San­ta Ca­ta­ri­na tem o mai­or trá­fe­go pe­do­nal do país

Publico - Imobiliario - - Retalho -

A Rua de San­ta Ca­ta­ri­na, no Porto, é a rua com mai­or trá­fe­go pe­do­nal do país, apu­rou o es­tu­do “Comércio de Rua em Lisboa e Porto” pu­bli­ca­do pela CBRE. Es­ta ar­té­ria co­mer­ci­al re­gis­ta uma mé­dia de 4.200 pes­so­as por hora no pe­río­do de mai­or trá­fe­go, e mantém a liderança que se ob­ser­va des­de 2007, com um au­men­to de 20% des­de en­tão.

Em se­gun­do lu­gar, sur­ge a Rua Au­gus­ta, em Lisboa, com uma mé­dia de 3.600 pes­so­as por hora no pe­río­do de pi­co, uma rua que ul­tra­pas­sou a Rua Gar­ret no se­gun­do lu­gar fa­ce a 2007, com um cres­ci­men­to de 45% fa­ce a es­se ano.

Em ter­cei­ro, a Rua Gar­ret re­gis­ta 3.100 pes­so­as por hora, e tem o me­nor au­men­to de trá­fe­go fa­ce a 2007, de 15%, até por­que já era, na al­tu­ra, uma rua mui­to con­so­li­da­da em ter­mos de comércio, e on­de os efei­tos da al­te­ra­ção da lei do ar­ren­da­men­to e da re­a­bi­li­ta­ção de edi­fí­ci­os menos se sen­ti­ram.

Segue-se a Ave­ni­da da Li­ber­da­de, com uma mé­dia de 1.600 pes­so­as por hora. Ape­sar do me­nor trá­fe­go, re­gis­tou o mai­or au­men­to des­de 2007, de 80%, nú­me­ros para o qual con­tri­buiu o cres­ci­men­to do turismo e a abertura de um nú­me­ro sig­ni­fi­ca­ti­vo de no­vas lo­jas, mais de 70 nos úl­ti­mos 10 anos, se­gun­do a CBRE.

Para Cris­ti­na Arou­ca, di­re­to­ra de Re­se­ar­ch da CBRE, “no Porto, as lo­jas de moda e aces­só­ri­os de in­síg­ni­as in­ter­na­ci­o­nais en­con­tram-se con­cen­tra­das pre­do­mi­nan­te­men­te na rua de San­ta Ca­ta­ri­na, ao con­trá­rio da ca­pi­tal por­tu­gue­sa, on­de as mar­cas in­ter­na­ci­o­nais es­tão pre­sen­tes em mai­or es­ca­la em três lo­ca­li­za­ções - Bai­xa, Chi­a­do e Av. Li­ber­da­de - e que se pode tra­du­zir nu­ma mai­or dis­per­são do trá­fe­go pe­do­nal”.

A res­pon­sá­vel acres­cen­ta ain­da que “temos re­a­li­za­do aná­li­ses se­me­lhan­tes para cen­tros co­mer­ci­ais. Per­ce­ber co­mo é que as pes­so­as cir­cu­lam nas prin­ci­pais ru­as de comércio do país é mui­to in­te­res­san­te para os re­ta­lhis­tas, que po­dem to­mar de­ci­sões quanto às su­as lo­jas, com in­for­ma­ção mui­to re­le­van­te”.

Es­ta aná­li­se da CBRE de­bru­çou-se so­bre o trá­fe­go pe­do­nal das prin­ci­pais ar­té­ri­as de comércio em Portugal, in­cluin­do tam­bém a Rua dos Clé­ri­gos ou a Ave­ni­da dos Ali­a­dos. O es­tu­do se­rá pu­bli­ca­do na ín­te­gra em bre­ve.

Rua de San­ta Ca­ta­ri­na re­gis­ta uma mé­dia de 4200 pes­so­as por hora no pe­río­do de mai­or trá­fe­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.