Record (Portugal)

MAIS TRANQUILO NÃO PODIA SER

- PEDRO PONTE

Hamilton ‘passeia’ pelo circuito da Catalunha e aumenta distâncias na liderança do Mundial

Lewis Hamilton deu um autêntico passeio pelo circuito de Montmeló e venceu o Grande Prémio de Espanha, quinta prova do Mundial, com uma facilidade que há muito não se via. A estratégia da Ferrari relativame­nte à troca de pneus não surtiu efeito e Sebastian Vettel, que passou de 3º para 2º logo na primeira curva – ultrapasso­u Bottas –, acabou mesmo por ficar fora do pódio (4º), dando ao piloto britânico, campeão do Mundo em título, a possibilid­ade de aumentar as distâncias na frente da classifica­ção geral dos pilotos.

De resto, a corrida até arrancou com mais um incidente a envolver Romain Grosjean. O piloto francês já tinha estado em destaque pela negativa no GP Azerbaijão, no final de abril – depois de ter embatido no muro com o ‘safety car’ em pista –, e ontem, logo na primeira curva, perdeu o controlo do Haas, estragando a própria corrida e ainda levando com ele Pierre Gasly (Toro Rosso) e Nico Hulkenberg (Renault). O ‘safety car’ entrou em ação e foi a partir de aí que Lewis Hamilton, “Vitória deve-se à melhoria do carro. Os rapazes têm trabalhado para entender os pneus e como tudo funciona. Senti a sinergia que faltava desde o início da época. A partir de agora, espero que sejamos nós a colocar a pressão nos rivais” “A estratégia de voltar às boxes foi correta, porque não era opção continuar em pista. Estávamos com um desgaste muito rápido nos pneus. Temos de ver o que se passa” “Não pude evitar Grosjean, infelizmen­te. Bateu na traseira do meu carro e foi o fim da corrida. Tem de olhar para os seus erros e ver se tira alguma lição” que tinha logo atrás Vettel e Bottas, começou a ditar o ritmo da corrida.

Max Verstappen ainda chegou a liderar a corrida por breves instantes, mas saiu das boxes depois da primeira paragem a 10 segundos de Lewis Hamilton, que tam- bém já tinha parado. O passeio do britânico em terras catalãs ficou ainda mais facilitado quando Vettel parou pela segunda vez para trocar de pneus, mas esta jogada tática da Ferrari acabaria por custar... pontos. Bottas, que conseguiu ficar em 2º dando à Mercedes a dobradinha em Espanha, acabou a mais de 20 segundos do companheir­o de equipa...

Em alta

Numa corrida marcada, também, pelos abandonos de Kimi Raikkonen e Ocon, devido a problemas nos motores do Ferrari e do Force India, respetivam­ente, Lewis Hamilton acabou por alcançar a 41ª vitória da carreira a sair da pole position (triunfo número 63 no total), igualando a marca que já Michael Schumacher havia conseguido.

E depois do incidente do GP Azerbaijão que envolveu os dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo – embateram um no outro, acabando ambos por desistir –, o holandês acabou por fazer uma corrida tranquila e nem um erro que lhe custou parte da asa dianteira, já perto do final, lhe tirou a possibilid­ade de subir ao pódio do circuito de Montmeló.

A F1 muda-se agora para o Mónaco, onde dentro de duas semanas Vettel vai tentar reeditar o triunfo de 2017. *

 ??  ?? PÓDIO. Hamilton festeja com Bottas e Verstappen ao lado
PÓDIO. Hamilton festeja com Bottas e Verstappen ao lado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal