Record (Portugal)

ROSSI VOA EM CASA E FICA COM A POLE

- DIOGO JESUS

Valentino é o mais rápido da qualificaç­ão em Itália. Milhares de adeptos vibraram em Mugello

Aos 39 anos, Valentino Rossi continua a brilhar ao mais alto nível no motociclis­mo. O piloto que já foi campeão mundial por nove vezes e que já venceu 89 provas do MotoGP arrecadou ontem a pole position no ‘seu’ Grande Prémio. Em Mugello, norte de Florença, Rossi estabelece­u ainda um novo recorde da pista (1.46,208 minutos), para delírio dos milhares de adeptos que encheram o circuito para apoiar o seu ídolo das motas. Trata-se da 55º pole position da carreira do experiente piloto italiano – algo que lhe escapava desde outubro de 2016 –, que fica assim cada vez mais perto de apanhar o recordista Mike Doohan (58).

Se não bastasse apenas o facto de

“ESTA POLE POSITION FAZ-ME SENTIR 10 ANOS MAIS NOVO!”, ATIROU O ITALIANO DE 39 ANOS, QUE VIU MÁRQUEZ FICAR EM 6º

Rossi ter sido o mais veloz de um circuito que conhece muito bem – ganhou aqui entre 2002 e 2008 –, o seu rival (e líder do campeonato) Marc Márquez, com quem tem protagoniz­ado episódios escaldante­s, não foi além de um 6º lugar na qualificaç­ão. Tudo somado, foi um dia à Rossi! “Estou muito feliz! Há muito tempo que não tinha uma pole. Foi emocionant­e dar esta volta final de consagraçã­o, para agradecer o apoio fantástico deste público... foi incrível e até fui bem devagar para aproveitar ao máximo! Não sei quantas vezes mais poderei desfrutar de momentos assim e sobretudo aqui, em Mugello. Esta pole faz-me sentir 10 anos mais jovem!”, atirou Rossi, que, no entanto, não espera facilidade­s na corrida de hoje. “Confesso que foi uma surpresa ter sido o mais rápido da qualificaç­ão. A corrida de ama- nhã [hoje] será dura... mas para todos. Vai ser importante partir bem e manter-me na frente. A escolha dos pneus será igualmente determinan­te”, sublinhou o piloto da Yamaha. Quanto a Márquez, deixou elogios a... Rossi. “Estou pronto para lutar pela vitória. É um circuito para ganhar pontos, não para a atacar. A pole de Rossi foi incrível. Ele foi mesmo muito rápido. Está a correr em Itália e dá sempre mais um bocadinho do que o normal. É uma pista que ele conhece de olhos fechados”, disse o espanhol. Já o vencedor da corrida da época passada, Andrea Dovizioso, ficou apenas no sétimo lugar.

Miguel Oliveira em 11.º

No Moto2, Miguel Oliveira (KTM) fez o 11º melhor tempo na qualificaç­ão. O português, segundo classifica­do do Mundial da categoria, rodou em 1.52,145 minutos, a 0,570 segundos de Mattia Pasini. Na primeira linha da grelha, o italiano vai ter a companhia do alemão Marcel Schrotter (Kalex). “Vou tentar recuperar posições. Ficar no top 5 será um bom resultado. Estou confiante para a corrida”, garantiu Miguel Oliveira. *

 ??  ?? ÍDOLO. Valentino Rossi já tem 55 poles na carreira no MotoGP 11.º Miguel Oliveira KTM 1.52,154 m
ÍDOLO. Valentino Rossi já tem 55 poles na carreira no MotoGP 11.º Miguel Oliveira KTM 1.52,154 m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal