Fes­ta da ar­qui­tec­tu­ra com jazz em fun­do

Publico - Ipsilon - - Sumário -

Uma ca­sa das ar­tes e de animação cul­tu­ral com ar­qui­tec­tu­ra e his­tó­ria em fun­do. É es­te, em sín­te­se, o pro­jec­to da no­va Ca­sa da Ar­qui­tec­tu­ra, que quer ins­cre­ver Ma­to­si­nhos no ma­pa cul­tu­ral da re­gião e do país. E o pro­gra­ma com que a ins­ti­tui­ção as­si­na­la a inau­gu­ra­ção das no­vas ins­ta­la­ções no re­con­ver­ti­do edi­fí­cio da Re­al Vi­ní­co­la é um sta­te­ment da gran­de am­bi­ção do pro­jec­to.

Vai ha­ver ex­po­si­ções de ar­qui­tec­tu­ra, vi­si­tas gui­a­das, ofi­ci­nas, con­fe­rên­ci­as, en­con­tros, lan­ça­men­to de li­vros, lei­tu­ras en­ce­na­das. Mas tam­bém mú­si­ca, ci­ne­ma, dan­ça, per­for­man­ce e até um “bai­le dos can­de­ei­ros”.

O pra­to for­te do pro­gra­ma é a ex­po­si­ção Po­der Ar­qui­tec­tu­ra, que vai ocu­par os 800 me­tros qua­dra­dos da na­ve prin­ci­pal do edi­fí­cio. Co­mis­sa­ri­a­da pe­los ar­qui­tec­tos Jor­ge Carvalho, Pe­dro Ban­dei­ra e Ri­car­do Carvalho (tam­bém crí­ti­co de ar­qui­tec­tu­ra do PÚ­BLI­CO), a mos­tra exi­be ma­que­tas, fo­to­gra­fi­as, pos­tais, de­se­nhos, li­vros, re­vis­tas e ví­de­os a do­cu­men­tar uma cen­te­na de pro­jec­tos de ar­qui­tec­tos e ga­bi­ne­tes de to­do o mun­do, e cons­truí­dos em di­fe­ren­tes paí­ses: de Ál­va­ro Si­za a Pe­ter W. So­der­man, de Sou­to de Mou­ra a Her­zog & de Meu­ron, de Nu­no Gran­de a Re­na­to Riz­zi, de Nu­no Bran­dão Cos­ta à Di­et­mar Fei­ch­tin­ger Ar­chi­tec­tes, da Pro­mon­tó­rio Ar­qui­tec­tos à OMA de Rem Ko­o­lha­as.

“O po­der na ar­qui­tec­tu­ra é um te­ma fun­da­men­tal pa­ra ques­ti­o­nar o mo­do co­mo a sociedade con­tem­po­râ­nea e a ar­qui­tec­tu­ra tra­ba­lham em con­jun­to”, es­cre­vem os co­mis­sá­ri­os des­ta ex­po­si­ção, que vai fi­car pa­ten­te até 18 de Mar­ço de 2018.

Na de­sig­na­da Ga­le­ria da Ca­sa, se­rão mos­tra­das obras que fi­ze­ram a X Bi­e­nal Ibe­ro-Ame­ri­ca­na de Ar­qui­tec­tu­ra e Ur­ba­nis­mo (BIAU), re­a­li­za­da no úl­ti­mo Ve­rão em São Pau­lo, e que atri­buiu o pré­mio prin­ci­pal a Edu­ar­do Sou­to de Mou­ra. “En­ten­de­mos que se­ria in­te­res­san­te aco­lher es­ta ex­po­si­ção, que pas­sou já tam­bém por Mi­lão e por Se­vi­lha, e com ela ce­le­brar a ní­vel na­ci­o­nal o pré­mio da­do a Sou­to de Mou­ra”, jus­ti­fi­ca Nu­no Nu­no Sam­paio é, des­de 2014, o di­rec­tor exe­cu­ti­vo da CA, e quer ins­cre­vê-la no ma­pa in­ter­na­ci­o­nal do sec­tor Sam­paio, re­al­çan­do que “nem sem­pre nos pre­o­cu­pa­mos em re­co­nhe­cer o su­ces­so in­ter­na­ci­o­nal dos nos­sos pro­fis­si­o­nais”.

Co­mis­sa­ri­a­da pe­la du­pla de ar­qui­tec­tos es­pa­nhóis Ân­ge­la Gar­cía de Pa­re­des e Ig­na­cio G. Pe­dro­sa, e pe­lo bra­si­lei­ro Ál­va­ro Pun­to­ni, a mos­tra lem­bra­rá tam­bém ou­tros pro­jec­tos por­tu­gue­ses dis­tin­gui­dos na BIAU: dos ate­li­ers Ai­res Ma­teus (se­de da EDP, em Lis­boa, e Ca­sa do Tem­po, no Alentejo) e SAMI (Ca­sa E/C no Pi­co, Aço­res), João Men­des Ri­bei­ro, Cris­ti­na Gu­e­des e Fran­cis­co Vieira de Cam­pos (Ar­qui­pé­la­go — Cen­tro de Ar­tes Con­tem­po­râ­ne­as, Aço­res), e ain­da as edi­ções Uma Ana­to­mia do Li­vro de Ar­qui­tec­tu­ra, de André Tavares (Daf­ne e CCA), e A Ida­de Mai­or. Cul­tu­ra e Tec­no­lo­gia na Ar­qui­tec­tu­ra Mo­der­na Por­tu­gue­sa, de An­ta Tos­tões (FAUP).

