In­ter­na­ci­o­na­li­za­ção me­re­ce re­co­nhe­ci­men­to

Publico - Imobiliario - - Opinião - Luís Li­ma

Ai nter­na­ci­o­na­li­za­ção do imo­bi­liá­rio sem­pre es­te­ve na es­tra­té­gia por mim de­fi­ni­da, des­de o meu pri­mei­ro man­da­to à fren­te da As­so­ci­a­ção dos Pro­fis­si­o­nais e Em­pre­sas de Me­di­a­ção Imo­bi­liá­ria de Por­tu­gal (APEMIP). Sem­pre de­fen­di que o esforço para a cap­ta­ção de in­ves­ti­men­to es­tran­gei­ro se­ria fun­da­men­tal para a re­cu­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca de que o País ne­ces­si­ta­va. E foi, co­mo se veio a con­fir­mar mais tar­de, so­bre­tu­do após a im­ple­men­ta­ção de pro­gra­mas de cap­ta­ção de in­ves­ti­men­to que mar­ca­ram o iní­cio da re­to­ma do sec­tor imo­bi­liá­rio e da eco­no­mia na­ci­o­nal.

O pon­to alto des­ta mi­nha es­tra­té­gia cul­mi­nou com a cri­a­ção da Confederação da Cons­tru­ção e do Imo­bi­liá­rio de Lín­gua Ofi­ci­al Por­tu­gue­sa (CIMLOP), mas a con­ti­nui­da­de dos pro­je­tos de in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção man­ti­ve­ram-se, e no ano pas­sa­do, fui de­sa­fi­a­do pe­la As­so­ci­a­ção Por­tu­gue­sa dos Co­mer­ci­an­tes de Ma­te­ri­ais de Cons­tru­ção (APCMC), para de­sen­vol­ver­mos uma par­cei­ra com o ob­je­ti­vo de pro­mo­ver o imo­bi­liá­rio por­tu­guês além-fron­tei­ras.

Acei­tei es­te desafio des­de lo­go, por­que sem­pre acre­di­tei que em con­jun­to se de­sen­vol­vem si­ner­gi­as que per­mi­tem uma ação mais efi­caz, que nes­te ca­so re­sul­tou no lan­ça­men­to do pro­je­to “Hou­ses of Por­tu­gal: Va­lue & Sty­le”, que te­ve na mai­or ci­da­de dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, o Du­bai, a sua pri­mei­ra ação de in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção, cu­jo ba­lan­ço é mui­to po­si­ti­vo.

A par­ti­ci­par co­mo ex­po­si­to­res na 14ª edi­ção do In­ter­na­ti­o­nal Pro­perty Show, que te­ve lu­gar de 9 a 11 de abril no World Tra­de Cen­tre Du­bai, o pro­je­to Hou­ses of Por­tu­gal mos­trou, la­do a la­do com ou­tras em­pre­sas de me­di­a­ção imo­bi­liá­ria a ex­por no mes­mo cer­ta­me, as ma­ra­vi­lhas do imo­bi­liá­rio por­tu­guês, co­me­çan­do pe­la qua­li­da­de de cons­tru­ção e dos seus ma­te­ri­ais, pas­san­do pe­la ar­qui­te­tu­ra e de­sign que ca­rac­te­ri­zam es­te sec­tor.

No Du­bai con­fir­mei uma vez mais que Por­tu­gal es­tá na mo­da, e que mui­ta gen­te já vi­si­tou ou pla­neia vi­si­tar em bre­ve ter­ras lu­sas, tal co­mo pu­de­mos com­pro­var nos di­ver­sos con­tac­tos es­ta­be­le­ci­dos du­ran­te os três di­as do Sa­lão, que nos per­mi­ti­ram fa­zer uma pro­mo­ção do País não só nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, mas tam­bém jun­to dos de­mais 29 paí­ses que es­ti­ve­ram re­pre­sen­ta­dos na­que­le cer­ta­me, co­mo a Turquia, Chi­na, Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca ou Rei­no Uni­do.

De to­do o la­do nos che­ga­ram con­tac­tos de pes­so­as com ver­da­dei­ro in­te­res­se em sa­ber mais so­bre Por­tu­gal, so­bre as opor­tu­ni­da­des de in­ves­ti­men­to, fis­ca­li­da­de e quais as me­lho­res for­mas de es­ta­be­le­cer par­ce­ri­as com em­pre­sas lu­sas, con­tac­tos es­tes que po­de­rão dar fru­tos e que ma­te­ri­a­li­zam aque­la que é a ver­da­dei­ra mis­são des­te pro­je­to: pro­mo­ver o imo­bi­liá­rio na­ci­o­nal, abrin­do ro­tas de in­ves­ti­men­to e de pro­mo­ção para a in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção das nos­sas em­pre­sas.

Es­tou cer­to que o fi­ze­mos, até pe­los con­tac­tos que es­ta­be­le­ce­mos com o Du­bai Land De­part­ment e com a FIABCI Ara­bic Coun­tri­es, que se­rão veí­cu­los que nos per­mi­ti­rão dar con­ti­nui­da­de à ação.

Não pos­so dei­xar no en­tan­to de fa­zer um re­pa­ro pe­la au­sên­cia de apoio que ações co­mo es­ta me­re­cem por par­te de quem es­tá em me­lhor con­di­ção de nos aju­dar a pro­mo­ver um Por­tu­gal imo­bi­liá­rio.

Ape­sar da vi­si­ta do De­le­ga­do da AICEP, Dr. Nu­no Li­ma Lei­te, que se fez acom­pa­nhar pe­lo ex- se­cre­tá­rio de Es­ta­do da In­dús­tria, Dr. João Vas­con­ce­los, que saú­do, sin­to que es­te ti­po de ati­vi­da­des le­va­dos a ca­bo com o esforço de em­pre­sas e en­ti­da­des lu­sas a mi­lha­res de qui­ló­me­tros de dis­tân­cia me­re­ci­am uma mai­or aten­ção e re­co­nhe­ci­men­to por par­te de quem, nes­tes Paí­ses, re­pre­sen­ta o nos­so Go­ver­no…

Pre­si­den­te da APEMIP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.