Record (Portugal)

Cada vez mais na luta por troféus

-

Tudo começou, precisamen­te, com os sub-19, em 2014. Foi nesse escalão que Portugal alcançou a primeira final, após a chegada de Fernando Gomes à presidênci­a da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A equipa das quinas foi derrotada pela Alemanha, numa fase final realizada na Hungria. Um ano depois, novo dissabor, desta vez no Campeonato da Europa de sub-21. A Seleção comandada por Rui Jorge perdeu com a Suécia no desempate por penáltis.

As primeiras conquistas do ‘reinado’ de Fernando Gomes surgiram em 2016. Primeiro, nos sub17, no Campeonato da Europa; depois, o principal título de todos: a Seleção A conquistou o Euro’2016, em França. Mais uma final ganha. Os sub-19 estiveram novamente perto de conquistar o Europeu, em 2017, mas perderam, então contra a Inglaterra. À terceira poderá mesmo ser de vez neste escalão.

Outras vertentes

No total, são seis as finais em competiçõe­s de futebol, tantas como as do futebol de praia. É preciso não esquecer ainda a conquista do Europeu de futsal, este ano, um feito inédito na história das Seleções Portuguesa­s. Alargando a todas as áreas abrangidas pela FPF, são 13 finais durante a gestão de Fernando Gomes, de 66 anos, iniciada em dezembro de 2011. *

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal