Aná­li­se Isa­bel Sa­le­ma Um cu­ra­dor cui­da

Publico - Ipsilon - - Primeira Página -

Acu­ra­do­ra Su­zan­ne Cot­ter co­men­tou nu­ma en­tre­vis­ta que nos deu re­cen­te­men­te que é nor­ma­lís­si­mo uma artista co­mo Joana Vas­con­ce­los di­zer à di­rec­to­ra do Mu­seu de Ser­ral­ves, car­go na al­tu­ra ocu­pa­do pe­la aus­tra­li­a­na, que gos­ta­va mui­to que a sua ex­po­si­ção or­ga­ni­za­da pe­lo Mu­seu Gug­ge­nheim de Bil­bau fos­se ao Por­to. Cot­ter des­cre­veu uma con­ver­sa agra­dá­vel, com cum­pri­men­tos mú­tu­os, que te­rá ter­mi­na­do com a pro­mes­sa de se man­te­rem em con­tac­to. É le­gí­ti­mo pen­sar que Joana Vas­con­ce­los foi fa­zen­do is­so mes­mo e que a di­rec­to­ra de Ser­ral­ves foi sen­do in­for­ma­da so­bre o tra­ba­lho da artista. É tam­bém le­gí­ti­mo ima­gi­nar Su­zan­ne Cot­ter a vi­si­tar o ate­li­er de Joana Vas­con­ce­los em Alcântara, si­tu­a­do jun­to ao rio Te­jo em Lis­boa, e a ver o que an­da a fa­zer uma das mais fa­mo­sas artista plás­ti­cas na­ci­o­nais, com uma vi­sí­vel pre­sen­ça in­ter­na­ci­o­nal.

É es­se o tra­ba­lho de um cu­ra­dor, de um crí­ti­co, de um di­rec­tor de um mu­seu, de um co­lec­ci­o­na­dor: vi­si­tar as ex­po­si­ções que os ar­tis­tas fa­zem, acom­pa­nhar o que eles pro­du­zem, den­tro e fo­ra de por­tas. Ou­vem os ar­tis­tas, fa­lam com eles, cru­zam-se em fei­ras, ga­le­ri­as, tro­cam idei­as, pro­ble­ma­ti­zam ques­tões. Em úl­ti­ma aná­li­se, cres­cem jun­tos. Há cu­ra­do­res que gos­tam mais de um de­ter­mi­na­do artista, ou­tros que gos­tam mais de ou­tro. Quem ama per­di­da­men­te He­le­na Almeida po­de não ter a mes­ma pai­xão por Pau­la Re­go, mas re­co­nhe­ce fa­cil­men­te que a se­gun­da é tam­bém uma “boa” artista. Um cu­ra­dor não te­rá gran­des di­fi­cul­da­des em fa­zer ex­po­si­ções me­mo­rá­veis com es­tas du­as mu­lhe­res.

E aqui che­ga­mos à vi­si­ta que fi­ze­mos ao ate­li­er de Joana Vas­con­ce­los em Fe­ve­rei­ro, quan­do a ex­po­si­ção I’ll Be Your Mir­ror foi apre­sen­ta­da aos jor­na­lis­tas, nu­ma es­pé­cie de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.