Record (Portugal)

PITANA É O ESCOLHIDO

- LUÍS MAGALHÃES

Árbitro argentino nomeado pela FIFA para o jogo inaugural, entre Rússia e Arábia Saudita

O argentino Néstor Pitana é o árbitro escolhido pela FIFA para dirigir o jogo inaugural do Campeonato do Mundo, amanhã às 16 horas no estádio Luzhniki, em Moscovo, onde a anfitriã Rússia defrontará a Arábia Saudita, no único jogo do dia. Pitana marca presença no seu segundo Mundial, depois ter apitado no Brasil, em 2014 e é, assim, apenas o segundo árbitro argentino a alcançar este feito. Proeza apenas conseguida por Norberto Coerezza que marcou presença nos mundiais de 1970 e 1978. A auxiliar Pitana vão estar os compatriot­as Juan Pablo Belatti e Hernán Maidana.

Já na semana passada, todos os árbitros presentes no Mundial re- ceberam uma formação, por parte de Massimo Busacca, chefe do Departamen­to de Arbitragem da FIFA, e de Pierluigi Collina, chefe do Departamen­to de Arbitragem da UEFA, relativame­nte à utilização da tecnologia do vídeo árbitro. “O VAR nasceu para lidar com erros claros e evidentes, conforme o protocolo, e assim já limita o número de intervençõ­es”, mencionou Collina. Nessa formação foram dados exemplos de vários lances em que se recorre ao vídeo árbitro e também se focaram nas simulações de faltas pelos jogadores.

No entanto, Busacca confessou que não interessa qual o tempo que vai ser ‘perdido’ na consulta das imagens. “Se for preciso, vamos ficar 10 minutos a olhar para o lance. Vamos levar o tempo que for necessário para ver tudo o que aconteceu. Não queremos ver erros a ser cometidos, numa competição tão importante como o Campeonato do Mundo”, salientou. *

 ??  ?? PRIMEIRO. Argentino Pitana vai arbitrar o jogo inaugural
PRIMEIRO. Argentino Pitana vai arbitrar o jogo inaugural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal