Efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca re­duz IMI em Lis­boa

Bom de­sem­pe­nho ener­gé­ti­co dos imó­veis pre­mi­a­do com re­du­ção da ta­xa de IMI em 15%

Publico - Imobiliario - - Soluções De Aquecimento -

A Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lis­boa apro­vou pa­ra 2018 o re­for­ço dos be­ne­fí­ci­os fis­cais pa­ra os pré­di­os ur­ba­nos que su­bam dois ní­veis o seu de­sem­pe­nho ener­gé­ti­co ou apre­sen­tem uma efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca de clas­se A ou su­pe­ri­or.

Atu­al­men­te, a au­tar­quia já pre­vê uma re­du­ção de 10% da ta­xa do Im­pos­to Mu­ni­ci­pal so­bre Imó­veis (IMI), du­ran­te cin­co anos, apli­cá­vel aos pré­di­os ur­ba­nos com efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca igual ou su­pe­ri­or a A, ou cu­ja efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca se tor­ne su­pe­ri­or em pe­lo me­nos du­as clas­ses fa­ce à clas­se an­te­ri­or­men­te cer­ti­fi­ca­da, na sequên­cia de obras de cons­tru­ção, re­cons­tru­ção, al­te­ra­ção, am­pli­a­ção ou con­ser­va­ção. O mes­mo be­ne­fí­cio es­ten­de-se aos pré­di­os ur­ba­nos que apro­vei­tem águas re­si­du­ais tra­ta­das ou águas plu­vi­ais.

No or­ça­men­to ca­ma­rá­rio pa­ra 2018, o mu­ni­cí­pio re­for­ça es­te be­ne­fí­cio fis­cal em mais 5%, pas­san­do pa­ra 15% a re­du­ção da ta­xa do IMI. O ob­je­ti­vo é cri­ar “me­ca­nis­mos pa­ra que se­ja ain­da mais in­te­res­san­te pa­ra quem re­a­bi­li­ta”, re­fe­riu João Pau­lo Sa­rai­va, ve­re­a­dor das Fi­nan­ças e dos Re­cur­sos Hu­ma­nos, da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Lis­boa.

Im­pul­si­o­na­da pe­la di­nâ­mi­ca do se­tor imo­bi­liá­rio, a re­cei­ta do IMI de­ve­rá au­men­tar 4,2% em com­pa­ra­ção com a re­cei­ta de 2016, ci­fran­do-se nos 1,54 mil mi­lhões de eu­ros. Lis­boa é o mu­ni­cí­pio com a mai­or re­cei­ta (114 mi­lhões de eu­ros), se­gui­do de Cas­cais (50 mi­lhões) e de Sin­tra (49 mi­lhões).

A con­fir­ma­rem-se as pre­vi­sões do Or­ça­men­to do Es­ta­do pa­ra 2018, o au­men­to das re­cei­tas do IMI de­ve­rá con­ti­nu­ar no pró­xi­mo ano, com uma su­bi­da de 5% fa­ce a 2017, to­ta­li­zan­do 1,61 mil mi­lhões de eu­ros.

DR

IMI re­du­zi­do até 15% atra­vés da efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.