Jar­dim de pa­re­de

Publico - Imobiliario - - Casa & Decoração -

Exis­tem di­fe­ren­tes for­ma­tos de jar­dim de Inverno. Quem não tem mui­to es­pa­ço em ca­sa ou mo­ra num apar­ta­men­to, po­de op­tar pe­la ins­ta­la­ção de jar­dins ver­ti­cais, ou de pa­re­de. A ins­ta­la­ção des­tes jar­dins é sim­ples e não re­quer obras de mai­or, es­tan­do ao al­can­ce de qu­al­quer um. É pos­sí­vel ad­qui­rir plan­tas pron­tas a ins­ta­lar, ou mon­tar pe­que­nas ca­lhas e es­co­lher as plan­tas cer­tas. O ide­al é op­tar por plan­tas pe­re­nes, que vão re­que­rer me­nos ma­nu­ten­ção. Orquí­de­as, tre­pa­dei­ras, co­mo he­ras, jas­mins, le­gu­mi­no­sas de grão, co­mo o fei­jão, ou até fru­tei­ras, co­mo mo­ran­go ou to­ma­te, po­dem fa­zer par­te des­te es­pa­ço. O li­mi­te é a ima­gi­na­ção de ca­da um!

Er­vas no jar­dim

Os jar­dins de Inverno po­dem ain­da be­ne­fi­ci­ar da con­so­ci­a­ção com ou­tras plan­tas, co­mo por exem­plo er­vas aro­má­ti­cas, que não só con­tri­bu­em pa­ra mi­ni­mi­zar o apa­re­ci­men­to de pra­gas e do­en­ças, evi­tan­do as­sim a apli­ca­ção de pro­du­tos fi­to­far­ma­cêu­ti­cos, mas tam­bém ofe­re­cem pro­du­tos que po­dem ser uti­li­za­dos na co­zi­nha.

En­tre as es­pé­ci­es mais co­muns que po­dem ser cul­ti­va­das em apar­ta­men­tos ou no in­te­ri­or das ca­sas con­tam­se a hor­te­lã, ale­crim, sal­sa, co­en­tro, ce­bo­li­nha, to­mi­lho, oré­gão, man­je­ri­cão, man­je­ro­na ou sál­via.

To­das es­tas er­vas e tem­pe­ros po­dem ser cul­ti­va­dos em ca­sa des­de que re­ce­bam mui­to sol, sem­pre pró­xi­mas à ja­ne­la ou na va­ran­da. Sen­do de pe­que­na di­men­são, adap­tam-se bem a pe­que­nos va­sos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.