Pe­ter Bog­da­no­vi­ch ho­me­na­ge­a­do no Fes­ti­val Lu­miè­re

Publico - Ipsilon - - Sumário -

Já ti­nha si­do anun­ci­a­do em Ju­nho ( https://www.pu­bli­co. pt/2018/06/12/cul­tu­raip­si­lon/ no­ti­cia/ja­ne-fon­da-vai-re­ce­be­rum-pre­mio-no-fes­ti­val­lu­mi­e­re-1834103) que a 10ª edi­ção do Fes­ti­val Lu­miè­re, or­ga­ni­za­do pe­lo ins­ti­tu­to ho­mó­ni­mo em Lyon, Fran­ça, por Thi­er­ry Fré­maux, que se de­di­ca à his­tó­ria do ci­ne­ma, ia dar o pré­mio prin­ci­pal a Ja­ne Fon­da, pe­lo seu tra­ba­lho em ci­ne­ma e pe­lo ac­ti­vis­mo po­lí­ti­co. Mas o fes­ti­val que de­cor­re de 13 a 21 de Ou­tu­bro não se fi­ca por aí em ter­mos de ho­me­na­gens. Ha­ve­rá tam­bém um tri­bu­to a Pe­ter Bog­da­no­vi­ch (n.1939), o re­a­li­za­dor e his­to­ri­a­dor de ci­ne­ma cu­jo per­cur­so as­sen­ta co­mo uma lu­va na programação de uma mos­tra de­di­ca­da a res­tau­ros e no­vas có­pi­as de clás­si­cos e do­cu­men­tá­ri­os so­bre o pas­sa­do ci­ne­ma­to­grá­fi­co. Pro­gra­ma­dor de fil­mes do Mu­seum of Mo­dern Art em No­va Ior­que no iní­cio dos anos 1960, foi de­pois jor­na­lis­ta da Es­qui­re -é co­nhe­ci­do pe­las su­as en­tre­vis­tas a gran­des no­mes do ci­ne­ma, ten­do man­ti­do uma ami­za­de du­ra­dou­ra com Or­son Wel­les, so­bre quem es­cre­veu livros. Tal co­mo os seus he­róis da nou­vel­le va­gue, fez a tran­si­ção pa­ra re­a­li­za­dor, com Al­vos, em 1968, pro­du­zi­do por Ro­ger Cor­man, que ti­nha co­nhe­ci­do du­ran­te uma ses­são de ci­ne­ma. Em 1971, foi o res­pon­sá­vel por A Úl­ti­ma Ses­são ( The Last Pic­tu­re Show), ain­da ho­je um dos seus mais ce­le­bra­dos fil­mes e uma das jói­as do ci­ne­ma ame­ri­ca­no dos anos

70. Tem uma car­rei­ra es­po­rá­di­ca co­mo ac­tor, se­ja nos seus pró­pri­os fil­mes, nos fil­mes dos ou­tros ou na te­le­vi­são (par­ti­ci­pou em vá­ri­as tem­po­ra­das de Os So­pra­nos, por exem­plo).

A Úl­ti­ma Ses­são é um dos fil­mes mos­tra­dos no fes­ti­val, além de Que se Pas­sa Dou­tor? ( What’s Up, Doc?, 1972), Lua de Pa­pel ( Pa­per Mo­on, de 1973), Di­rec­ted by John Ford, um do­cu­men­tá­rio so­bre o re­a­li­za­dor re­a­li­za­do em 1971 e re­to­ca­do em 2006, bem co­mo One Day Sin­ce Yes­ter­day: Pe­ter Bog­da­no­vi­ch & the Lost Ame­ri­can Film, do­cu­men­tá­rio fei­to em 2014 por Bill Teck. Mas tam­bém há no­vi­da­des nes­ta ho­me­na­gem, tal co­mo a es­treia de The Gre­at Bus­ter, um no­vo do­cu­men­tá­rio que Bog­da­no­vi­ch re­a­li­zou so­bre Bus­ter Ke­a­ton, bem co­mo a es­treia em Fran­ça de um no­vo res­tau­ro de Noi­tes de Sin­ga­pu­ra ( Saint Jack, 1979), um fil­me al­go sub­va­lo­ri­za­do na obra do re­a­li­za­dor em que Ben Gaz­za­ra, com quem vol­ta­ria a co­la­bo­rar em Ro­man­ce em No­va Ior­que ( They All Laughed, 1981) é um pro­xe­ne­ta a ten­tar sin­grar na vi­da na Ásia. O fes­ti­val coin­ci­de tam­bém com a edi­ção em Fran­ça de The Kil­ling of the Uni­corn, o li­vro que Bog­da­no­vi­ch es­cre­veu em 1984 so­bre a sua re­la­ção com Do­rothy Strat­ten, a mo­de­lo e ac­triz as­sas­si­na­da em 1980, e o lan­ça­men­to de no­vos DVDs e BluRays de A Úl­ti­ma Ses­são e Noi­tes de Sin­ga­pu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.