Da­vid Bowie em Gaia

Publico - Ipsilon - - Sumário -

Pou­cos me­ses an­tes de se as­si­na­la­rem os três anos da morte de Da­vid Bowie, de­sa­pa­re­ci­do em Ja­nei­ro de 2016, o Ar­rá­bi­daShop­ping, o cen­tro co­mer­ci­al em Vi­la No­va de Gaia, vai re­ce­ber uma ex­po­si­ção com fo­to­gra­fi­as do mú­si­co bri­tâ­ni­co. Ico­nic Bowie é uma co­lec­ção de 40 fo­to­gra­fi­as da au­to­ria de no­mes co­mo o bri­tâ­ni­co Ter­ry O’Neill, que fo­to­gra­fou tam­bém gen­te co­mo Judy Gar­land, Frank Si­na­tra ou Rol­ling Sto­nes ao lon­go dos anos, de Mar­kus Klin­ko, que as­si­nou a fo­to­gra­fia da ca­pa de He­athen, dis­co de Bowie de 2002, do fo­tó­gra­fo de mo­da in­glês Nor­man Par­kin­son, que mor­reu em 1990, bem co­mo dos seus com­pa­tri­o­tas Jus­tin de Vil­le­neu­ve, que foi o ma­na­ger da su­per­mo­de­lo

Twiggy, e de Ge­rald Fe­arnly, que era ir­mão do bai­xis­ta de The Buzz, ban­da que ac­tu­a­va com Bowie nos anos 1960, e o re­gis­tou em jo­vem. Fo­ram es­co­lhi­das a par­tir das mais de 250 que cons­tam do acer­vo da Ico­nic Images, agên­cia ir­lan­de­sa que re­pre­sen­ta ar­qui­vos fo­tó­gra­fos his­tó­ri­cos.

A cu­ra­do­ria é, em par­te, de Da­vid Fonseca, o com­po­si­tor, in­tér­pre­te e oca­si­o­nal fo­tó­gra­fo que em 2017 jun­tou vá­ri­os ou­tros mú­si­cos por­tu­gue­ses em Bowie 70, tri­bu­to a Bowie que re­sul­tou num dis­co e num es­pec­tá­cu­lo ao vi­vo -

Cris­ti­na Car­ril­lo de Al­bor­noz Fi­sac, que tra­ba­lha com a agên­cia don­de vêm as ima­gens, é a co­cu­ra­do­ra.

Mas nem só de fo­to­gra­fi­as vi­ve­rá Ico­nic Bowie. Ha­ve­rá ci­ne­ma, com um ci­clo que te­rá a es­treia em Por­tu­gal de Da­vid Bowie: The Last Fi­ve Ye­ars, o do­cu­men­tá­rio de Fran­cis Wha­tely que se fo­ca na gra­va­ção dos dois úl­ti­mos ál­buns de Bowie. Tam­bém se­rá lan­ça­do um li­vro e ha­ve­rá con­cer­tos, pro­gra­ma­dos pe­lo pró­prio Fonseca, com con­vi­da­dos a to­ca­rem ver­sões de Bowie.

Es­ta ex­po­si­ção não é o úni­co even­to re­la­ci­o­na­do com Bowie em Se­tem­bro. No dia 11 des­se mês, irá a lei­lão, pe­la Ome­ga Auc­ti­ons, em New­ton-le-Wil­lows, no Mer­sey­si­de, uma re­cen­te­men­te des­co­ber­ta có­pia da pri­mei­ra gra­va­ção de es­tú­dio do mú­si­co bri­tâ­ni­co, fei­ta qu­an­do Da­vid Jo­nes, co­mo ain­da as­si­na­va na al­tu­ra, ti­nha 16 anos, em 1963.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.