Em diá­lo­go di­rec­to com es­tas du­as ex­po­si­ções, o pro­gra­ma Ple­a­se Sha­re, co­mis­sa­ri­a­do por Ro­ber­to Cre­mas­co­li, põe des­ta vez em de­ba­te “a con­ta­mi­na­ção en­tre os sa­be­res”. O ter­cei­ro ca­pí­tu­lo de Ple­a­se Sha­re é su­bor­di­na­do ao te­ma In­flu­en­ce e de­di­ca­do às ques­tões da cu­ra­do­ria e da edi­ção, com a reu­nião, nos di­as 18 e 19, de co­mis­sá­ri­os de ins­ti­tui­ções na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros e de edi­to­res vin­dos tam­bém de di­fe­ren­tes paí­ses.

O pré­mio Pritz­ker bra­si­lei­ro Pau­lo Men­des da Rocha vai es­tar tam­bém em fo­co nes­te fim-de-se­ma­na com o lan­ça­men­to de um li­vro do his­to­ri­a­dor ita­li­a­no da ar­qui­tec­tu­ra Da­ni­e­le Pi­sa­ni so­bre a sua obra, e a exi­bi­ção do do­cu­men­tá­rio Tu­do É Pro­jec­to, re­a­li­za­do pe­la fi­lha Jo­a­na Men­des da Rocha e por Patrícia Ru­ba­no.

Pa­ra 2018, Nu­no Sam­paio anun­cia já três ou­tras ex­po­si­ções, a re­a­fir­mar o ob­jec­ti­vo de ins­cre­ver a ins­ti­tui­ção na re­de in­ter­na­ci­o­nal do sec­tor. Em Abril, a CA vai aco­lher a ex­po­si­ção Os uni­ver­sa­lis­tas, co­mis­sa­ri­a­da por Nu­no Gran­de, e uma pro­du­ção da Fun­da­ção Gul­ben­ki­an apre­sen­ta­da na úl­ti­ma Pri­ma­ve­ra em Pa­ris, na Ci­té de l’Ar­chi­tec­tu­re — um si­nal já do vín­cu­lo que a CA vai es­ta­be­le­cer com gran­des ins­ti­tui­ções in­ter­na­ci­o­nais, re­al­ça Nu­no Sam­paio.

Pa­ra­le­la­men­te, se­rá apre­sen­ta­da uma mos­tra de­di­ca­da à ar­qui­tec­tu­ra bra­si­lei­ra, com os co­mis­sá­ri­os Gui­lher­me Wis­nik, cu­ra­dor da Bi­e­nal de São Pau­lo de 2013, e Fer­nan­do Se­ra­pião, edi­tor da re­vis­ta Mo­no­li­to, a do­cu­men­ta­rem 80 anos de his­tó­ria com 80 pro­jec­tos.

Já pa­ra o fi­nal de 2018 es­tá agen­da­da uma ex­po­si­ção so­bre os pri­mei­ros 25 anos da ar­qui­tec­tu­ra por­tu­gue­sa pós-25 de Abril de 1974: uma equi­pa di­ri­gi­da por João Be­lo Ro­deia es­tá já a reu­nir tes­te­mu­nhos e do­cu­men­tos so­bre mais de du­as cen­te­nas de pro­jec­tos e edi­fí­ci­os que fa­zem a his­tó­ria do úl­ti­mo qu­ar­tel do sé­cu­lo XX.

A se­gun­da prin­ci­pal in­qui­li­na da Ca­sa da Ar­qui­tec­tu­ra é a Or­ques­tra Jazz de Ma­to­si­nhos (OJM), que aqui en­con­trou um no­vo es­pa­ço pa­ra o seu tra­ba­lho, e uma sa­la de con­cer­tos — a que cha­mou Cen­tro de Al­to Ren­di­men­to Ar­tís­ti­co (CA­RA). A as­si­na­lar a no­va re­si­dên­cia, a OJM vai re­cons­ti­tuir, no dia 19, o es­pec­tá­cu­lo que apre­sen­tou na Ca­sa da Mú­si­ca, no Por­to, em Fe­ve­rei­ro de 2013, no cen­te­ná­rio do nau­frá­gio do na­vio Ve­ro­ne­se (que es­te­ve na ori­gem de uma das pri­mei­ras pro­du­ções da In­vic­ta Film, com gran­de su­ces­so in­ter­na­ci­o­nal). A pe­ça com­pos­ta pa­ra a oca­sião por Luís Ti­no­co, Cos­ta Mu­da, e ou­tras obras de Ber­nar­do Sas­set­ti, Car­los Aze­ve­do e Má­rio La­gi­nha, pa­ra fil­mes de Tiago Gu­e­des, San­dro Agui­lar, Fran­cis­co Mou­ra, João Ca­ni­jo e Margarida Car­do­so, com­ple­tam o re­por­tó­rio des­te con­cer­to, que se­rá di­ri­gi­do por Pe­dro Gu­e­des.

No pro­gra­ma da Fes­ta da Ar­qui­tec­tu­ra ha­ve­rá ain­da dan­ça e per­for­man­ces, pe­la Com­pa­nhia Ins­tá­vel e pe­la Er­va Da­ni­nha, e tam­bém ofi­ci­nas pa­ra cri­an­ças e vi­si­tas gui­a­das pa­ra to­dos os pú­bli­cos. Sér­gio C. An­dra­de

Além da ala da ar­qui­tec­tu­ra, a an­ti­ga Re­al Vi­ní­co­la vai tam­bém aco­lher a Or­ques­tra Jazz de Ma­to­si­nhos. Pa­ra lá das ex­po­si­ções, o pro­gra­ma da inau­gu­ra­ção quer mos­trar as po­ten­ci­a­li­da­des de um no­vo bair­ro cul­tu­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.