PRE­PA­RA­ÇÃO:

Revista DNA (Portugal) - - Receitas -

Le­var a água a fer­ver com ce­bo­la (cra­vi­nho es­pe­ta­do), fo­lha de lou­ro, alho, pi­men­tas ro­sa e pre­ta e fio de azei­te. Quan­do fer­ver, mer­gu­lhar o pol­vo 3 ve­zes e dei­xar na água a co­zer

(15 mi­nu­tos por ca­da ki­lo) e jun­tar uma co­lher de chá de bi­car­bo­na­to de só­dio. Quan­do co­zi­do, re­ti­rar e dei­xar ar­re­fe­cer. Cor­tar os ten­tá­cu­los in­tei­ros, mar­car na cha­pa e le­var ao for­no com a sa­li­cór­nia.

Pa­ra o xa­rém, la­var bem as amêi­jo­as e le­var ao lu­me com alho, fio de azei­te e vi­nho bran­co até abri­rem. Pol­vi­lhar com co­en­tros pi­ca­dos e re­ser­var. Apro­vei­tar os su­cos da amêi­joa, fer­ver e jun­tar a farinha de mi­lho (jun­tar água se ne­ces­sá­rio). Re­ti­rar do lu­me, re­ti­fi­car tem­pe­ros e jun­tar al­gum mi­o­lo da amêi­joa.

Pa­ra o cro­can­te de ba­ta­ta-do­ce, la­mi­nar fi­na­men­te e le­var a fri­tar a 160oc. Dei­xar a se­car em pa­pel.

Pa­ra o mo­lho de pi­men­tos, gre­lhar e re­ti­rar as grai­nhas. Tri­tu­rar tu­do com um fio de azei­te e po­e­jo. Pas­sar pe­lo co­a­dor fi­no pa­ra ob­ter um mo­lho sem gru­mos e cre­mo­so.

EM­PRA­TA­MEN­TO:

Co­me­çar pe­lo mo­lho de pi­men­tos, xa­rém, sa­li­cór­nia e ten­tá­cu­los de pol­vo e fi­na­li­zar com o cro­can­te ba­ta­ta-do­ce.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.