Asus Rog GR8 II

A ASUS VOLTA A PROVAR QUE O TA­MA­NHO NÃO IM­POR­TA? VEJAMOS.

Revista PCGuia Play - - Indices - Pe­dro Tróia

uan­do tes­tei a pri­mei­ra ge­ra­ção do Asus ROG GR8 fui sur­pre­en­di­do pe­la ca­pa­ci­da­de da Asus em con­se­guir reu­nir uma lis­ta de bons com­po­nen­tes num chas­sis re­la­ti­va­men­te com­pac­to (2,5 li­tros de ca­pa­ci­da­de), uma so­lu­ção ide­al pa­ra po­der ser co­lo­ca­da em qual­quer lu­gar, sem des­to­ar: quar­to, es­cri­tó­rio ou sa­la. Com a che­ga­da da segunda ge­ra­ção, a Asus con­se­guiu me­lho­rar, sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, a lis­ta de com­po­nen­tes des­te equi­pa­men­to, ao adop­tar com­po­nen­tes ti­pi­ca­men­te en­con­tra­dos num com­pu­ta­dor de se­cre­tá­ria tra­di­ci­o­nal, um chas­sis que é igual­men­te com­pac­to. Es­te chas­sis, em­bo­ra com­pac­to, tem a par­ti­cu­la­ri­da­de de per­mi­tir re­mo­ver o pai­nel la­te­ral, pa­ra ace­der ao seu in­te­ri­or, on­de po­de­rá efec­tu­ar uma actualização de me­mó­ria ou do ar­ma­ze­na­men­to, tro­can­do o dis­co SSD SATA de 2,5 po­le­ga­das por um mo­de­lo de mai­or ca­pa­ci­da­de, ou adi­ci­o­nan­do um SSD de for­ma­to M.2 na li­ga­ção dis­po­ní­vel (com for­ma­to 2242 ou 2280).

COM­PO­NEN­TES A SÉ­RIO

Ha­bi­tu­al­men­te, es­te ti­po de equi­pa­men­tos (co­mo os all-in-one) ten­dem a vir equi­pa­dos com com­po­nen­tes mo­des­tos, co­mo pro­ces­sa­do­res de bai­xo con­su­mo ener­gé­ti­co, de­vi­do à li­mi­ta­ção dos sistemas de ar­re­fe­ci­men­to. Nes­te ca­so, a Asus em­pe­nhou-se e de­sen­vol­veu um sis­te­ma de ar­re­fe­ci­men­to mais efi­caz, per­mi­tin­do as­sim a ins­ta­la­ção de um pro­ces­sa­dor de al­to de­sem­pe­nho, co­mo o In­tel Co­re i7-7700 aqui uti­li­za­do. Mas, mais im­por­tan­te até que es­ta al­te­ra­ção, foi o em­pe­nho da Asus em trans­for­mar uma Nvi­dia GeForce GTX 1060 num mo­de­lo sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te mais com­pac­to com um cir­cui­to de ar­re­fe­ci­men­to es­pe­cí­fi­co. O re­sul­ta­do é um com­pu­ta­dor (co­mo po­de­rá ver pe­los re­sul­ta­dos dos tes­tes) ca­paz de cor­rer qual­quer ti­po de jo­gos em FullHD, al­guns me­nos exi­gen­tes em 2K (co­mo o Overwat­ch) ou ver fil­mes 4K. O me­lhor de tu­do is­to é que os cir­cui­tos fo­ram de­sen­vol­vi­dos pa­ra fun­ci­o­nar de for­ma re­la­ti­va­men­te si­len­ci­o­sa, es­tan­do as ven­toi­nhas pro­gra­ma­das pa­ra emi­tir 23 dB (idle) e um má­xi­mo de 40,6 dB (car­ga).

GAMING EM MEN­TE

Co­mo o no­me in­di­ca, es­te PC foi de­sen­vol­vi­do pa­ra jo­gos. As­sim, o GR8 II vem equi­pa­do com uma das fun­ci­o­na­li­da­des mais pro­cu­ra­das nos com­po­nen­tes e pe­ri­fé­ri­cos Asus: o sis­te­ma de ilu­mi­na­ção RGB Au­ra. Atra­vés da nor­ma Au­ra Sync da Asus, é possível cri­ar até dez efei­tos de luz, ao mes­mo tem­po que se po­de sin­cro­ni­zar com ou­tros pe­ri­fé­ri­cos ROG (teclados, ra­tos e aus­cul­ta­do­res) com­pa­tí­veis com a nor­ma. Es­te PC traz ain­da um con­tro­la­dor de áu­dio de al­to de­sem­pe­nho (Asus ROG Su­pre­meFX Au­dio) com am­pli­fi­ca­ção pa­ra aus­cul­ta­do­res, uma con­tro­la­do­ra de re­de Gi­ga­bit In­tel pa­ra la­tên­ci­as mais bai­xas (pa­ra aca­bar com o lag) e co­nec­ti­vi­da­de Wi-Fi 802.11 AC du­al-band (2,4 e 5 GHz). Fal­ta di­zer que uma das li­ga­ções HDMI é com­pa­tí­vel com ócu­los de re­a­li­da­de vir­tu­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.