"Ti­ve­mos 4 ca­pan­gas atrás de nós"

LUÍS FI­LI­PE VI­EI­RA DE­NUN­CIA PERSEGUIÇÕES AO BEN­FI­CA PRE­SI­DEN­TE RE­LA­TA EPI­SÓ­DIO OCOR­RI­DO NA VI­LA DAS AVES COM ELE­MEN­TOS LI­GA­DOS AO FC PORTO

Record (Portugal) - - PRIMEIRA PÁGINA - PEDRO PON­TE

Luís Fi­li­pe Vi­ei­ra acu­sou o FC Porto de ter ‘co­lo­ca­do’ qua­tro mem­bros da cla­que Su­per Dra­gões no ca­ma­ro­te do es­tá­dio do Aves, jun­to à zo­na on­de se en­con­tra­va a di­re­ção do Ben­fi­ca, no en­con­tro en­tre as du­as equi­pas no fi­nal de ou­tu­bro. O pre­si­den­te das águi­as fa­la­va so­bre o cli­ma de co­a­ção no fu­te­bol por­tu­guês.

“O FC Porto tem andado desesperado e cometeu um cri­me [n.d.r.: di­vul­ga­ção dos emails]. Enxovalhou o Ben­fi­ca e tem con­di­ci­o­na­do to­dos e cri­a­do me­do. No jo­go com o Aves ti­ve­mos qua­tro ca­pan­gas iden­ti­fi­ca­dos co­mo mem­bros dos Su­per Dra­gões atrás de nós. O Api­to Dou­ra­do não vai vol­tar com es­tes ár­bi­tros, mas o FC Porto con­se­guiu con­di­ci­o­nar tu­do”, afir­mou o lí­der en­car­na­do, de 68 anos, numa en­tre­vis­ta de du­as ho­ras e meia à BTV.

Mas es­te epi­só­dio ocor­ri­do nas Aves me­re­ceu no­vo co­men­tá­rio. “Já me as­sal­ta­ram a ca­sa e che­ga­ram a ati­rar-me uns pa­ra­le­le­pí­pe­dos pa­ra o car­ro. Nas Aves tí­nha­mos es­ses ca­pan­gas atrás de nós e foi es­sa tro­pa que pro­vo­cou aque­la si­tu­a­ção no fi­nal do jo­go. Es­te cli­ma de me­do e in­ti­mi­da­ção vai con­ti­nu­ar mas não te­mos me­do de­les. O desespero de­les é tão gran­de. O que se­rá da di­re­ção do FC Porto se fi­car cin­co anos sem ga­nhar um cam­pe­o­na­to”, con­ti­nu­ou.

Não há cor­rup­ção

O ca­so dos emails me­re­ceu uma res­pos­ta fir­me de Vi­ei­ra. “Não há nem nun­ca ha­ve­rá cor­rup­ção no Ben­fi­ca. Que is­so fi­que cla­ro”, afir­mou, pas­san­do, de­pois, ao ata­que: “Têm co­me­ti­do um cri­me contra o Ben­fi­ca se­ma­nal­men­te. Con­fes­so que não es­tá­va­mos pre­pa­ra­dos pa­ra es­te cri­me or­ga­ni­za­do e nem pen­sá­va­mos que era pos­sí­vel acon­te­cer. Mas es­ta­mos a fa­lar de um clu­be que não ga­nha cam­pe­o­na­tos há 15 anos e ou­tro que es­ta­va ha­bi­tu­a­do a ga­nhar e que, nos úl­ti­mos qua­tro anos, na­da ga­nhou.” O pre­si­den­te do Ben­fi­ca lem­bra mes­mo que, com Vítor Pe­rei­ra na li­de­ran­ça do Con­se­lho de Ar­bi­tra­gem da FPF, os dra­gões nun­ca co­lo­ca­ram na­da em cau­sa. “Quan­do ga­nha­vam, Vítor Pe­rei­ra era sen­sa­ci­o­nal. Co­me­çou o Ben­fi­ca a ga­nhar e dei­xou de ser”, con­ti­nu­ou Vi­ei­ra, su­bli­nhan­do que a es­tra­té­gia azul e bran­ca pas­sa por fa­zer es­que­cer os pro­ble­mas in­ter­nos: “A di­re­ção es­tá a ser in­ter­ven­ci­o­na­da e is­to ser­viu pa­ra des­vi­ar aten­ções.”

Ar­bi­tra­gem con­di­ci­o­na­da

Pa­ra Vi­ei­ra, o Con­se­lho de Ar­bi­tra­gem da FPF “sen­te-se con­di­ci­o­na­do nas no­me­a­ções”. “Fá­bio Ve­rís­si­mo, João Pinheiro e Ma­nu­el Mo­ta não api­tam o Ben­fi­ca porquê? Não sei por que mo­ti­vo os ár­bi­tros não de­nun­ci­am as ame­a­ças. Hou­ve es­ta campanha ver­go­nho­sa e a es­tra­té­gia pas­sa por con­di­ci­o­nar tu­do. É cu­ri­o­so que, des­de que exis­te o ví­deo-ár­bi­tro, so­mos pi­o­nei­ros nos tí­tu­los, com a Ta­ça de Por­tu­gal e a Su­per­ta­ça. Aliás, se o VAR fos­se in­fa­lí­vel es­ta­ría­mos mui­to per­to do 1º lu­gar.” *

“O FC PORTO TEM ANDADO DESESPERADO E COMETEU UM CRI­ME. ENXOVALHOU O BEN­FI­CA E TEM CON­DI­CI­O­NA­DO TO­DOS” “NAS AVES TÍ­NHA­MOS ES­SES ‘CA­PAN­GAS’ ATRÁS DE NÓS E FOI ES­SA TRO­PA QUE PRO­VO­COU AQUE­LA SI­TU­A­ÇÃO NO FI­NAL” “O DESESPERO DE­LES É TÃO GRAN­DE. O QUE SE­RÁ DA DI­RE­ÇÃO DO FC PORTO SE FI­CAR CIN­CO ANOS SEM GA­NHAR UM CAM­PE­O­NA­TO” “NÃO HÁ NEM NUN­CA HA­VE­RÁ COR­RUP­ÇÃO NO BEN­FI­CA. QUE IS­SO FI­QUE CLA­RO” “NÃO SEI POR QUE MO­TI­VO OS ÁR­BI­TROS NÃO DE­NUN­CI­AM AS AME­A­ÇAS” “HO­JE UM ÁR­BI­TRO TER­MI­NA A CAR­REI­RA E ES­TÁ LO­GO NUM CLU­BE. ES­SES CONSULTORES ES­TÃO NA MO­DA MAS NUN­CA TE­RE­MOS NA­DA DIS­SO”

ATA­QUE AO SPOR­TING “Não vão ga­nhar na­da e de­pois não se quei­xem”

LUÍS FI­LI­PE VI­EI­RA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.