Yns­ki-Jen­kins ba­ra­lham for­ma­tos e idei­as em Ser­ral­ves

Publico - Ipsilon - - Sumário -

he­ran­ças ain­da mui­to vi­vas e ain­da mui­to mor­tí­fe­ras da es­cra­va­tu­ra e do co­lo­ni­a­lis­mo. De as­cen­dên­cia afro-ca­ri­be­nha, Jo­nes ser­ve-se do afro-fu­tu­ris­mo pa­ra fa­zer um tra­ba­lho pes­so­al e po­lí­ti­co de des­co­lo­ni­za­ção e au­to-re­pa­ra­ção. Foi es­ta di­men­são da lin­gua­gem ar­tís­ti­ca po­li­fó­ni­ca de com­pro­mis­so po­lí­ti­co que con­du­ziu a equi­pa de cu­ra­do­res a apos­tar em Dan­ce is An­ci­ent, uma per­for­man­ce du­ra­ci­o­nal-ver­são-pis­ta-de-dan­ça de Fré­dé­ric Gi­es, em co­la­bo­ra­ção com Fi­e­del, DJ re­si­den­te do club Berghain, me­ca da mú­si­ca te­ch­no em Ber­lim (dia 9, 18h-21h30). Nes­te pro­jec­to, “à his­tó­ria ca­nó­ni­ca da ar­te, de raiz gre­co-ro­ma­na, e da dan­ça clás­si­ca, vêm-se jun­tar re­fe­rên­ci­as a cul­tu­ras mu­si­cais un­der­ground e ao es­ta­be­le­ci­men­to de comunidades reu­ni­das em tor­no da mú­si­ca elec­tró­ni­ca e das ra­ves”, di­zem os pro­gra­ma­do­res de O Mu­seu co­mo Per­for­man­ce. “Es­ta li­ga­ção ao ar­cai­co, ao ri­tu­a­lís­ti­co, ao tran­se” tam­bém “se pres­sen­te” nas pro­pos­tas da co­reó­gra­fa Ca­ta­ri­na Mi­ran­da, Ma­ze­zam (di­as 8 e 9), e do ar­tis­ta mul­ti­mé­dia e mul­ti­ins­tru­men­tis­ta Xa­vi­er Pa­es, que se apre­sen­ta em do­se du­pla com Ber­ran­te (dia 8) e Me­tal Loc­ker Acous­tics (dia 9).

“A pos­ses­são e o tran­se são du­as pa­la­vras que ser­vem ain­da pa­ra ca­rac­te­ri­zar o tra­ba­lho de No­ra Tu­ra­to”, acres­cen­tam os pro­gra­ma­do­res. A par­tir de frag­men­tos de tex­tos sa­ca­dos das re­des so­ci­ais e de uma per­for­man­ce spo­ken word in­ten­sa e pro­vo­ca­do­ra, a jo­vem ar­tis­ta croata “co­lo­ca em ques­tão as ‘po­lí­ti­cas de in­ti­mi­da­de’ na era di­gi­tal” e dis­cor­re so­bre a in­ter­net en­quan­to “de­pó­si­to de frus­tra­ções pes­so­ais e po­lí­ti­cas” (di­as 8 e 9).

Asu­na, Ni­na San­tes, Ve­ra Mo­ta (com uma pe­ça em es­treia) e Rui Pe­nha/ João Di­as com­ple­tam O Mu­seu co­mo Per­for­man­ce 2018. Ma­ri­a­na Duarte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.