PNRU abre can­di­da­tu­ras

Publico - Imobiliario - - Atualidade -

As can­di­da­tu­ras a mais uma edi­ção do Pré­mio Na­ci­o­nal de Re­a­bi­li­ta­ção Ur­ba­na (PNRU 2018) abrem ho­je, sen­do que a en­tre­ga dos ga­lar­dões te­rá lu­gar em Bra­ga. Es­ta ini­ci­a­ti­va, que vai pa­ra a sex­ta edi­ção, é já uma re­fe­rên­cia na­ci­o­nal, que vi­sa dis­tin­guir as in­ter­ven­ções ur­ba­nas de mai­or va­lia pa­ra a so­ci­e­da­de nas su­as múl­ti­plas va­lên­ci­as.

A aná­li­se dos pro­je­tos sub­me­ti­dos a con­cur­so fi­ca­rá a car­go de um jú­ri in­de­pen­den­te, for­ma­do pe­lo eco­no­mis­ta João Du­que, por Ma­nu­el Reis Cam­pos, pre­si­den­te da AICCOPN, pe­lo en­ge­nhei­ro João Ap­ple­ton, bem co­mo pe­los ar­qui­te­tos João Car­los San­tos e João San­ta Ri­ta.

Qu­em pre­ten­der con­cor­rer à no­va edi­ção do Pré­mio Na­ci­o­nal de Re­a­bi­li­ta­ção Ur­ba­na po­de­rá fa­zê-lo até dia 16 de fe­ve­rei­ro, po­den­do can­di­da­tar-se pro­je­tos e in­ter­ven­ções de re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na con­cluí­dos en­tre 1 de janeiro de 2016 e 31 de de­zem­bro de 2017, des­de que não se te­nham can­di­da­ta­do em edi­ções pré­vi­as. São pre­mi­a­dos pro­je­tos nas áre­as de ha­bi­ta­ção, co­mér­cio e ser­vi­ços, tu­ris­mo e im­pac­to so­ci­al.

O Pré­mio Na­ci­o­nal de Re­a­bi­li­ta­ção Ur­ba­na foi lan­ça­do em 2013 com o ob­je­ti­vo de re­co­nhe­cer, pre­mi­ar e di­vul­gar a ex­ce­lên­cia na re­no­va­ção das ci­da­des Por­tu­gue­sas e afir­ma­se atu­al­men­te co­mo a mais pres­ti­gi­a­da dis­tin­ção na área da re­a­bi­li­ta­ção do edi­fi­ca­do e re­qua­li­fi­ca­ção dos ter­ri­tó­ri­os em Por­tu­gal. Des­de a sua pri­mei­ra edi­ção, fo­ram 280 os pro­je­tos que con­cor­re­ram a es­te Pré­mio, con­quis­tan­do em ca­da no­va edi­ção uma mai­or co­ber­tu­ra ge­o­grá­fi­ca. Só na edi­ção de 2017, a ini­ci­a­ti­va re­ce­beu um nú­me­ro re­cor­de de pro­je­tos a con­cur­so, ten­do si­do va­li­da­das 81 can­di­da­tu­ras oriun­das de 22 con­ce­lhos de Por­tu­gal. Estes pro­je­tos tra­du­zi­ram um cres­ci­men­to de 38% em re­la­ção aos 16 mu­ni­cí­pi­os abran­gi­dos em 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.