Di­cas pa­ra iso­la­men­to

Publico - Imobiliario - - Soluções De Aquecimento -

- Se vai construir ou re­cons­truir uma ha­bi­ta­ção, não pou­pe no iso­la­men­to de to­dos os aca­ba­men­tos ex­te­ri­o­res. Ga­nha­rá em con­for­to e pou­pa­rá di­nhei­ro em cli­ma­ti­za­ção.

- Ins­ta­le ja­ne­las com vi­dro du­plo ou ja­ne­las du­plas e cai­xi­lha­ri­as com cor­te tér­mi­co.

- Des­cu­bra as cor­ren­tes de ar. Por exem­plo, num dia de mui­to ven­to, co­lo­que uma ve­la ace­sa jun­to às ja­ne­las, por­tas, con­du­tas ou qual­quer ou­tro lu­gar por on­de pos­sa pas­sar o ar ex­te­ri­or. Se a cha­ma os­ci­lar, lo­ca­li­zou um pon­to on­de se pro­du­zem in­fil­tra­ções de ar.

- Pa­ra ta­par fu­gas ou di­mi­nuir as in­fil­tra­ções de ar de por­tas e ja­ne­las, po­de uti­li­zar ma­te­ri­ais fá­ceis e ba­ra­tos co­mo o si­li­co­ne, mas­sa ou fi­tas iso­lan­tes. de ho­ras, é im­por­tan­te con­si­de­rar a subs­ti­tui­ção do ter­mos­ta­to nor­mal por um pro­gra­má­vel, em que se po­dem fi­xar as tem­pe­ra­tu­ras em di­fe­ren­tes ci­clos ho­rá­ri­os, no­me­a­da­men­te aos fins-de-se­ma­na ou em di­as es­pe­cí­fi­cos.

Em con­di­ções nor­mais, é su­fi­ci­en­te li­gar o aque­ci­men­to du­ran­te a ma­nhã. Du­ran­te a noi­te, ex­ce­to em zo­nas mui­to frias, de­ve des­li­gar-se, já que o ca­lor acu­mu­la­do na ha­bi­ta­ção cos­tu­ma ser mais do que su­fi­ci­en­te (es­pe­ci­al­men­te se as per­si­a­nas e cor­ti­nas es­ti­ve­rem fe­cha­das)

Iso­la­men­to de ja­ne­las

Cer­ca de 25% a 30% das nos­sas ne­ces­si­da­des de aque­ci­men­to são de­vi­das às per­das de ca­lor que se ori­gi­nam nas ja­ne­las. O iso­la­men­to tér­mi­co de uma ja­ne­la de­pen­de da qua­li­da­de do vi­dro e do seu cai­xi­lho.

Os sis­te­mas de vi­dro du­plo ou ja­ne­la du­pla re­du­zem pra­ti­ca­men­te pa­ra me­ta­de as per­das de ca­lor, fa­ce ao vi­dro nor­mal, pa­ra além de di­mi­nuí­rem as cor­ren­tes de ar, a con­den­sa­ção de água e a for­ma­ção de ge­lo.

O ti­po de mol­du­ra é igual­men­te de­ter­mi­nan­te. Al­guns ma­te­ri­ais co­mo o ferro ou o alu­mí­nio ca­rac­te­ri­zam-se pe­la sua al­ta con­du­ti­vi­da­de tér­mi­ca, pe­lo que per­mi­tem a pas­sa­gem do frio ou do ca­lor com mui­ta fa­ci­li­da­de. São de des­ta­car as cai­xi­lha­ri­as de­no­mi­na­das com cor­te tér­mi­co, que con­têm ma­te­ri­al iso­lan­te en­tre a par­te in­ter­na e ex­ter­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.