In­ves­ti­men­to em no­vos ho­téis re­for­ça di­nâ­mi­ca da re­a­bi­li­ta­ção

Publico - Imobiliario - - Semana Da Reabilitação Urbana Do Porto -

Um dos se­to­res que mais tem con­tri­buí­do pa­ra in­cen­ti­var a re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na no Por­to é o tu­ris­mo e a ho­te­la­ria. Com efei­to, so­mam-se os pro­je­tos, já em cur­so ou em fa­se de ar­ran­que, que vão acres­cen­tar ca­mas à ofer­ta da ci­da­de. A lo­ca­li­za­ção cen­tral e a pro­cu­ra por edi­fí­ci­os no­bres é um tra­ço co­mum a estes em­pre­en­di­men­tos, que se ca­rac­te­ri­zam por um po­si­ci­o­na­men­to nos seg­men­tos mé­dio e al­to.

Des­de lo­go, na com­po­nen­te ho­te­lei­ra, o grupo Ferreira abriu em agos­to úl­ti­mo a uni­da­de de qua­tro es­tre­las Eu­ros­tars Por­to Cen­tro, que re­sul­ta da re­con­ver­são de um edi­fí­cio onde se en­con­tra­va ins­ta­la­do o ban­co BPI, no cru­za­men­to das ru­as do Bon­jar­dim e Sam­paio Bru­no. “O Eu­ros­tars Por­to Cen­tro é uma uni­da­de qua­tro es­tre­las com 74 quar­tos que tem es­ta­do com uma ocu­pa­ção óti­ma e ta­ri­fas ele­va­das”, avan­ça Rui d’Ávi­la, ad­mi­nis­tra­dor da em­pre­sa.

Tam­bém no ga­ve­to da rua Sá da Ban­dei­ra e rua Sam­paio Bru­no, irá nas­cer uma uni­da­de ho­te­lei­ra de qua­tro es­tre­las, com área to­tal de cons­tru­ção de 3467 m2 e 10172 m2 de vo­lu­me­tria, num edi­fí­cio com se­te pi­sos e um pi­so sub­ter­râ­neo.

Por sua vez, na mes­ma lo­ca­li­za­ção, mas na rua Sá da Ban­dei­ra, o Ho­tel Bra­si­lei­ra, pro­pri­e­da­de do em­pre­sá­rio An­tó­nio Oli­vei­ra, te­rá 90 quar­tos e será ge­ri­do pe­lo grupo Pes­ta­na. O edi­fí­cio do an­ti­go ca­fé his­tó­ri­co da Ci­da­de In­vic­ta será re­cu­pe­ra­do e trans­for­ma­do nu­ma uni­da­de de cin­co es­tre­las. O res­tau­ran­te, com ca­pa­ci­da­de pa­ra mais de uma cen­te­na de pes­so­as, man­tém-se fi­el ao de­se­nho ori­gi­nal do ar­qui­te­to Ja­nuá­rio Godinho. O es­pa­ço do an­ti­go ca­fé será tam­bém re­a­ber­to.

No­va di­nâ­mi­ca nos Ali­a­dos

Na Ave­ni­da dos Ali­a­dos, o grupo Ferreira pla­neia a re­con­ver­são do de­sig­na­do Edi­fí­cio AXA, uni­da­de cin­co es­tre­las com 149 quar­tos, man­ten­do o vo­lu­me exis­ten­te. Este pro­je­to avan­ça­rá as­sim que de­fi­ni­da a ca­deia ho­te­lei­ra que to­ma­rá a seu car­go a ex­plo­ra­ção da uni­da­de, de­ven­do ser adap­ta­do às ca­rac­te­rís­ti­cas re­que­ri­das pe­la mar­ca.

Tam­bém na Ave­ni­da dos Ali­a­dos, o Mo­nu­men­tal Pa­la­ce Ho­tel, pro­mo­vi­do pe­lo em­pre­sá­rio Má­rio Ferreira, vi­sa dar no­va vi­da ao em­ble­má­ti­co edi­fí­cio ori­gi­nal­men­te de­se­nha­do pe­lo ar­qui­te­to ita­li­a­no Mi­che­lan­ge­lo Soà, em 1923.

In­cluí­do no pro­je­to de re­a­bi­li­ta­ção e re­con­ver­são do edi­fí­cio, o ho­tel te­rá 80 quar­tos e es­ta­ci­o­na­men­to pa­ra 40 au­to­mó­veis, com en­tra­da pe­la rua do Al­ma­da. O pro­je­to “Mo­nu­men­tal Pa­la­ce Ho­tel” en­vol­ve um in­ves­ti­men­to glo­bal de 11 mi­lhões de eu­ros, o qu­al apre­sen­ta uma com­par­ti­ci­pa­ção co­mu­ni­tá­ria atra­vés do Pro­gra­ma Ope­ra­ci­o­nal Com­pe­ti­ti­vi­da­de e In­ter­na­ci­o­na­li­za­ção de 4,3 ME.

Na rua das Flo­res, o pro­je­to do Ho­tel So­lar dos Fer­ra­zes ga­nhou um no­vo fô­le­go, que res­sur­ge após um pro­je­to ini­ci­al, a car­go do grupo Ins­pi­ra, pa­ra uma uni­da­de tu­rís­ti­ca de 4 es­tre­las e 60 quar­tos, com uma área to­tal de cons­tru­ção, in­cluin­do a re­a­bi­li­ta­ção do Pa­lá­cio dos Fer­ra­zes e o edi­fí­cio ad­ja­cen­te pa­ra a Rua da Vi­tó­ria, de cer­ca de 6.100 m2. O pro­je­to con­ta com um in­ves­ti­men­to de 10 mi­lhões de eu­ros.

Mas­sa­re­los com pro­cu­ra

Em Mas­sa­re­los, fren­te ao rio Dou­ro, o Neya Por­to Ho­tel será uma uni­da­de ho­te­lei­ra de qua­tro es­tre­las, com 124 quar­tos e en­vol­ve­rá um in­ves­ti­men­to to­tal de cer­ca de 18 mi­lhões de eu­ros. Tra­ta-se de um pro­je­to que am­bi­ci­o­na re­cu­pe­rar uma par­te de­gra­da­da da ci­da­de, pro­mo­ven­do ati­vi­da­de tu­rís­ti­ca de qua­li­da­de na zo­na ri­bei­ri­nha do Por­to. Es­ta no­va uni­da­de ho­te­lei­ra te­rá fren­te de rio, com cer­ca de 80 me­tros de fa­cha­da, e fi­ca­rá lo­ca­li­za­da pra­ti­ca­men­te em fren­te ao Cen­tro de Con­gres­sos da Al­fân­de­ga do Por­to, abai­xo do Con­ven­to de Mon­chi­que. Tra­ta-se de uma área da ci­da­de que re­gis­ta au­men­to de pro­cu­ra, de­pois da ins­ta­la­ção de uni­da­des de in­síg­ni­as co­mo Vinc­ci ou Vi­la Ga­lé.

FO­TOS: DR

Ho­téis co­mo o Mo­nu­men­tal Pa­la­ce ou a fu­tu­ra uni­da­de no edi­fí­cio Axa vão mar­car a di­nâ­mi­ca na Ave­ni­da dos Ali­a­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.