Record (Portugal)

Um Pelé no Gulag

- César Rodrigues Investigad­or

EDUARD STRELTSOV FAZIA PASSES MÁGICOS E ERA CONHECIDO POR PELÉ RUSSO

Hoje joga a Rússia e lembramos Eduard Streltsov. Impedido de participar no Mundial da Suécia (1958), no qual se revelaria Pelé, Streltsov viria mais tarde a ter a alcunha de ‘Pelé Russo’, dando também nome ao passe efetuado com o calcanhar que, por lá, ainda hoje se chama ‘passe Streltsov’.

Contemporâ­neo do ‘Aranha Negra’, Lev Yashin, o único guarda-redes premiado com a Bola de Ouro da France Football e grande especialis­ta em defender penáltis (mais de uma centena de penalidade­s defendidas… apesar de batido por Eusébio em 1966), Streltsov iniciou de forma fulgurante o seu trajeto na seleção da URSS com dois hat tricks nos dois primeiros jogos e contribuiu para a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne de 1956.

Em 1958, Streltsov revelavase como uma das figuras da seleção, mas, ao mesmo tempo, não relevava grande disponibil­idade para acatar algumas das sugestões das estruturas soviéticas. Naquele tempo, seria uma questão de… tempo para que o seu comportame­nto fosse castigado e o momento surgiu imediatame­nte antes do Mundial sueco, impedindo o sonho da sua participaç­ão. Convidado por um general soviético para uma festa com outros jogadores, muitas garrafas de vodka e mulheres, foi acusado de violação (nunca provada) e a sua vida tornouse uma sombria montanha russa de fatalidade­s. Após esse episódio, enquanto aseleção soviética seguia para a Suécia (seria eliminada nos quartos-de-final pelos anfitriões), o ‘Pelé Russo’ era encaminhad­o para o gulag siberiano de Lesnoi, onde cumpriu pena até 1964.

Viria a resistir ao jogo da roleta russa e, depois da li- bertação, voltaria à seleção para ser considerad­o futebolist­a do ano entre 1967 e 1968. Esta é a memória de um grande jogador a quem foi sonegada a possibilid­ade de fazer parte da história dos mundiais.

E apesar de contaremag­ora comgoleado­res como Dzyuba, o ‘Pelé Russo’ acrescenta­ria algo à seleção. O mesmo se poderia dizer do ‘Aranha Negra’, capaz de urdir uma boa teia defensiva, talvez o sector mais frágil dos russos. Que o jogo tenha golos e, com sorte, a magia de passes à Streltsov.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal