Record (Portugal)

Alcácer Quibir

- HERÓIS DE CHUTEIRAS César Rodrigues Investigad­or

Hoje joga Marrocos! Em cinco participaç­ões, os Leões do Atlas apresentam como melhor classifica­ção o 11.º lugar, no Mundial de 1986, em parte cortesia portuguesa de Saltillo.

O México acolheu as duas primeiras participaç­ões marroquina­s e dois jogadores que ostentam números inigualáve­is na seleção. Em 1970, revelou-se Ahmed Faras, o melhor marcador com 44 golos e futebolist­a africano do ano em 1975. Em 1986, despontou o centro-campista Abdelmajid Dolmy, com um recorde de 140 internacio­nalizações.

No jogo decisivo da primeira fase de 1986, Dolmy, o n.º 6, contribuiu para fazer Portugal num oito, numa vitória que lhes valeu o primeiro lugar do grupo (à frente da Inglaterra), ficando Portugal em… último (atrás da Polónia). Nesse jogo, um empate classifica­va Portugal, mas os marroquino­s treinados pelo brasileiro José Maria deram uma ‘hora de samba’.

Aquando do momentâneo 30 marroquino e antes do golo de honra luso, a imprensa evocou a épica recuperaçã­o dos portuguese­s em 1966, com os cinco golos que viraram o resultado para 5-3 contra os norte-coreanos: “Calhou-nos esta ‘Coreia’, mas não tivemos Eusébio”! Em função do clima atual do futebol português, apetece também recuperar o dito de Jaime Pacheco após o fatídico jogo de 1986: “Eu sirvo o meu país e não meia dúzia de pessoas que vegetam em redor do futebol!” O jogo de Marrocos terá sido uma espécie de ‘remake’ moderno de Alcácer Quibir: tal como o jovem rei D. Sebastião, ‘o Desejado’, D. Futre, um jovem príncipe, esvaneceu-se num jogo de nebuloso e do nevoeiro não chegou o triunfo desejado. O rei Hassan II referiu que “Marrocos é um árvore com raízes em África, mas cujas folhas respiram ar europeu”. Em 1986, o seu futebol expandiu-se na América e causou dano aos portuguese­s.

Agora vão defrontar-se dois lusos de outra diáspora: pelo Irão, Carlos Queiroz, e, por Marrocos, um jovem internacio­nal luso-marroquino que lhes deu, entretanto, à Costa (Manuel da). Seja como for, apesar de hoje também jogar Portugal, haverá muitos adeptos iranianos, pois os portuguese­s ver o jogo… irão!

MARROCOS, TREINADO POR JOSÉ MARIA, DEUNOS UMA ‘HORA DE SAMBA’ NO MÉXICO’

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal