Fi­nan­ci­a­men­to à re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na alar­ga­do em 2018

Publico - Imobiliario - - Atualidade - Fer­nan­da Cer­quei­ra

O pro­gra­ma Ca­sa Efi­ci­en­te che­ga no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2018, o Fun­do Na­ci­o­nal pa­ra a Re­a­bi­li­ta­ção do Edi­fi­ca­do es­tá quase con­cluí­do e o pro­gra­ma Re­a­bi­li­tar pa­ra Ar­ren­dar po­de­rá ser re­vis­to.

Me­nos de uma se­ma­na após a aber­tu­ra das can­di­da­tu­ras ao Ins­tru­men­to Fi­nan­cei­ro pa­ra a Re­a­bi­li­ta­ção e Re­vi­ta­li­za­ção Ur­ba­nas – IFRRU 2020, um dos pro­gra­mas de fi­nan­ci­a­men­to à re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na com mai­or do­ta­ção fi­nan­cei­ra, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Ha­bi­ta­ção, Ana Pi­nho, re­a­fir­mou o em­pe­nho do Go­ver­no na pro­mo­ção da re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na e anun­ci­ou que o Pro­gra­ma Ca­sa Efi­ci­en­te “es­tá a ser ul­ti­ma­do e será aber­to ao pú­bli­co no iní­cio de 2018”. Tra­ta-se de uma li­nha de fi­nan­ci­a­men­to na or­dem dos 200 mi­lhões de eu­ros, aber­ta a to­dos os pro­pri­e­tá­ri­os, e cu­jo ob­je­ti­vo é a me­lho­ria dos imó­veis nu­ma pers­pe­ti­va de efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca, atra­vés de in­ter­ven­ções nas fa­cha­das, co­ber­tu­ras e cai­xi­lha­ri­as dos edi­fí­ci­os, ou da ins­ta­la­ção de equi­pa­men­tos mais efi­ci­en­tes, tais co­mo pai­néis so­la­res tér­mi­cos.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do da Ha­bi­ta­ção, que fa­la­va du­ran­te as Jornadas ‘Re­a­bi­li­ta­ção Ur­ba­na In­te­li­gen­te e Sus­ten­tá­vel’, pro­mo­vi­das pe­la As­so­ci­a­ção dos In­dus­tri­ais da Cons­tru­ção Ci­vil e Obras Pú­bli­cas – AICCOPN, no Por­to, dis­se ser “urgente ala­van­car o in­ves­ti­men­to pú­bli­co e pri­va­do” e re­co­nhe­ceu que “sub­sis­tem di­fi­cul­da­des no aces­so ao fi­nan­ci­a­men­to jun­to da ban­ca”, ra­zão pe­la qu­al apon­ta os no­vos ins­tru­men­tos de fi­nan­ci­a­men­to co­mo “ver­da­dei­ras opor­tu­ni­da­des”.

Além do IFRRU 2020 e do Pro­gra­ma Ca­sa Efi­ci­en­te, “o Go­ver­no es­tá a tra­ba­lhar no Fun­do Na­ci­o­nal pa­ra Re­a­bi­li­ta­ção do Edi­fi­ca­do (FNRE), cu­jo re­gu­la­men­to já foi apro­va­do pe­la Co- mis­são do Mer­ca­do de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (CMVM)”. O FNRE re­ves­ti­rá a for­ma de um fun­do es­pe­ci­al de in­ves­ti­men­to imo­bi­liá­rio “ori­en­ta­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e a con­cre­ti­za­ção de pro­je­tos de re­a­bi­li­ta­ção de imó­veis do do­mí­nio pri­va­do do Es­ta­do, pos­te­ri­or­men­te afe­tos ao mer­ca­do de ar­ren­da­men­to ha­bi­ta­ci­o­nal a pre­ços aces­sí­veis”, ex­pli­cou Ana Pi­nho.

Em cur­so, con­tou a se­cre­tá­ria de Es­ta­do da Ha­bi­ta­ção, es­tá tam­bém um es­tu­do so­bre o pro­gra­ma Re­a­bi­li­tar pa­ra Ar­ren­dar, “re­pen­sa­do de ma­nei­ra a ser com­ple­men­tar e não con­cor­ren­te com o IFRRU 2020”.

Den­tro de um ano, o Go­ver­no pre­vê apre­sen­tar o pro­je­to ‘Re­a­bi­li­tar co­mo Re­gra’ que tem por ob­je­ti­vo a revisão do en­qua­dra­men­to le­gal da cons­tru­ção. “A lei es­te­ve sem­pre ori­en­ta­da pa­ra a cons­tru­ção no­va, num pas­sa­do mais re­cen­te sur­gi­ram re­gi­mes ex­ce­ci­o­nais e tran­si­tó­ri­os, nes­te mo­men­to é ne­ces­sá­rio um qua­dro re­gu­la­men­tar ade­qua­do às exi­gên­ci­as e es­pe­ci­fi­ci­da­des da re­a­bi­li­ta­ção de edi­fí­ci­os”, dis­se Ana Pi­nho.

Du­ran­te a sua in­ter­ven­ção des­ta­cou ain­da que “a qua­li­fi­ca­ção do se­tor da cons­tru­ção é fun­da­men­tal”, acres­cen­tan­do que “é o úni­co ca­mi­nho pa­ra que o se­tor con­quis­te o cen­tro da es­ti­ma pú­bli­ca”. Pa­la­vras que fo­ram bem aco­lhi­das por Ma­nu­el Reis Cam­pos, pre­si­den­te da AICCOPN, que re­a­fir­mou o em­pe­nho da as­so­ci­a­ção na qua­li­fi­ca­ção e cer­ti­fi­ca­ção dos seus pro­fis­si­o­nais.

“Há uma no­va ori­en­ta­ção política e que é po­si­ti­va”, re­co­nhe­ceu Ma­nu­el Reis Cam­pos, pa­ra qu­em “ain­da há mui­to a fa­zer”. “O imo­bi­liá­rio é mais do que uma fon­te de re­cei­ta”, dis­se, as­si­na­lan­do o au­men­to dos im­pos­tos so­bre o pa­tri­mó­nio, des­ta­can­do a cri­a­ção do Adi­ci­o­nal ao Im­pos­to Mu­ni­ci­pal so­bre Imó­veis (AIMI) e re­lem­bran­do, tam­bém, o im­pas­se que pai­ra so­bre o pro­gra­ma dos Vis­tos Gold.

DR

Ca­sa Efi­ci­en­te che­ga no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.