JO­GOS

Revista PCGuia Play - - Noticias -

Es­ta é a for­ma co­mo ava­li­a­mos um jogo na PCGuia Play: de uma so­ma das notas da­das nos vá­ri­os cri­té­ri­os, pas­sa­mos a fa­zer uma mé­dia das mes­mas. As pon­tu­a­ções pas­sam ain­da a ser atri­buí­das de 0 a 10. Em re­la­ção às an­te­ri­o­res edi­ções há ain­da mu­dan­ças nos cri­té­ri­os: dos an­te­ri­o­res três, pas­sam a qua­tro. Aqui fica uma ex­pli­ca­ção de co­mo os abor­da­mos e de co­mo são da­das as notas.

GRÁ­FI­COS

Os grá­fi­cos são a for­ma mais im­por­tan­te de con­tar uma his­tó­ria num jogo, por is­so valem qua­se me­ta­de da nota. Aqui olha­mos pa­ra a sua qua­li­da­de, in­cluin­do os mo­de­los 3D e as su­as res­pec­ti­vas tex­tu­ras e pa­ra efei­tos vi­su­ais, co­mo ex­plo­sões ou me­te­o­ro­lo­gia. E co­mo tu­do is­so in­flu­en­cia a for­ma jo­ga­mos.

SOM

Nos úl­ti­mos anos es­te as­pec­to tem si­do bas­tan­te des­cu­ra­do nas aná­li­ses, mas o som é tam­bém um fac­tor mui­to im­por­tan­te em qual­quer jogo: mar­ca o seu am­bi­en­te, po­de aju­dar o uti­li­za­dor em cer­tas si­tu­a­ções, ou mes­mo ser a cha­ve pa­ra re­sol­ver al­guns puzz­les. Um mau som é meio ca­mi­nho an­da­do pa­ra ter­mos um jogo mal clas­si­fi­ca­do. O voi­ce ac­ting tam­bém será aqui ana­li­sa­do.

JOGABILIDADE

Nes­te pon­to são ava­li­a­dos to­dos os pon­tos que têm que ver com jogabilidade e ex­pe­ri­ên­cia de uti­li­za­ção, co­mo o fun­ci­o­na­men­to dos comandos, a ve­lo­ci­da­de e es­ta­bi­li­da­de do jogo on-line ou a presença de bugs de to­dos os ti­pos que pos­sam atra­pa­lhar a pro­gres­são no jogo.

LONGEVIDADE

Es­te jogo acaba-se nu­ma tar­de ou num mês? E mes­mo de­pois de se aca­bar há ra­zões pa­ra o re­vi­si­tar ou pa­ra o pôr à venda e nun­ca mais olhar pa­ra ele? Aqui ava­li­a­mos se o jogo nos vai pren­der por mui­to tem­po ao ecrã ou se a sua his­tó­ria ou mo­dos de jogo se es­go­tam ra­pi­da­men­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.