi­fí­cio num po­lo mul­ti­dis­ci­pli­nar com es­pa­ço pa­ra em­pre­sas cri­a­ti­vas e tec­no­ló­gi­cas, pro­je­tos ar­tís­ti­cos, la­bo­ra­tó­ri­os de gas­tro­no­mia, área des­por­ti­va, es­tú­di­os de mé­dia e au­di­o­vi­su­al e re­si­dên­ci­as ar­tís­ti­cas, num in­ves­ti­men­to or­ça­do em cer­ca de 15 mi­lhões de eu­ros. Os es­pa­ços cul­tu­ral e so­ci­al ocu­pa­rão 9.151 me­tros qua­dra­dos dos mais de 25 mil me­tros qua­dra­dos dis­po­ní­veis pa­ra cons­tru­ção.

Em reu­nião do Exe­cu­ti­vo au­tár­qui­co, o ve­re­a­dor Ri­car­do Va­len­te ex­pli­cou que, nes­te pro­ce­di­men­to, não se irá apli­car “o prin­cí­pio do pre­ço bai­xo”. Na ava­li­a­ção das pro­pos­tas, o fa­tor pre­ço ape­nas con­ta­rá 25%, sen­do que os res­tan­tes 75% in­ci­dem so­bre qua­li­da­de téc­ni­ca da pro­pos­ta apre­sen­ta­da, ex­pli­cou o ve- re­a­dor. “Os con­cor­ren­tes te­rão que apre­sen­tar um pla­no de ex­plo­ra­ção, de pro­gra­ma­ção e de ma­nu­ten­ção” do edi­fí­cio, dis­se, acres­cen­tan­do que ha­ve­rá “re­qui­si­tos mí­ni­mos”, de­sig­na­da­men­te de ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca e de ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra.

CMP afir­ma que es­te se­rá “equi­pa­men­to ân­co­ra na re­a­bi­li­ta­ção da zo­na ori­en­tal da ci­da­de”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.